Federação elogia CBF por suspensão de árbitro de Sport x Palmeiras

Federação de Pernambuco emitiu nota oficial elogiando a postura da CBF em relação aos erros de arbitragem no Brasileirão.

Bruno Arleu de Araújo foi punido após análise do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI), que apontou diversos erros

Brasileirão - 2ª rodada - 2025
Pedro Lourenço, do Cruzeiro, também aprovou suspensão. Foto: Reprodução

São Paulo, SP, 7 – A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) emitiu um comunicado elogiando a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o presidente Ednaldo Rodrigues após afastamento da equipe de arbitragem responsável pela partida entre Sport e Palmeiras, realizada na Ilha do Retiro, no Recife, no último domingo, pela segunda rodada do Brasileirão. O duelo acabou com vitória dos paulistas e muita reclamação pelo pênalti marcado em Raphael Veiga.

O árbitro Bruno Arleu de Araújo foi punido após análise do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI), que apontou diversos erros em marcações na partida. A Comissão de Arbitragem da CBF fará uma espécie de reciclagem com o profissional, que receberá novas instruções e ainda não possui prazo para um retorno.

Brasileirão - 2025
Bruno Arleu errou junto com o VAR. Foto: Cesar Greco – Palmeiras- By Canon

ELOGIOS AO CARTOLÃO
Para a entidade de Pernambuco, a postura tomada mostrou firmeza e respeito com seus interesses e de seu filiado Sport Recife. Ainda citou que a decisão demonstra “de forma clara, o compromisso inegociável do presidente Ednaldo Rodrigues” que definiu uma solução em menos de 24 horas.

“A FPF entende que decisões como essa fortalecem as estruturas do nosso esporte, elevam o padrão da arbitragem nacional e garantem maior confiança às federações, clubes e torcedores de todo o país. Reafirmamos nossa confiança na gestão do presidente Ednaldo e no trabalho técnico da nova Comissão, certos de que o caminho do rigor, da transparência e da retidão seguirá sendo trilhado”, disse a nota.


CARTOLA DO CRUZEIRO
Outro que enalteceu o presidente da CBF foi Pedro Lourenço, dono da SAF do Cruzeiro. O mandatário revelou que recebeu uma ligação e pedido de desculpas de Ednaldo, após a expulsão de Jonathan Jesus. Marcelo de Lima Henrique, juiz do duelo entre Inter e Cruzeiro, também recebeu uma punição por tempo indeterminado.

“Nesse caso, o Ednaldo não é o culpado, e sim, as pessoas. Elas têm que ter a consciência de fazer o correto. Ele pode punir e tirar o culpado, o que já aconteceu. O juiz não pode entrar em campo com a camisa de um time ou de outro. A comissão também tem que saber quem é o mais apto”, disse durante entrevista ao “O Tempo”. O atual coordenador da Comissão de Arbitragem é Rodrigo Martins Cintra, ex-árbitro paulista.

CBF - 2025
Ednaldo Rodrigues aumentou 330% ajuda de custo a presidentes de Federações

AJUDA DE CUSTO ALTA
Recentemente, surgiram informações de que Ednaldo Rodrigues restringiu verba para a avaliação dos árbitros em 2024, mesmo com a CBF aumentando a ‘ajuda de custos’ dos chefes de federações em 330% e gastando R$ 3 milhões com um grupo de 49 pessoas sem relação direta com a entidade durante a Copa do Mundo do Catar, segundo reportagem da revista Piauí. Cada presidente de Federação recebe perto de R$ 200 mil por mês a título de ajuda de custos.

A Federação Pernambucana foi uma das 27 entidades que votaram na reeleição do presidente Ednaldo, eleito por aclamação no dia 24 de março. Do mesmo modo, todos os clubes das Séries A e B também depositaram seus votos no dirigente, que ficará no poder até 2030, com possibilidade de extensão até 2034.

Confira também: