ESPECIAL SUL-AMERICANA: São Paulo chora na final com título do Independiente del Valle
Derrota na decisão fez o São Paulo fechar o ano sem título. A última chance era na Sul-Americana após eliminação nas quartas de final da Copa do Brasil para o Flamengo
Mesmo com maior torcida no estádio Mário Kempes, o futebol comandado por Rogério Ceni não conseguiu brilhar
Por: Gilson Rei, Agência Futebol Interior (AFI)
Campinas, SP, 31 (AFI) – O sonho do título para o São Paulo na Sul-Americana bateu na trave em 2022. O time foi à Córdoba, na Argentina, enfrentar o Independiente del Valle, do Equador para a disputa da na final na competição, mas foi derrotado por 2 a 0.
Mesmo com maior torcida no estádio Mário Kempes, o futebol comandado por Rogério Ceni não conseguiu brilhar e o clube teve que se contentar com o com o vice-campeonato.
Com gols de Lautaro Díaz e Favarelli os equatorianos mandaram em campo e frustraram o bicampeonato da Sul-America para o São Paulo.
Vale lembrar que o Tricolor paulista levantou o troféu em 2012, ao superar o Tigre, da Argentina. Porém, a disputa pelo bicampeonato era a mesma para o Independiente del Valle, que conquistou o primeiro título em 2019, ganhando do time argentino Colón.
ÁGUA GELADA
A partida, disputada em 1º de outubro, começou com um banho de água gelada no São Paulo, que entrou em campo com força máxima em busca da taça.
O técnico Rogério Ceni levou a campo Felipe Alves no gol; Igor Vinícius, Diego Costa, Léo e Reinaldo na defesa; Pablo Maia, Rodrigo Nestor, Alisson e Patrick no meio de campo; além de Luciano e Calleri no ataque.
Já o time do Independiente del Valle, do técnico: Martín Anselmi, entrou com Ramírez; Fernández, Carabajal, Schunke e Segovia; Chavez, Faravelli, Pellerano e Sornoza; M. Ângulo e Lautaro Díaz.
Logo aos 12′ de jogo, Diego Costa tentou cortar, mas falhou. A bola ficou com Favarelli, que acionou Lautaro Díaz para bater cruzado e abrir o placar para o Independiente del Valle: 1 a 0.
TRAVOU
O time paulista travou em campo e jogou abaixo do esperado. Mesmo assim, tentou o empate na base do desespero. Alisson e Calleri erraram muito.
Depois de ter sofrido o primeiro gol, Luciano deu bom passe para Calleri empatar. Porém, o dia não era do São Paulo: o argentino bateu fraco e o goleiro adversário defendeu sem dificuldades.
Na sequência, o time equatoriano quase ampliou o marcador, com Sornoza, mas foi impedido pela defesa do goleiro Felipe Alves.
QUASE
Na segunda etapa, o São Paulo voltou sem mudanças no elenco, porém mais determinado. Quase empatou no primeiro lance, quando Calleri fez a bola raspar a trave em chute forte. Na sequência, o atacante cobrou uma falta na segunda trave, mas ninguém completou.
Mesmo com um futebol mais ofensivo e determinado do São Paulo, foi o Del Valle que voltou a estufar as redes. Aos 21′, após lançamento nas costas da zaga Tricolor, o equatoriano Faravelli apareceu sozinho e marcou com tranquilidade: 2 a 0.
SENTIU
O time paulista sentiu o baque e ficou nervoso em campo. No final da partida, Galoppo acertou um bom chute, com a bola passando bem perto da trave.
No apagar das luzes, Diego Costa e Calleri foram expulsos e nada mais poderia ser feito. O Del Valle ficou com a taça da Sul-Americana, conquistando o bicampeonato, tão sonhado pelo São Paulo.
ANO RUIM
A derrota na decisão para o Del Valle fez também o São Paulo fechar o ano sem título. A última chance era na Sul-Americana após eliminação nas quartas de final da Copa do Brasil para o Flamengo.
Com o título, o clube equatoriano tem vaga garantida na Copa Libertadores da América de 2023 e o direito de jogar contra o vencedor da Copa Libertadores da América de 2022 na Recopa Sul-Americana de 2023.
COMPETIÇÃO
A Copa Sul-Americana de 2022, nomeada de forma oficial como CONMEBOL Sul-Americana 2022, foi a 21ª edição da competição de futebol da América do Sul, organizada anualmente pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL).
Ao todo, participaram da competição 56 clubes das dez associações sul-americanas de futebol.