EXCLUSIVO! Presidente reeleito do XV de Jaú avalia: "Trabalho muito bem feito"
Com 100 anos recém completos, o Galo da Comarca vive um momento especial, e o Portal Futebol Interior bateu um papo exclusivo com o presidente do clube, Careca Paiva
O XV de Jaú é um dos mais tradicionais clubes do interior de São Paulo, e recentemente, o clube conquistou o acesso para a Série A3 do Paulistão

Por Filipe Saochuk
Jaú, SP, 03 (AFI) – O XV de Jaú é um dos mais tradicionais clubes do interior de São Paulo, e recentemente, o clube conquistou o acesso para a Série A3 do Paulistão de 2025 após a desistência do Red Bull Bragantino II. Com 100 anos recém completos, o Galo da Comarca vive um momento especial, e o Portal Futebol Interior bateu um papo exclusivo com o presidente do clube, Careca Paiva.
O mandatário foi reeleito nos últimos dias, e nesta entrevista exclusiva, avaliou o trabalho realizado à frente da instituição, comentou sobre os planos para o próximo ciclo, detalhou sobre a montagem do elenco para o Campeonato Paulista e muito mais. Confira a entrevista de Careca Paiva na íntegra!NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
“É UM TRABALHO MUITO BEM FEITO”, DIZ CARECA PAIVA
Antes vice, Careca Paiva assumiu o comando do XV de Jaú em maio de 2023, quando o então presidente João Vital dos Santos renunciou ao cargo. Após um ano e meio de gestão, afirmou que o trabalho está sendo muito bem feito.
“Eu diria que é um trabalho muito bem feito, dentro e fora de campo, no auxílio às comissões técnicas, montagem de elencos, estrutura do clube, para que consigamos dar a eles um ambiente de trabalho muito bom. Tudo isso permitiu as conquistas que tivemos. Nesse um ano e meio, tão pouco tempo, fizemos bastante coisa. Fico muito feliz e quero ajudar mais a cada dia para fazermos o melhor pelo XV de Jaú”, avaliou.
Neste período, o XV de Jaú subiu para a Série A4 com a criação da divisão na atual temporada, e depois de ficar com a terceira melhor campanha da edição deste ano, recebeu a oportunidade de ter uma vaga na Série A3 com a desistência do Red Bull Bragantino II, a qual aceitou de ‘braços abertos’.
Careca destacou os feitos recentes do clube no profissional e nas categorias de base, e ressaltou que a receita para o sucesso nos próximos quatro anos é simples: “trabalho”.
“Em um ano e meio sobre a minha gestão conseguimos dois acessos, passamos de fase na Copa São Paulo (Copinha), chegamos ao mata-mata da Copa Paulista. Daqui para frente, temos que continuar trabalhando. Temos que criar um equilíbrio, fazer a estrutura funcionar dentro e fora de campo, criar um ambiente com bastante energia, sem vaidade. Não é o Careca Paiva que vai conduzir o clube, somos um grupo, que decide em conjunto. No XV não sou ‘eu’, somos ‘nós'”, afirmou.

DEPOIS DE 12 ANOS, O XV DE JAÚ ESTÁ NA SÉRIE A3
De volta à Série A3 do Paulistão pela primeira vez desde 2012, o XV de Jaú chega para a competição com um objetivo traçado: subir para a Série A2. O presidente do Galo da Comarca ainda comentou sobre o eventual interesse do clube em disputar a Copa Paulista novamente no segundo semestre.
“A expectativa é sempre a melhor, não montamos uma equipe só para cumprir tabela. Entraremos para brigar pelas primeiras posições e o objetivo é o acesso à Série A2. Faremos o nosso melhor. Quanto a Copa Paulista, vamos esperar o estadual. A nossa prioridade é buscar o acesso. Acredito que tenhamos capacidade de participar, mas será uma decisão que tomaremos mais para frente”, revelou.
Para o comando técnico do Auriverde, o escolhido foi Carlos Pimentel. Hoje com 51 anos, trabalhou em clubes como Santos, Corinthians e Ponte Preta como preparador físico, além de ter passado sete anos no futebol japonês. Mas foi no Ituano que Pimentel assumiu o papel de auxiliar, até virar técnico em 2023. Além da equipe de Itu, Carlos treinou o Ipatinga no Campeonato Mineiro deste ano.
Careca explicou os aspectos que convenceram a diretoria do XV de Jaú de que profissional é a opção correta para a próxima temporada.
“Com o acesso, precisávamos de um treinador com conhecimento nas divisões superiores. Esta será a primeira vez do Pimentel na A3, já tendo dirigido time de Série A, Série B, pois também miramos uma continuidade. É um cara estudioso, conhecedor da bola, transparente, bem tranquilo. Mas não só ele, pois tem também o preparador físico Carlos Suriano, um cara conceituado. A confiança no trabalho é total e estamos muito animados”, explicou.

MONTAGEM DO ELENCO E A FESTA DO CENTENÁRIO
A comissão técnica já é conhecida pelo torcedor, mas o elenco ainda não foi divulgado pelo Galo. Careca Paiva revelou que o time já está praticamente todo montado, e que ainda nesta semana, os nomes começarão a ser divulgados oficialmente.
“Hoje os contratos já começam a rodar. Nos anos anteriores chegamos anunciar a atletas sem contrato assinado, e chegamos a perdê-los para outros clubes. Então como ainda não saiu ninguém no BID, não podemos anunciar oficialmente, essa é nossa preocupação. Mas nos próximos dias, talvez já nesta semana, a gente já comece a divulgar os jogadores contratados”, contou o presidente.
No último dia 15 de novembro, o clube auriverde celebrou 100 anos de história, e neste fim de semana que passou, o XV de Jaú preparou uma grande festa para comemorar este momento. No Zezinho Magalhães, um jogo festivo foi realizado, que contou com a participação de lendas do clube e grandes nomes do futebol, como o zagueiro Edmilson, o atacante França, o atacante Edu Schimidt e o zagueiro Leandro Castán.
Paiva descreveu este como um ‘momento mágico’, que se tornou ainda mais especial com a grande notícia que o XV recebeu no mês do aniversário.
“Foi uma festa sensacional, um momento mágico, com a participação de várias gerações da história do clube, além de outras personalidades. Foi um centenário abençoado, recebemos a notícia do acesso no mês do nosso aniversário. E a gente precisaria fazer algo para comemorar, então foi uma ideia de toda diretoria, com ajuda do Edmilson, do França, do Castán, do Edu Schimidt. Fico muito feliz, e foi uma festa muito bonita”, finalizou Careca Paiva.
