ESPECIAL COPA SP: Palmeiras é bicampeão invicto!
Verdão bateu o América-MG na final e conquistou o título da Copinha pelo segundo ano consecutivo
Confira a retrospectiva da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2023 do Portal Futebol Interior
São Paulo, SP, 17 (AFI) – Em clima de fim de ano, o Portal Futebol Interior traz uma retrospectiva da 53ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, disputada em 2023. Com 100% de aproveitamento, isto é, vencendo todas as partidas, o Palmeiras conquistou o bicampeonato.
Tradicionalmente, a final acontece no dia 25 de janeiro, data de aniversário da cidade de São Paulo. Nesta edição, a decisão ocorreu no Estádio do Canindé, onde o Verdão bateu o América-MG por 2 a 1.
VEJA OS MELHORES MOMENTOS
PRÊMIOS
Com a melhor campanha, o Palmeiras também liderou as premiações individuais. O Craque do Campeonato foi o atacante Kevin, autor de cinco gols e cinco assistências, que terminou o ano entre os profissionais do Alviverde. Outros cotados para o prêmio foram: Ivonei, do Santos, Pedrinho, do Goiás, e Renato, do América-MG.
Já o troféu de Craque da Final foi para o volante Patrick, que saiu do banco de reservas para marcar o gol do título, aos 47 minutos do segundo tempo.
Fechando a lista dos palmeirenses premiados, o atacante Ruan Ribeiro levou o troféu de Artilheiro, depois de anotar 9 gols ao longo da competição.
GRANDES CAMPANHAS
Chegando na fase de Quartas de Final, o Sport-PE fez uma bela campanha na Copinha 2023, eliminando Corinthians e Cruzeiro. Da mesma forma, o Floresta-CE chegou entre os oito melhores, passando pelo Athletico-PR nos pênaltis.
O Ibrachina, clube sediado no bairro da Mooca, em São Paulo, eliminou o Vasco também nas penalidades e chegou às Oitavas de Final. Outro que chegou nas oitavas foi o Água Santa, deixando o Atlético-MG pelo caminho.
PRÊMIO DENER
O Prêmio Dener é uma votação, feita pelo GE, que elege o gol mais bonito da rodada. Dener, homenageado, foi um jogador de futebol que faleceu no ápice de sua carreira em acidente automobilístico, em 1994. Ao final do campeonato, o vencedor de cada rodada disputa o gol mais bonito da Copinha.
Em 2023, quem levou o Prêmio Dener foi Arthur, zagueiro da Francana, que marcou um belo gol de falta contra o Cruzeiro-AL, na 2ª rodada.
REVEJA FRANCANA X CRUZEIRO-AL
OUTROS DESTAQUES
Além dos premiados e citados acima, muitos outros jogadores se destacaram na maior competição de base do Brasil. Entre eles está o volante Fábio Matheus, do Sport, que participou de 27 jogos da Série B com o time profissional.
O jovem atacante Estevão, campeão pelo Palmeiras, que completou 16 anos em abril, também fez um bom campeonato. Ele disputou o Mundial Sub-17 com a seleção brasileira na Indonésia, chegando nas Quartas de Final.
Um dos principais responsáveis pela grande campanha do América-MG, vice-campeão, foi o goleiro Cássio, vazado em apenas quatro jogos. Ainda no Coelho, Luan Campos e Adyson também se destacaram.
COPINHA 2024
A Copinha 2024 tem início marcado para o dia 2 de janeiro. As partidas de estreia serão entre Catanduva e Portuguesa-RJ, no Estádio Municipal Silvio Salles (Catanduva), além de Ceará x Rondoniense, no Estádio Bruno Lazzarini (Leme). Os dois confrontos começarão às 17h (horário de Brasília).