ESPECIAL PAULISTA A3: Linense é campeão da divisão pela primeira vez e Primavera sobe após 35 anos
Agora, para deixar você internauta por dentro de tudo, o Portal Futebol Interior preparou um especial contando como foi toda a história do estadual
Campinas, SP, 31 (AFI) – Depois de um ano de 2020 conturbado por conta da pandemia do Covid-19, que afetou demais o calendário do futebol brasileiro, o Campeonato Paulista da Série A3 de 2021 começou bem mais tarde do que o habitual, em 7 de março e terminou em 6 de junho com o Linense se sagrando campeão e o Primavera subindo de divisão após 35 anos. Agora, para deixar você internauta por dentro de tudo, o Portal Futebol Interior preparou um especial contando como foi toda a história do estadual.
Mantendo o regulamento dos últimos anos, com 16 participantes, o Paulista A3 teve uma primeira fase bastante disputada, tanto que a diferença do líder para o oitavo colocado – times que se classificaram para o mata-mata – foi de apenas seis pontos. Sendo assim, Noroeste, Barretos, Votuporanguense, São José, Linense, Marília, Primevera e Nacional foram os times que avançaram às quartas de final.
O Norusca, inclusive, foi sem dúvidas o grande destaque da primeira fase, liderando a etapa do começo ao fim, com 28 pontos e um retrospecto de oito vitórias, quatro empates e apenas três derrotas em 15 jogos disputados. Mas, no mata-mata, o time de Bauru não conseguiu manter o mesmo desempenho e acabou eliminado nas quartas de final com duas derrotas para o Nacional, que havia se classificado em oitavo.
Linense e Primavera, que também haviam se classificado atrás do seus adversários pela vaga, também supreenderam e avançaram para as semifinais. O Elefante, que se classificou em quinto com 27, passou pelo São José-SP, primeiro perdendo por 1 a 0 e depois fazendo 3 a 0. Já o Fantasma de Indaiatuba, que foi sétimo, passou pelo Barretos, vice-lider. Nas outras quartas de final, o Votuporanguense levou e melhor sobre o Marília.
Nas semis, etapa em que decidiu quais os dois times que ficariam com o acesso, o Linense empatou sem gols como mandante com o Nacional no jogo de ida e mais uma vez buscou a classificação e consequentemente o acesso longe de seus domínios. O clube do interior venceu pelo placar mínimo no Estádio Nicolau Alayon e confirmou tão sonhado acesso e a vaga na final.
Já o Primavera empatou por 2 a 2, em Indaiatuba e também buscou a classificação fora de casa, em Votuporanga, na casa do Votuporanguense com uma vitória por 1 a 0, que decretou o acesso à Série A2 da próxima temporada. Com isso, garantidos no Paulista A2 de 2022, Linense e Primavera foram para final, disputando o título e também um prêmio em dinheiro de R$ 110 mil para o campeão e R$77 mil ao vice.
Na grande decisão, que também foi disputado em jogos de ida e volta, Primavera e Linense ficaram no empate sem gols no Estádio Itálo Mário Limongi, no primeiro duelo. Já na volta, disputado em Lins, o Elefante se sagrou campeão com um gol de Henrique, ainda no primeiro tempo. Sendo assim, o time de Lins foi campeão pela primeira vez do Paulista A3 neste novo formato e o Fantasma voltou para a segunda divisão estadual, competição em que não joga desde 1986.
OUTROS DESTAQUES
Entre os artilheiros, o atacante Eder Paulista, do Nacional foi sem dúvidas, o grande destaque. Com 13 gols marcados, ele foi de longe que mais balançou as redes neste estadual. Rafael Tanque, do Comercial, com oito gols, foi o vice-artilheiro.
Por outro lado, em uma situação nada agradável, Batatais e Penapolense fizeram campanhas muito abaixo do esperado e com apenas, nove e sete pontos somados, respectivamente, acabaram rebaixados para o Campeonato Paulista da Segunda Divisão de 2022. O time batataense sofreu demais com a crise financeira, enquanto o rival completou uma série de quedas desde que alcançou a semifinal do Paulistão em 2014 e agora chegou a última divisão do futebol paulista.