Federação italiana determina proibição dos clubes participarem de ligas privadas

Medida entrará em vigor na próxima temporada e não permitirá que clubes participem de ligas como a Superliga

Medida entrará em vigor na próxima temporada e não permitirá que clubes participem de ligas como a Superliga

0002050544711 img

Campinas, SP, 26 (AFI) – A Federação Italiana de Futebol irá implantar uma regra que proíbe os clubes de participarem de outras ligas privadas como a Superliga. O conselho composto por dirigentes do clube aprovou que clubes não poderão participar de qualquer competição não reconhecida pela Uefa ou pela Fifa.

A medida entrará em vigor a partir da próxima temporada.

Gabriele Gravina, presidente da Federação Italiana - Foto: Reprodução

Gabriele Gravina, presidente da Federação Italiana – Foto: Reprodução

UM OU OUTRO

O presidente ainda disse que os clubes que participarem de competições com esse caráter não poderão participar da liga italiana.

“Quem acredita que tem que participar de uma competição não autorizada pela FIGC, Uefa e Fifa, perde a adesão. No momento, não temos notícias de quem ficou e quem saiu (da Superliga). Esta regra refere-se a licenças nacionais. É claro que se no dia 28 de junho, prazo para as inscrições, alguém quiser participar em competições de caráter privado, não participará do nosso campeonato “, disse Gravina.

PARTE FINANCEIRA

A Federação também determinou que as despesas do clube não poderão superar 80% do seu faturamento. Caso isso aconteça, o clube será multado, algo parecido como FairPlay financeiro. A intenção da Federação é tentar diminuir o abismo de investimento entre os clubes.

QUESTÃO PÚBLICO

Além destas medidas, a Federação solicitou ao governo a volta do público no estádios a partir de Maio, com limite de presença. A intenção seria poder com torcedores na final da Copa da Itália entre Napoli e Juventus.