ESPECIAL PAULISTA A3: Capivariano e São José sobem; Marília lidera 1ª fase, mas decepciona
Com uma campanha sólida, o Capivariano se sagrou campeão, enquanto o São José foi vice e também subiu
Não só falando dos times que subiram, mas também aqueles que decepcionaram, os artilheiros, outros destaques e muito mais
Campinas, SP, 25 (AFI) – Ho! Ho! Ho! Feliz Natal. Plena segunda-feira cedo, de ressaca após a ceia, folguinha, nada melhor do que relembrar as melhores campeonatos do futebol brasileiro em 2023 e chegou a vez do Paulista A3. Com uma campanha sólida, o Capivariano se sagrou campeão, enquanto o São José foi vice e também subiu.
Agora, neste especial, que o Portal Futebol Interior preparou para você, internauta, como é tradição em todo final de ano, lembrar de tudo o que foi destaque neste querido estadual. Não só falando dos times que subiram, mas também aqueles que decepcionaram, os artilheiros, outros destaques e muito mais.
BOLA ROLANDO NA PRIMEIRA FASE
Mantendo o regulamento dos últimos anos, com 16 participantes, a primeira fase foi bastante disputada e teve o Marília como líder com 29 pontos somados em 15 partidas. Na cola, São José, com uma arrancada fulminante desde a chegada do técnico Ricardo Costa, e Capivariano terminaram com 27 pontos. Grêmio Prudente e EC São Bernardo também já haviam garantido classificação antecipada para a segunda fase antes da última rodada.
Mas, antes de continuar, não podemos deixar de contar a história desta última rodada da primeira fase, que foi emocionante demais, com briga na parte de cima e debaxo da tabela. Bandeirante e Rio Preto haviam começado a rodada dentro do G8, mas acabaram tropeçando e viram União Suzano e Matonense vencerem seus jogos e ficarem com as vagas. Assim como o Desportivo Brasil que também só dependia de sí e avançou.
Do outro lado da tabela, com duas vitórias nas últimas rodadas, o Sertãozinho escapou da degola para o inédito Paulista A4 de 2024 de manteira emocionante. Na última partida, venceu o até então líder São José por 2 a 1 e escapou por ter maior número de vitórias em relação do Barretos, que também fez 16 pontos, mas levou 5 a 0 do Red Bull Bragantino na última rodada e acabou caindo.
Ao lado dele, o Audax que havia caído do Paulista A2 no ano anterior, também fez uma campanha pífia e acabou rebaixado mais uma vez. Em 15 jogos foram apenas três vitórias, além de três empates e nove derrotas e 19 gols sofridos. Para seus lugares, foram promovidos União São João e Catanduva, campeão e vice da Segundona em 2023. São Caetano e Lemense, que foram rebaixados na Série A2 completam a lista para 2024.
SEGUNDA FASE COM MARÍLIA COMO DECEPÇÃO
Na segunda fase, onde os oito classificados foram divididos em duas chaves de quatro times e apenas os dois primeiros avançariam ao mata-mata, o Marília que já vinha mostrando sinais de fragilidade na reta final da primeira etapa, apesar de ter terminado na liderança, graças a derrota do São José na última rodada e da boa vitória por 3 a 0 diante do Itapirense, acabou decepcionando.
O MAC, que estava no Grupo 2, ao lado de Capivariano, EC São Bernado e Matonense, até estreou na segunda fase vencendo o time de Matão por 3 a 0, mas à partir dalí sofreu três derrotas seguidas e não teve mais forças para buscar a classificação. Mesmo com o EC São Bernardo vacilando na reta final.
Nesta chave, o Capivariano foi mais uma vez consistente e com quatro vitórias, um empate e apenas uma derrota, avançou ao mata-mata na liderança com 13 pontos. O EC São Bernardo, que engatou duas vitórias logo no começo, deu umas tropeçadas, mas mesmo assim conseguiu ir às semifinais na segunda posição com dez pontos.
No Grupo 3, por sua vez, Grêmio Prudente que voltou a divisão após 14 anos, já mostrou a que veio e cresceu na hora certa. Depois de avançar em quarto na primeira fase, não fez uma segunda fase impecável, mas com duas vitórias nas primeiras rodadas, conseguiu criar uma gordura em relação aos adversários e terminou na liderança com nove pontos.
O São José patinou, mas sempre alí, avançou em segundo com oito, ficando na frente do Desportivo Brasil apenas nos gols pró (6 contra 5). Os outros critérios de desempate estavam iguais: número de vitórias (2) e saldo de gols (0).
MATA-MATA COM DEFESA DO SÃO JOSÉ IMBÁTIVEL
À partir daí, o mata-mata começou e as duas vagas de acessos foram decididas em semifinais emocionantes. De um lado: Grêmio Prudente x São José, do outro: EC São Bernardo e Capivariano. Com campanhas melhores nas fases anteriores, Leão da Sorocabana e Águia do Vale tiveram a vantagem de decidir em casa.
O Capivariano nem precisou disso para sair na frente. Mesmo jogando fora de casa, diante do EC São Bernardo, no estádio Bruno José Daniel, passeou em campo e com gols de Popó, Carlos Eduardo e Thiago Juan venceu o jogo de ida das semifinais por 3 a 0 e levou à partida para Capivari com larga vantagem. Na volta, venceu mais uma vez, agora por 1 a 0 e carimbou o passaporte para a grande final e o acesso para o Paulista A2 de 2024.
Do outro lado, o São José passou a mostrar sua força defensiva no mata-mata. No jogo de ida das semifinais, disputado no Prudentão, em Presidente Prudente, segurou o empate sem gols e na volta, no estádio Martins Pereira, em São José dos Campos, com mais de 12 mil pessoas na torcida, venceu por 1 a 0 e carimbou a volta a Série A2 após dez anos longe. O gol do acesso foi marcado por Wendel já na etapa final do duelo.
Na grande final, dois grandes jogos. O primeiro, disputado no estádio Martins Pereira e quase 10 mil torcedores nas arquibancadas, teve a vitória do São José por 1 a 0, com gol de Vicente. Com isso, a Águia do Vale chegou ao segundo jogo da decisão precisando apenas de um empate para ficar com o caneco. Além disso, a defesa não tomava gols há 374 minutos, o que aumentou a expectativa da torcida pelo título.
Mas, na segunda partida, disputada na Arena Capivari, não teve jeito, o Capivariano com sua trajetória impecável durante o estadual, reverteu a vantagem e ficou com o troféu de grande campeão do Paulista A3 de 2023. O time do técnico Élio Sizenando fez 3 a 0 no placar para chegar ao grande objetivo.
OUTROS DESTAQUES E POPÓ VOANDO MAIS UMA VEZ
Entre os artilheiros, o atacante Vinicius Popó, do campeão Capivariano foi sem dúvidas, o grande destaque. Com 18 gols marcados, ele foi de longe que mais balançou as redes neste estadual. Alejandro, do RB Bragantino II, Batata, do Barrretos, e Guilherme, da Matonense,, com oito gols, foram os vice-artilheiros.
Vinicius Popó, inclusive, além de faturar a artilharia, foi eleito melhor atacante do estadual e grande craque do campeonato, em cerimônia realizada em abril, em Campinas, em parceria entre a Federação Paulista de Futebol e o Portal Futebol Interior. Rafinha, também do Capivariano foi a revelação. o Leão da Sorocabana ainda colocou mais três representantes na seleção ideal.
2024 VEM AÍ
Agora, que você internauta ficou por dentro de tudo o que rolou no Paulista A3 desta temporada, está aquecido para acompanhar todos os detalhes do que vai rolar no futebol estadual e brasileiro em 2024. Mais uma vez, o Portal Futebol Interior e o Placar FI irão acompanhar tudo de perto.