ESPECIAL SÉRIE D: Ferroviário-CE é bicampeão, de forma invicta; Ferroviária também sobe
Além do time cearense e paulista, Athletic-MG e Caxias-RS também conquistaram o acesso para Série C do Campeonato Brasileiro de 2024
Neste especial, que o Portal Futebol Interior preparou para você, internauta, como é tradição em todo final de ano, há uma breve retrospectiva e alguns destaques de tudo que chamou atenção na nossa querida Série D de 2023
Campinas, SP, 24 (AFI) – Então é Natal. Pleno domingão, véspera de Natal, momento de ir fazer as últimas compras e preparar a ceia, mas também é momento de relembrar os principais destaques do futebol brasileiro em 2023 e agora chegou a hora do Campeonato Brasileiro da Série D. O Ferroviário-CE se sagrou bicampeão – primeiro título veio em 2018 – mas, desta vez foi de forma invicta.
Neste especial, que o Portal Futebol Interior preparou para você, internauta, como é tradição em todo final de ano, há uma breve retrospectiva e alguns destaques de tudo que chamou atenção na nossa querida Série D de 2023. Destacando a briga pelo título, campanhas, artilheiros e muito mais.
Então vamos começar pela grande final. Depois de um empate sem gols na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara, interior de São Paulo, Ferroviário-CE e Ferroviária-SP se encontraram no estádio Presidente Vargas para a decisão. Jogando em casa, o time cearense levou a melhor para ficar com o título, vencendo por 2 a 1.
A consagração veio com gols de Deizinho e Ciel e com direito a recorde de público em jogos de torcida única do Ferroviário – mais de 12 mil pessoas presentes. O atacante Vitor Barreto fez o gol para a Locomotiva. Além do time cearense e paulista, Athletic-MG e Caxias-RS também conquistaram o acesso para Série C do Campeonato Brasileiro de 2024.
Com o resultado, o Nordeste alcançou a liderança dos campeonatos da Série D, disputados desde 2009. Agora, são seis títulos para a região, contra cinco do Sudeste, dois do Sul, um do Norte e outro do Centro-Oeste.
O artilheiro da competição, Eron, do Caxias do Sul, fez o maior número de gols já registrados numa única edição de Série D: 14. Superou Marcelo Toscano (Portuguesa-RJ, com 13), Pablo Thomaz (Operário-VG, com 12) e o veterano Ciel (Ferroviário, autor de 12 gols).
Outro feito alcançado neste ano se deu ainda na primeira fase, no dia 10 de julho, quando o Brasiliense aplicou goleada de 10 a 0 no Interporto – foi o placar mais elástico de todas as séries do Brasileirão já disputadas.
A Série D de 2023 contemplou também a marca histórica dos 10 mil gols na competição, que é realizada desde 2009. Isso ocorreu na fase de grupos. Outro destaque é que a Ferroviária, representante paulista, jogará a Série C pela quarta vez em sua história.