ESPECIAL PAULISTA A4: Rio Branco conquista primeira edição da divisão

Finalista, a Francana também conquistou o acesso, junto do XV de Jaú, que se beneficiou com a desistência do Red Bull Bragantino II

O Portal Futebol Interior te ajuda a relembrar os principais destaques do Paulistão Série A4 2024

Rio Branco conquista a Serie A4 2024
O Rio Branco conquistou a primeira edição da A4 - Foto: Igor do Vale / Ag. Paulistão

Campinas, SP, 25 (AFI) – Na estreia da Série A4 do Campeonato Paulista, quem garantiu o título inédito foi o Rio Branco. O time de Americana, de quebra, ainda garantiu seu retorno à terceira divisão estadual após um hiato de seis anos. Finalista, a Francana também conquistou o acesso, junto do XV de Jaú, que se beneficiou com a desistência do Red Bull Bragantino II.

A temporada histórica entregou muita disputa, rivalidade e emoção aos torcedores. Pensando nisso, o Portal Futebol Interior te ajuda a relembrar os principais destaques do Paulistão Série A4 2024. Confira!

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

PRIMEIRA FASE

A primeira edição da Série A4 contou com 16 clubes, que se enfrentaram em turno único na primeira fase. Seguindo o regulamento definido pela Federação Paulista de Futebol (FPF), os oito times com o maior número de pontos se classificaram às quartas de final, enquanto os dois piores acabaram rebaixados ao Paulista Sub-23 Segunda Divisão 2025.

Após 15 rodadas, Francana, São-Carlense, Taquaritinga, Barretos, XV de Jaú, Rio Branco, Ska Brasil e União Barbarense carimbaram seus passaportes ao mata-mata do estadual, enquanto Independente de Limeira e América acabaram rebaixados. Audax, Vocem, Penapolense, Nacional, Jabaquara e Joseense se mantiveram na quarta divisão estadual.

MATA-MATA

Já na fase de mata-mata, os duelos foram divididos a partir das melhores campanhas da primeira fase, colocando frente a frente: Rio Branco x Taquaritinga, XV de Jaú x Barretos, Ska Brasil x São-Carlense e União Barbarense x Francana.

Em casa, o Rio Branco fez bonito ao bater seu adversário por 3 a 1, e segurou o 0 a 0 no Taquarão, garantindo sua vaga na semifinal. O adversário do time de Americana foi o XV de Jaú, que superou o Barretos por 2 a 0 no Zezinho Magalhães e acabou derrotado por 2 a 1 no Fortaleza, mas passou com vantagem no agregado (3 a 2).

Na outra chave, o Ska Brasil passou pelo São Carlense ao vencer o jogo de ida por 1 a 0 e empatar com o adversário por 1 a 1 fora de casa e viu a Francana, que empatou por 0 a 0 com o União Barbarense nos dois jogos das quartas, avançar por ter a melhor campanha na fase inicial.

O Mesmo aconteceu com a Veterana nas semifinais. Após novamente empatar por 0 a 0 com o Ska Brasil nos dois jogos, a Francana se garantiu na decisão por ter a melhor campanha da primeira fase. Já na outra semi, o Rio Branco empatou por 1 a 1 com o XV de Jaú no Décio Vitta e bateu o adversário, um dos favoritos ao título, por 3 a 0 no Zezinho Magalhães, chegando com moral na decisão.

GRANDE FINAL

E como se não bastasse a classificação heroica nas semifinais, o Tigre fez bonito na grande final. Por ter uma campanha inferior à Veterana, o time de Americana fez o primeiro jogo em casa, onde com gols de Gustavo Brandão e Wagninho, abriu uma vantagem de 2 a 0 no agregado, jogando a responsabilidade para a Francana.

Já no segundo e decisivo jogo da final, no Dr. José Lancha Filho, após uma primeira etapa digna de uma decisão, o Tigre abriu o marcador aos 41 minutos de jogo, com Raphael Lopes. A Veterana conseguiu diminuir o prejuízo com Breno, aos sete da segunda etapa, mas Raphael Lopes, aos 43, fechou o placar da decisão em 2 a 1 para o Rio Branco, que coroou a grande campanha no mata-mata.

Os dois finalistas conquistaram o acesso para a Série A3 de 2025, onde ocuparão os lugares de São Caetano e Matonense, que foram rebaixados. Além deles, o XV de Jaú, terceiro colocado geral da Série A4 2025, se beneficiou com a desistência do Red Bull Bragantino II, e também jogará a terceira divisão estadual.

SÉRIE A4 2025

O torneio, que será a segunda edição do quarto patamar do futebol paulista nesse novo molde, terá o mesmo sistema de disputa da edição de estreia. A data de início da competição será 22 de janeiro e terá todos os jogos transmitidos ao vivo no canal Paulistão, do YouTube. Já a decisão está marcada para dia 27 de abril.

Neste ano de 2025, os clubes participantes do Paulistão A4 são: Araçatuba, Barretos, Colorado Caieiras, Inter de Bebedouro, Jabaquara, Joseense, Matonense, Nacional, Osasco Audax, Paulista, Penapolense, São Caetano, São-Carlense, Taquaritinga, União Barbarense e Vocem.

Confira também: