ESPECIAL PAULISTÃO: Taça Independência é a grande novidade de 2023
A Taça Independência dará mais 3 vagas para a Copa do Brasil de 2024
O Paulistão de 2023 já tem data para começar e terá novidades na edição

Campinas, SP, 25 (AFI) – O Paulistão 2023 está aí e já podemos começar a contar os dias para um dos maiores campeonatos estaduais do país, e tem novidade esse ano.
Passada a Copa do Mundo, sem hexa para o Brasil, está chegando a hora de ver gigantes brasileiros em campo em busca dessa taça, considerada a mais disputada dentre os torneios dos estados.
Essa competitividade se dá pelo volume e grandeza dos times que disputam, já que o estado de São Paulo tem o privilégio de contar com times de renome internacional para brigar por esse título.
DATA PARA COMEÇAR
E o Campeonato Paulista já tem data para começar. A competição se inicia no dia 15 de janeiro e a grande final está prevista para acontecer dia 9 de abril, mas os horários e locais definitivos ainda não foram divulgados pela Federação Paulista de Futebol (FPF).
O torneio reúne 16 times, dentre eles, contará com os retornos de São Bento, depois de uma temporada na A2, e da Portuguesa, de volta à elite de São Paulo após sete anos em busca do acesso.As equipes foram divididas em quatro grupos, com Santos, São Paulo, Corinthians e Palmeiras definidos como as cabeças da chave:
Grupo A: Santos, Red Bull Bragantino, Botafogo-SP e Inter de Limeira
Grupo B: São Paulo, Guarani, Mirassol e Água Santa
Grupo C: Corinthians, Ituano, Ferroviária e São Bento
Grupo D: Palmeiras, São Bernardo, Santo André e Portuguesa
FORMATO DO PAULISTÃO 2023
O Paulistão acontecerá em três etapas. A primeira delas, fase de grupos, terá 12 rodadas. Depois, classificados os oito melhores times, as quartas de final serão disputadas em jogo único, agendados para o dia 12 de março.
Apenas a decisão terá partidas de ida e volta, que acontecerão nos dias 2 e 9 de abril.
Os duelos da fase de grupos já foram definidos e divulgados pela FPF. Confira aqui.
TAÇA INDEPENDÊNCIA
A Taça Independência é a grande novidade da próxima edição do Campeonato Paulista da Série A1. Substituindo a Taça do Interior, essa mudança vai render mais 3 vagas para a Copa do Brasil de 2024 às equipes melhores classificadas.
Essas vagas serão disputadas pelos times que ocuparem entre a 9ª e 14ª posição na tabela após o fim da primeira fase, assim como as equipes que forem eliminadas nas quartas de final da competição.
A fórmula de disputa será definida pelo Conselho Técnico a ser realizado depois do fim da segunda fase do Paulista.
Os três melhores colocados da Taça Independência garantem o lugar na Copa do Brasil do próximo ano, junto do campeão. O nome do torneio é uma homenagem ao bicentenário do Grito do Ipiranga, em São Paulo
CLÁSSICOS
O começo do Estadual será marcado por três clássicos paulistas no início da temporada. Logo na terceira rodada da competição, dia 22 de janeiro, Palmeiras e São Paulo fazem o primeiro duelo de gigantes do ano – o palco será o Allianz Parque, casa do Verdão.
No dia 29, uma semana depois do Choque-rei, São Paulo e Corinthians se enfrentam no Morumbi. Depois, em 5 de fevereiro, Palmeiras e Santos protagonizam mais um Clássico da Saudade nos gramados do estádio palmeirense.
VERDÃO EM BUSCA DO BI
Campeão em 2022, o Palmeiras vai em busca do segundo título consecutivo do Campeonato Paulista. O Verdão de Abel Ferreira estreia no estadual em casa, diante do São Bento.
Confira também:
- Paulista A2: Portuguesa Santista contrata Lucas Grossi, ex-Penapolense
- Wagner Leonardo rescinde com Santos e parte para o Portimonense de Portugal
- Paulistão: Inter de Limeira fará amistoso contra a Caldense com portões fechados
- Paulistão: Corinthians aprimora bolas paradas e jogo-treino com sub-20 deve 'revelar' time
- Paulista A2: Oeste e Primavera ficam no empate em jogo treino