Estádios do Catar têm lugares vazios em todos as partidas da Copa do Mundo

Até agora todos os jogos tiveram assentos vazios

FI
Estádios do Catar têm lugares vazios em todos as partidas da Copa do Mundo. (Divulgação)

São Paulo, SP, 23 – Um fato tem chamado a atenção nos jogos da Copa do Mundo do Catar nesta primeira rodada: boa parte dos estádios apresentam muitos lugares vazios em suas numeradas. Os clarões dos assentos são visíveis em todos os setores das arenas. Partidas como Catar x Equador (abertura do Mundial) e Senegal x Holanda tiveram recordes de público e capacidade máxima anunciada pela Fifa em um primeiro momento, mas as imagens registraram muitas cadeiras vagas.

Na partida inaugural da Copa do Mundo, a reportagem do Estadão registrou cadeiras vazias no Estádio Al Bayt em alguns setores. Até mesmo durante a cerimônia de abertura, pôde-se constatar assentos desocupados. Inicialmente projetado para acomodar 60 mil torcedores, ele recebeu, segundo a Fifa, mais de 67 mil pessoas. Os dados conflitavam com as imagens registradas no local. O mesmo ocorreu na segunda partida do Grupo A, entre Senegal x Holanda, no Estádio Al Thumama.

FI
Estádios do Catar têm lugares vazios em todos as partidas da Copa do Mundo. (Divulgação)

Nesta terça-feira, a entidade anunciou que a capacidade máxima dos estádios do Catar foram alterados – fato que explicaria os assentos vazios na maioria dos jogos da primeira fase. Os números oficiais passaram a ser os segjuintes: Al Bayt (68.895), Khalifa Internacional (45.857), Al Thumama (44.400), Ahmad Bin Ali (45.032), Lusail (88.966), 974 (44.089), Cidade Educacional (44.667) e Al Janoub (44.325). Todos tinham capacidades ‘redondas’ de público, de 40 mil a 60 mil lugares. O Lusail receberia 80 mil.

Antes do início da Copa do Mundo, a Fifa havia anunciado uma carga recorde de ingressos vendidos para a competição. O Estadão publicou: ‘A Fifa anunciou neste 3 de outubro que 2,7 milhões de ingressos foram vendidos para a Copa do Mundo. O Brasil é o nono país que mais adquiriu bilhetes, com um total de 39.546 até o último dia 30 de setembro – Catar, Estados Unidos e Arábia Saudita lideram a procura por ingressos, com 947 mil, 146 mil e 123 mil, respectivamente”. A Fifa informou mais tarde que as vendas chegaram a mais de 3 milhões de entradas.

Os números oficiais, antes da atualização na capacidade dos estádios desta semana, refletiam a reserva de lugares para jornalistas e patrocinadores. Nas primeiras partidas, a entidade percebeu que esse espaço reservado era maior do que o necessário. Dessa forma, a capacidade geral dos estádios saltaram de 380.000 para 426.221.

Relatos de jornalistas que cobrem a Copa do Catar dão conta de que há muitos torcedores locais e dos países próximos ao Catar. Os locais também estão nas ruas e nas imediações dos estádios, vestindo camisas de diferentes seleções.

Confira também: