ESPECIAL RECOPA: Fluminense bate LDU e Brasil chega a 13 títulos do torneio
Com o título do Fluminense, o Brasil aumentou sua liderança como o país com mais títulos da Recopa Sul-Americana
O Fluminense superou a LDU (EQU) por 2 a 1 no placar agregado e levantou sua segunda taça continental
Rio de Janeiro, RJ, 17 (AFI) – Antes de passar aperto no Brasileirão, onde se garantiu na elite em 2025 na última rodada, o Fluminense entregou mais um título inédito à sua torcida: a Recopa Sul-Americana. Na edição 2024, o Tricolor superou a LDU (EQU) por 2 a 1 no placar agregado e levantou sua segunda taça continental.
A conquista, porém, veio com drama. No jogo de ida, em quito, o time brasileiro havia sido superado por 1 a 0, mas no segundo e decisivo encontro entre as equipes, com dois gols de John Arias, o Flu bateu os equatorianos por 2 a 0 e ficou com a taça.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
O JOGO
A equipe carioca, campeã da Libertadores 2023, precisava de pelo menos dois gols de vantagem para ficar com o título depois de perder por 1 a 0 em sua visita ao campeão da Copa Sul-Americana, e conseguiu isso em uma partida em que pressionou o tempo todo e foi eficaz nos minutos finais.
No primeiro tempo, o Tricolor abusou dos passes, mas faltou profundidade e velocidade contra um time equatoriano que preferiu se defender em busca do empate, que lhe daria o título.
No início do segundo tempo, o técnico do Fluminense, Fernando Diniz, substituiu o zagueiro Felipe Melo pelo jovem atacante John Kennedy, um dos artilheiros da equipe e autor do gol do título da Libertadores, para reforçar ainda mais o ataque, o que deu certo.
A pressão do Fluminense deu resultado e Arias, com um cabeceio certeiro após receber uma assistência de Samuel Xavier, abriu o placar aos 30 da segunda etapa. Faltando quatro minutos para o final, Valverde derrubou Renato Augusto na entrada da área, provocando um pênalti. Arias foi o encarregado de cobrar e de anotar o gol do título quase no minuto final.
DOMÍNIO BRASUCA
Com o título do Fluminense, o Brasil aumentou sua liderança como o país com mais títulos da Recopa Sul-Americana, totalizando 13 títulos. O Tricolor é o 10º time brasileiro a vencer o torneio e se junta a São Paulo, Internacional e Grêmio (duas cada), e Flamengo, Palmeiras, Santos, Corinthians, Botafogo e Chapecoense, com um título cada.
No ranking por país, o Brasil lidera com 13 conquistas, contra 10 da Argentina e três do Equador, fechando o pódio. Já nos títulos por clubes, o Boca Juniors conta com quatro conquistas, contra três do River Plate. Além dos brasileiros com duas taças da Recopa, LDU e Olímpia (PAR) também venceram em duas oportunidades.