ESPECIAL TÉCNICOS PAULISTÃO: Quem estará a frente das equipes no Estadual mais disputado do país

De todos os 16 times, apenas três mantiveram o mesmo treinador da última disputa do Estadual

Conheça todos os técnicos à frente das equipes pelo Paulistão 2023

ESPECIAL TÉCNICOS PAULISTÃO 2023: Quem estará a frente das equipes no Estadual mais disputado do país
Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Campinas, SP, 23 (AFI) – Dia 15 de janeiro começa mais uma edição do nosso querido Paulistão. E para encarar uma das competições mais disputadas do país, é preciso contar com um treinador que eleve o nível do time comandado diante dos adversários. 

De todos os 16 técnicos que disputam o campeonato, apenas três deles estiveram à frente das respectivas equipes na última edição do torneio. São eles: Abel Ferreira, do Palmeiras, Rogério Ceni, do São Paulo, e Márcio Zanardi, do São Bernardo. 

Os outros clubes vão testar novas peças no comando para encarar o desafio do Estadual, que promete uma boa briga pela taça. 

O Red Bull Bragantino foi o último a anunciar seu treinador para a próxima temporada. No último dia 10 de dezembro, sábado, o Massa Bruta apresentou o português Pedro Caixinha para o lugar de Maurício Barbieri, que esteve no comando do time de Bragança por mais de dois anos. 

abek
Abel Ferreira segue no comando do Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Conheça todos os técnicos que estarão à frente das equipes pela disputa da Série A1 do Campeonato Paulista de 2023: 

GRUPO A 

Paulo Baier – Botafogo-SP 

Paulo Baier chegou ao Botafogo de Ribeirão Preto em maio deste ano para disputar a Série C do Campeonato Brasileiro de 2022. O treinador conduziu o time ao quinto lugar da terceira divisão nacional, com 10 vitórias, dois empates e sete derrotas, e teve seu contrato renovado no fim de temporada.

Antes do Pantera, o jovem treinador esteve no Criciúma, também pela Série C. Foram nove vitórias, quatro empates e seis derrotas no time catarinense.

Pintado – Inter de Limeira 

Contratado após o fim da última edição da Série D do Brasileiro, Pintado assumiu a Inter de Limeira para sua terceira passagem pelo clube. 

Em 2004, primeira vez em que treinou o Leão da Paulista, levou o time ao título da Série A2 e, consequentemente, ao acesso à elite do futebol no estado. 

Pedro Caixinha – Red Bull Bragantino

Seguindo a tendência de contratação de técnicos portugueses no futebol brasileiro, o Red Bull Bragantino anunciou Pedro Caixinha para 2023. Aos 52 anos, o treinador passará por sua primeira experiência no Brasil após comandar equipes no México e na Argentina. 

O europeu chegou para o lugar de Maurício Barbieri, que esteve à frente do time de Bragança Paulista durante dois anos e dois meses. 

Odair Hellmann – Santos 

O Santos tem vivido momentos de instabilidade com seus técnicos nos últimos anos. De 2021 para cá, dez nomes já assumiram o comando do Peixe até a chegada de Odair Hellmann, anunciado na última semana. 

Sua passagem de maior destaque foi pelo Internacional, em 2018, quando levou o time ao 3º lugar do Brasileirão. Além disso, em 2016, foi auxiliar-técnico na conquista do ouro olímpico para a Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos do Rio.

GRUPO B

Thiago Caprini – Água Santa

Thiago Caprini chegou para comandar o Água Santa na Copa Paulista de 2022, competição em que o time chegou a avançar às quartas de final, mas acabou eliminado pelo XV de Piracicaba.

Mozart – Guarani

Mozart assumiu o Guarani durante a última edição da Série B do Brasileiro em um momento conturbado, quando o Bugre ocupava a zona de rebaixamento. Desde que chegou à Campinas, foram 11 vitórias, cinco empates e sete derrotas em 23 jogos, representando um aproveitamento de 55,1%.

No fim do torneio, o técnico teve contrato renovado para estar à frente da equipe pelo Paulistão de 2023.

Ricardo Catalá – Mirassol

Após conquistar o título da Série C do Campeonato Brasileiro em 2022, o Mirassol renovou o vínculo com o técnico Ricardo Catalá. Aos 40 anos, ele é considerado uma das promessas da nova geração de técnicos brasileiros, tendo passado por Red Bull Brasil, Guarani, São Bernardo e Operário antes de chegar ao Leão da Alta Araraquarense.

Rogério Ceni – São Paulo

Apesar de especulado fora do São Paulo após perder a final da Copa Sul-Americana para o Independiente del Valle, Rogério Ceni ainda será o técnico do time no próximo ano. 

Ele ainda busca seu primeiro título no Tricolor Paulista, clube que comanda desde 2021, quando assumiu a equipe pela segunda vez na recente carreira de treinador. Na última disputa do Paulistão, foi vice-campeão estadual na final decidida contra o Palmeiras.

ceni
Rogério Ceni ainda busca seu primeiro título como treinador no São Paulo (Foto: Divulgação/São Paulo)

GRUPO C

Fernando Lázaro – Corinthians

No Corinthians, Fernando Lázaro é a novidade da temporada. Depois da polêmica envolvendo a saída do português Vítor Pereira, o alvinegro anunciou o novo nome que fará seu primeiro trabalho como treinador. 

Ele foi auxiliar técnico no Timão e já assumiu interinamente a equipe em duas oportunidades: em 2021 e em 2022. No último mês de novembro, foi anunciado como novo comandante do time de Itaquera com vínculo até o fim do próximo ano. 

Vinicius Munhoz – Ferroviária

Escolhido para o lugar de Thiago Caprini, Munhoz chegou à Ferroviária em maio deste ano para sua segunda passagem pelo time de Araraquara. Sem avançar à Segunda Fase da Série D, a Ferrinha encerrou sua participação no torneio em 43º lugar, com 16 pontos somados.

Entre 2018 e 2019, quando esteve à frente da AFE pela primeira vez, Munhoz levou a equipe ao vice-campeonato da Copa Paulista e às quartas de final da elite do Paulista, caindo para o Corinthians.

Carlos Pimentel – Ituano

Carlos Pimentel assumiu interinamente o Ituano em julho deste ano, após a demissão de Mazola Jr. Foi efetivado 40 dias depois graças aos bons resultados alcançados com a equipe na Série C do Brasileiro, levando a equipe a brigar pelo acesso inédito até a última rodada. 

No início de novembro, o Galo de Itu anunciou a renovação do treinador por mais uma temporada. 

Paulo Roberto Santos – São Bento

O São Bento conta com um velho conhecido da torcida para o Paulistão. Após conquistar o acesso à Série C do Brasileiro pelo Pouso Alegre-MG, o treinador foi anunciado de volta no time de Sorocaba;

Paulo Roberto Santos foi ele quem conduziu o Azulão de volta à elite paulista na última disputa do estadual. A edição de 2023 será o seu quinto estadual pelo clube. 

GRUPO D 

Abel Ferreira – Palmeiras

Em time que está ganhando não se mexe. Empilhando títulos desde que chegou ao Palmeiras, em 2020, Abel Ferreira segue em busca de mais uma temporada vitoriosa para o time da capital paulista.

Sob o comando do técnico português, o Verdão é o atual campeão Brasileiro e Paulista, além de ter levantado a taça da Copa Libertadores em 2020 e em 2021. No último ano, a equipe alviverde também conquistou a Recopa Sul-Americana. 

Mazola Júnior – Portuguesa

Mazola Júnior chegou à Portuguesa para a disputa do Paulistão 2023. Antes da Lusa, o treinador esteve no Grêmio Novorizontino pela Série B do Campeonato Brasileiro da última temporada. 

Com experiência no futebol paulista, Mazola já esteve no comando de outras grandes equipes no estado como Ituano, Bragantino, Botafogo-SP e Ponte Preta. Seu último título foi a Série C do Brasileiro com o Galo de Itu, em 2021. 

mazola jr
Mazola Júnior estava no Novorizontino pela disputa da Série B do Brasileiro em 2022 (Foto: Divulgação/Portuguesa)

Vinícius Bergantin – Santo André

Vinícius Bergantin também conhece o futebol no estado. Aos 42 anos, o profissional trabalhou nas últimas cinco edições do Campeonato Paulista: quatro no comando do Ituano e uma, nesta última edição, na Inter de Limeira. 

O técnico estava sem clube desde que deixou o Leão da Paulista. O Santo André será apenas o terceiro clube dele como treinador.

Márcio Zanardi – São Bernardo 

Márcio Zanardi está no São Bernardo desde 2021 e, junto de Abel Ferreira e Rogério Ceni, é considerado um dos veteranos do Paulistão para a disputa da próxima edição. Ele chegou ao Bernô depois de ter treinado equipes das categorias de base de clubes como Corinthians, Portuguesa, Guarani e Santos. 

Confira também: