ESPECIAL SÉRIE C: Em ano de paulistas, Ituano se sagra campeão e Novorizontino também sobe
Ao lado dos dois paulistas, Tombense-MG e Criciúma-SC também conquistaram o acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro de 2022

Campinas, SP, 24 (AFI) – Como acontece todo final de ano, o Portal Futebol Interior preparou diversos especiais sobre vários assuntos para você, internauta, relembrar tudo o que aconteceu na temporada de 2021. No Campeonato Brasileiro da Série C o ano foi dos paulistas, afinal o Ituano se sagrou campeão e o Novorizontino foi um dos times que conquistaram o acesso. Tombense-MG e Criciúma-SC também subiram.
Esse foi o segundo título da Série C da história do Ituano, afinal a equipe paulista também venceu a terceira divisão nacional em 2003, quando a competição ainda tinha um formato diferente. Para levantar o troféu, o Galo de Itu venceu o Tombense na grande final.
Depois de ficar no empate por 1 a 1, no Estádio Almeidão, em Tombos, a equipe paulista não tomou conhecimento do rival no segundo jogo, disputado no Estádio Novelli Júnior, vencendo por 3 a 0. João Victor, Igor Henrique e Iago Teles fizeram os gols do título.

Para chegar até a grande final, o Ituano fez uma campanha equilibrada, mas sem dúvidas cresceu demais após a chegada do técnico Mazolla Júnior. Na primeira fase, o time paulista foi segundo colocado do Grupo B da primeira fase com 33 pontos e um retrospecto de nove vitórias, seis empates e três derrotas em 18 jogos. Já no quadrangular final, a equipe liderou com folga o Grupo C terminando com 13 pontos somados em 16 partidas. A chave ainda tinha Criciúma, Botafogo-PB e Paysandu-PA.
Do outro lado, o Tombense fez uma campanha parecida com a do adversário, ficando em segundo do Grupo a com 27 pontos: seis vitórias, nove empates e três derrotas em 18 jogos. E, depois foi lider do Grupo D, com 11 pontos, deixando para trás Novorizontino, Manaus e Ypiranga. O grupo ainda tinha como adversários Novorizontino-SP, Manaus-AM e Ypiranga-RS.

OUTROS DESTAQUES
Falando nas equipes do quadrangular final, ou melhor, segunda fase, vale destacar o Novorizontino que ficou em segundo do Grupo D com nove pontos e irá jogar a Série B do Campeonato Brasileiro pela primeira vez em 2022, conquistando um acesso inédito. Por outro lado, o Manaus-AM bateu mais uma vez na trave, pelo segundo ano seguido.
Já o Criciúma-SC, que retorna a Série B após dois anos do seu rebaixamento, foi quem ficou com a segunda vaga de acesso do Grupo C. Porém, o ano do time carvoeiro não foi só de alegrias, afinal no primeiro semestre, a equipe acabou rebaixada para a segunda divisão no Campeonato Catarinense. Botafogo-PB e Paysandu foram os times que não conseguiram o acesso neste Grupo C.
Outro time que bateu na trave, foi o Ypiranga-RS, mas o clube gaúcho teve um grande destaque individual, afinal foi seu atacante que foi o grande artilheiro da competição. Com dez gols, Quirino foi quem mais balançou as redes. Ao todo, fez nove gols na primeira fase e apenas um no quadrangular final, mas mesmo assim não foi alcançado por nenhum outro adversário.

REBAIXADOS
Do outro lado, em uma situação nada agradável, Jacuipense-BA, Santa Cruz-PE, Paraná-PR e Oeste-SP foram os times rebaixados para a Série D de 2022. O time paulista, foi quem fez a pior campanha, com sete pontos somados em 18 jogos disputados na primeira fase. Prova disso, é que a equipe acabou rebaixada com três rodadas de antecedência.
Os tradicionais, Santa Cruz-PE e Paraná-PR também fizeram campanhas muito abaixo do esperado e não conseguiram se salvar. Tanto que agora terão que lutar demais para sair da última divisão nacional. O Jacuipense-BA seguiu o mesmo caminho. A Cobra Coral, inclusive, passou toda a primeira fase dentro da zona de rebaixamento, conseguindo sair da degola em apenas uma rodada.
Confira também:
- ESPECIAL TÉCNICOS PAULISTA A3: Entre novidades e permanências, confira os técnicos do estadual de 2022
- ESPECIAL COPA AMÉRICA: Marcado pelo Covid-19, Brasil é sede mais uma vez e vê Argentina sendo campeã após 28 anos
- ESPECIAL PAULISTA A3: Linense é campeão da divisão pela primeira vez e Primavera sobe após 35 anos
- PAULISTA SUB-20: Palmeiras vence o Mirassol e é campeão pela quinta vez seguida