ESPECIAL NORDESTE: Clubes da região surpreendem em 2024 e farão Série A inédita

Bahia, Ceará, Fortaleza, Sport e Vitória vão disputar a Série A de pontos corridos juntos pela primeira vez na história

O futebol do Nordeste voltou a respirar nas principais competições do Brasil

ESPECIAL NORDESTE: Clubes da região surpreendem em 2024 e farão Série A inédita (Foto: João Moura/FEC)
ESPECIAL NORDESTE: Clubes da região surpreendem em 2024 e farão Série A inédita (Foto: João Moura/FEC)

Campinas, SP, 01 (AFI) – O futebol do Nordeste voltou a respirar nas principais competições do Brasil. O maior destaque da temporada vai para o Fortaleza, que venceu a Copa do Nordeste e fez uma campanha histórica na Série A do Campeonato Brasileiro, chegando a brigar pelo título em um determinado momento com o Botafogo e garantindo a vaga direta para a fase de grupos da Libertadores.

Sob o comando do argentino Juan Pablo Vojvoda, o Leão do Pici não teve medo de ninguém e encerrou a temporada como único time que não foi derrotado jogando em casa, fazendo da Arena Castelão uma verdadeira fortaleza, aliada do crescimento acentuado do Laion.

ESPECIAL NORDESTE: Clubes da região surpreendem em 2024 e farão Série A inédita (Foto: Samuel Andrade/FEC)
ESPECIAL NORDESTE: Clubes da região surpreendem em 2024 e farão Série A inédita (Foto: Samuel Andrade/FEC)

Time de maior investimento da região, não é possível lembrar do desempenho nordestino em 2024 sem falar do Bahia. Vice-campeão baiano e eliminado pelo CRB na Copa do Nordeste, o Esquadrão chegou até as quartas de final da Copa do Brasil, mas foi no Brasileirão que mais brilhou na temporada.

Comandado por Rogério Ceni, o Tricolor fez um primeiro turno histórico e, ao final do ano, garantiu a tão sonhada vaga para a pré-Libertadores. O resultado garantiu ao time administrado pelo Grupo City o retorno para a competição continental após 36 anos. Mesmo terminando em baixa, é uma grande razão para comemoração.

Outro destaque nordestino em 2024 foi o Vitória. O Leão da Barra foi campeão baiano após seis anos protagonizando jogos inesquecíveis diante do Bahia. No Brasileirão, após um início complicado, se recuperou no segundo turno, garantindo a permanência e o sonhado retorno para a Copa Sul-Americana. Apesar do saldo positivo, o Leão baiano amargou eliminações na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil.

FESTA NORDESTINA NA SÉRIE B

Quem mais se destacou na Série B entre os times do Nordeste foi o Sport. O Leão da Ilha fez uma competição mirando a parte alta o tempo todo, mas teve uma acentuada queda de desempenho e guardou emoções para o final, conquistando a vaga na elite do futebol brasileiro na última rodada, diante do já campeão Santos, na Ilha do Retiro.

O Ceará também carimbou o retorno para a Série A. Após a chegada de Léo Condé, o Vozão alcançou uma arrancada para se orgulhar, também subindo na última rodada e garantindo que o Nordeste tenha a marca de cinco competições numa mesma edição de Série A, algo inédito nos pontos corridos.

ESPECIAL NORDESTE: Clubes da região surpreendem em 2024 e farão Série A inédita (Foto: Divulgação/Sport)
ESPECIAL NORDESTE: Clubes da região surpreendem em 2024 e farão Série A inédita (Foto: Divulgação/Sport)

DECEPÇÃO NA SÉRIE C

A grande decepção do futebol nordestino em 2024 foi o tradicional Sampaio Corrêa. Depois de quase subir para o Brasileirão, a Bolívia Querida amargou o rebaixamento para a Série D do Campeonato Brasileiro, registrando a tendência de queda e precisando se reinventar.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

A tristeza acaba por aí. Na Série D de 2024, Itabaiana e Retrô, o grande campeão, fizeram bonito e garantiram o acesso para a Série C, onde terão maiores desafios e poderão se provar novamente.

SUCESSO NO ATAQUE

Mais um fato especial marca a temporada de 2024. Times nordestinos tiveram os artilheiros de todas as divisões do futebol brasileiro. Na Série A, Alerrandro, do Vitória, marcou 15 gols e ficou com a conquista ao lado de Yuri Alberto, do Corinthians. Erick Pulga, do Ceará, fez 13 gols na Série B. Na C, Paulo Sérgio, do Náutico, e Kayke, do São Bernardo, fizeram 10 gols. Pelo Treze, Thiaguinho foi o artilheiro da D, com 10 bolas na rede.

Confira também: