Estádio do Morumbi completa 63 anos de inauguração

Até o estádio são-paulino ter um nome oficial e mesmo até o apelido ganhar renome, outros foram cogitados.

O São Paulo sofreu e teve que procurar muito antes de encontrar o local ideal para construir um estádio.

Morumbi
Morumbi terá show e São Paulo joga na Vila Belmiro (Foto: Divulgação)

São Paulo, SP , 02 (AFI) – Localizado em bairro nobre da capital paulista, o Estádio Cicero Pompeu de Toledo, o Morumbi, praça de esporte do São Paulo Futebol Clube, está completando na data de hoje, 2 de outubro de 2023, 63 anos de inauguração. No dia 2 de outubro de 1960, o Tricolor realizava um grande sonho e realidade ao inaugurar o seu próprio estádio.

PRIMEIRO GOL
O primeiro gol inaugural foi de Peixinho, aos 12 minutos do primeiro tempo em jogo amistoso e vitória por 1 a 0, contra o Sporting de Lisboa, de Portugal. Na oportunidade, o Tricolor, sob o comando do técnico Flávio Costa venceu com a seguinte formação: Poy; Ademar, Gildésio, Riberto, Fernando Sátyro, Victor, Peixinho, Jonas (Paulo Lumumba\ Cláudio Garcia), Gino Orlando, Gonçalo e Canhoteiro (Roberto Frojuello). O público pagante foi de 56.448 e com 64.748 presente.

HOMENAGEM JUSTA 
Eterno presidente do São Paulo, Cícero Pompeu de Toledo foi o responsável pelo início da construção do Morumbi. Presidente do clube de 1947 à 1958, eleito por seis vezes, somente se afastou da função por motivos de saúde, vindo a falecer em 1959. Com isso, não chegou, assim, a ver o sonho concluído. Por conta disso, o Estádio foi batizado com o nome dele em 1956. Um busto em honra ao dirigente são-paulino é exposto no salão nobre do clube.

MAIOR PÚBLICO NO MORUMBI
O maior público presente no Morumbi aconteceu no dia 9 de outubro de 1977, com 146.082, no segundo jogo da final do Campeonato Paulista, entre Corinthians e Ponte Preta, com a vitória da Macaca por 2 a 1, obrigando assim a realização de uma terceira partida. Já o maior público envolvendo o São Paulo, foi no dia 16 de novembro de 1980, com 122.432 torcedores, na vitória por 1 a 0, sobre o Santos, no jogo de ida pela final do Paulistão. Atualmente, a capacidade do Morumbi é de 77.011, com a nova normas imposta.

Confira também: