ESPECIAL NORDESTE: Clubes da região surpreendem em 2024 e farão Série A inédita
Bahia, Ceará, Fortaleza, Sport e Vitória vão disputar a Série A de pontos corridos juntos pela primeira vez na história
O futebol do Nordeste voltou a respirar nas principais competições do Brasil
Campinas, SP, 01 (AFI) – O futebol do Nordeste voltou a respirar nas principais competições do Brasil. O maior destaque da temporada vai para o Fortaleza, que venceu a Copa do Nordeste e fez uma campanha histórica na Série A do Campeonato Brasileiro, chegando a brigar pelo título em um determinado momento com o Botafogo e garantindo a vaga direta para a fase de grupos da Libertadores.
Sob o comando do argentino Juan Pablo Vojvoda, o Leão do Pici não teve medo de ninguém e encerrou a temporada como único time que não foi derrotado jogando em casa, fazendo da Arena Castelão uma verdadeira fortaleza, aliada do crescimento acentuado do Laion.
Time de maior investimento da região, não é possível lembrar do desempenho nordestino em 2024 sem falar do Bahia. Vice-campeão baiano e eliminado pelo CRB na Copa do Nordeste, o Esquadrão chegou até as quartas de final da Copa do Brasil, mas foi no Brasileirão que mais brilhou na temporada.
Comandado por Rogério Ceni, o Tricolor fez um primeiro turno histórico e, ao final do ano, garantiu a tão sonhada vaga para a pré-Libertadores. O resultado garantiu ao time administrado pelo Grupo City o retorno para a competição continental após 36 anos. Mesmo terminando em baixa, é uma grande razão para comemoração.
Outro destaque nordestino em 2024 foi o Vitória. O Leão da Barra foi campeão baiano após seis anos protagonizando jogos inesquecíveis diante do Bahia. No Brasileirão, após um início complicado, se recuperou no segundo turno, garantindo a permanência e o sonhado retorno para a Copa Sul-Americana. Apesar do saldo positivo, o Leão baiano amargou eliminações na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil.
FESTA NORDESTINA NA SÉRIE B
Quem mais se destacou na Série B entre os times do Nordeste foi o Sport. O Leão da Ilha fez uma competição mirando a parte alta o tempo todo, mas teve uma acentuada queda de desempenho e guardou emoções para o final, conquistando a vaga na elite do futebol brasileiro na última rodada, diante do já campeão Santos, na Ilha do Retiro.
O Ceará também carimbou o retorno para a Série A. Após a chegada de Léo Condé, o Vozão alcançou uma arrancada para se orgulhar, também subindo na última rodada e garantindo que o Nordeste tenha a marca de cinco competições numa mesma edição de Série A, algo inédito nos pontos corridos.
DECEPÇÃO NA SÉRIE C
A grande decepção do futebol nordestino em 2024 foi o tradicional Sampaio Corrêa. Depois de quase subir para o Brasileirão, a Bolívia Querida amargou o rebaixamento para a Série D do Campeonato Brasileiro, registrando a tendência de queda e precisando se reinventar.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
A tristeza acaba por aí. Na Série D de 2024, Itabaiana e Retrô, o grande campeão, fizeram bonito e garantiram o acesso para a Série C, onde terão maiores desafios e poderão se provar novamente.
SUCESSO NO ATAQUE
Mais um fato especial marca a temporada de 2024. Times nordestinos tiveram os artilheiros de todas as divisões do futebol brasileiro. Na Série A, Alerrandro, do Vitória, marcou 15 gols e ficou com a conquista ao lado de Yuri Alberto, do Corinthians. Erick Pulga, do Ceará, fez 13 gols na Série B. Na C, Paulo Sérgio, do Náutico, e Kayke, do São Bernardo, fizeram 10 gols. Pelo Treze, Thiaguinho foi o artilheiro da D, com 10 bolas na rede.
Confira também:
Noticias Relacionadas
-
Técnico Thiago Carvalho admite ansiedade por estreia do Figueirense no Catarinense
06/01/2025 -
Vitória oficializa contratação do volante Thiaguinho
06/01/2025 -
Brusque confirma contratação do treinador português Filipe Gouveia
06/01/2025 -
Atacante Cléber supera caso de doping e busca conquistar títulos pelo Avaí
06/01/2025