Clássico da Amizade: veja as estatísticas de Vasco x Botafogo
Acompanhe a leitura do artigo, veja mais sobre as estatísticas de Vasco x Botafogo e entenda quem se sai melhor no Clássico da Amizade
Rio de Janeiro, RJ , 12 (AFI) – A 32ª rodada do Campeonato Brasileiro foi marcada pelo Clássico da Amizade. Repleta de história e momentos marcantes, as estatísticas de Vasco x Botafogo foram colocadas à prova no duelo que garantiu a liderança da Série A para o Glorioso. Nesse sentido, o Alvinegro Carioca confirmou favoritismo para levantar a taça e emplacou sonoros 3 a 0 contra o Gigante da Colina.
Para melhor noção da partida que ocorreu no Nilton Santos, o jogo contou com mais de 32 mil torcedores e renda de 2 milhões e 300 mil reais, e teve boas atuações de Savarino, Luiz Henrique e Junior Santos, que marcaram os gols do clássico. Com a vitória, o Glorioso já conta com 68 pontos e aumenta a vantagem sobre o vice-líder Palmeiras, com 64. Já o Vasco segue na nona posição com 43 pontos.
Sendo assim, acompanhe a leitura do artigo e veja mais sobre as estatísticas de Vasco x Botafogo, quem tem maiores números e soberania na rivalidade e outras histórias sobre o Clássico da Amizade.
As principais estatísticas de Vasco x Botafogo
Tendo mais de cem anos de história, as estatísticas de Vasco x Botafogo no retrospecto geral não correspondem à soberania que o Botafogo teve na 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Isso porque é o Gigante da Colina quem aparece com maior vantagem no Clássico da Amizade.
Nesse sentido, vale ressaltar que já foram 153 vitórias do Cruzmaltino, contra 101 triunfos do Alvinegro carioca. Além disso, há 105 empates nos registros gerais.
Embora o Gigante da Colina tenha vantagem sobre os números gerais, quando o assunto é decisão e mata-mata, é o Glorioso que sai melhor. Para melhor noção, no último confronto de “playoffs”, que ocorreu na Copa do Brasil de 2020, o Botafogo se saiu melhor, com um placar agregado de 1 a 0.
Veja mais detalhes das principais estatísticas de Vasco x Botafogo:
● Placar geral – 359 jogos – 153 vitórias do Vasco, 101 vitórias do Botafogo, 105 empates;
● Campeonato Carioca – 224 jogos – 96 vitórias do Vasco, 63 vitórias do Botafogo, 65 empates;
● Taça Guanabara – dez jogos – quatro vitórias do Vasco, duas vitórias do Botafogo, quatro empates;
● Campeonato Brasileiro – 53 jogos – 22 vitórias do Vasco, 12 vitórias do Botafogo, 19 empates;
● Série B – 2 jogos – duas vitórias do Botafogo;
● Copa do Brasil – 2 jogos – uma vitória do Botafogo e um empate.
É importante entender nas estatísticas de Vasco x Botafogo que o clássico nunca aconteceu nos campeonatos continentais, como Libertadores ou Sul-Americana. Já no antigo torneio Rio-São Paulo, o Clássico da Amizade já ocorreu 22 vezes, tendo 11 vitórias do Vasco, cinco vitórias do Botafogo e seis empates.
Pelo bom relacionamento dos dois times, os duelos acontecem em muitos torneios amistosos ao longo de sua história. Para melhor noção, são 46 partidas nesse cenário, com 20 triunfos do Gigante da Colina contra 16 do Glorioso, além de dez empates.
A maior goleada de Vasco x Botafogo
Assim como nas estatísticas de Vasco x Botafogo, é o Gigante da Colina quem leva a melhor quando o assunto é chocolate no Clássico da Amizade.
O duelo que ocorreu pelo Campeonato Carioca de 2001 terminou com placar de 7 a 0 para o Cruzmaltino. A partida no Maracanã contou com três gols de Juninho Paulista, dois de Romário, um de Pedrinho e um de Euller.
Do lado do Alvinegro carioca, a maior goleada entregue aconteceu em 1958. Em jogo válido pelo Torneio João Teixeira de Carvalho, a Estrela Solitária emendou cinco bolas na rede contra o rival.
Quando o assunto é número de gols, ainda vale ressaltar nas estatísticas de Vasco x Botafogo a partida com o maior número de bolas na rede. Acontecendo em 1946 e com 12 gols, o Clássico da Amizade terminou com vitória vascaína por 8 a 4.
Além disso, os maiores artilheiros do confronto para cada lado são, respectivamente, Roberto Dinamite, para o Gigante da Colina, com 25; e Quarentinha, para o Glorioso, com 17.
Quem tem mais títulos?
Quando o assunto é títulos, as estatísticas de Vasco x Botafogo também mostram superioridade para o Cruzmaltino. Nesse sentido, o Gigante da Colina possui 24 conquistas de campeonato estadual, três a mais que o Glorioso.
Já nas competições internacionais, a Estrela Solitária conta com apenas uma Copa Conmebol, enquanto o Vasco apresenta quatro torneios. São eles: uma Libertadores, Octogonal Rivadávia, Mercosul e Sul-Americano de Campeões.
Nos torneios nacionais, são dois Campeonatos Brasileiros para o Botafogo contra quatro Série A para o Cruzmaltino, além de uma Copa de Brasil.
Sendo assim, no total de competições, são 32 taças para o Glorioso contra 46 para o Cruz-Maltino.
Quando paramos para analisar as estatísticas de Vasco x Botafogo entre as partidas que valeram títulos, o Alvinegro Carioca se sai melhor. Para melhor noção, foram cinco títulos do Campeonato Carioca (1948, 1968, 1990, 1997 e 2018), três em Taças Guanabara (1997, 2010 e 2013) e em uma Taça Rio (2012).
Já o Gigante da Colina venceu em seis oportunidades o Glorioso, sendo: duas vezes título do Botafogo Campeonato Carioca (2015 e 2016), duas Taças Guanabara (1965 e 1977) e duas Taças Rio (2017 e 2021).