ESPECIAL COPA PAULISTA: São Bernardo mostra poder de reação e, com técnico novato, fica com o título

Portal FI traz o especial completo da Copa Paulista de 2021

São Bernardo venceu o Botafogo nos pênalti e se sagrou campeão pela segunda vez

sao bernardo1
Bernô levanta a taça. (Foto: Alexandre Battibugli/Paulistão)

São Bernardo do Campo, SP, 31 (AFI) – O São Bernardo não era o favorito na Copa Paulista. Mas o futebol, todos sabem, é uma verdadeira caixinha de surpresas. Mesmo sob o comando do novato Márcio Zanardi, o Bernô mostrou sua força e soube superar cada obstáculo para levantar seu segundo troféu no torneio. A conquista ainda garantiu uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro.

Na final, o São Bernardo ainda fez o improvável. Derrotado pelo Botafogo por 2 a 0 na ida, em Ribeirão Preto, e dado como vice-campeão, o Tigre rugiu alto diante da sua torcida – 1.289 espectadores estiveram no Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo, devolveu os 2 a 0 no tempo normal e soltou o grito entalado na garganta ao vencer nos pênaltis (5 a 4).

Esse foi o segundo título do São Bernardo na Copa Paulista. O primeiro aconteceu em 2013, também nas penalidades máximas, diante do Audax. Com duas conquistas, o Bernô igualou Ferroviária, Santo André e Noroeste, ficando atrás apenas do recordista Paulista, dono de três títulos.

FIM DO JEJUM!
Com o título, o Bernô garantiu vaga na Série D e encerrará jejum de cinco anos. Desde 2017, quando foi eliminado nas oitavas de final pelo São José-SP nos pênaltis, o time paulista não disputava uma divisão do Brasileirão.

A temporada de 2021, por sinal, foi especial ao São Bernardo. O clube também foi campeão do Paulista Série A2 e voltará a jogar a elite estadual no próximo ano. Sem falar que o título da Copa Paulista foi o segundo na história, uma vez que o Tigre já havia abocanhado em 2013.

CAMPANHA!
O São Bernardo levantou seu segundo troféu após 12 jogos. Foram sete vitórias, sendo quatro na fase de grupos, três empates e apenas duas derrotas, além de 16 gols a favor e sete tomados. Líder do Grupo 3, que tinha EC São Bernardo, Primavera e Santos, o Tigre eliminou o rival EC São Bernardo nas quartas de final, passou pelo São Caetano na semifinal e ganhou o título em cima do Botafogo.

ARTILHARIA!
Se o São Bernardo deu a volta olímpica, a artilharia ficou com a Portuguesa, que sonhava com o bi na competição. O atacante Caio Mancha foi o jogador que mais fez gols na edição 2021 – seis tentos, dois a mais do que Bruno Michel, do Botafogo, João Carlos, do São Bernardo, Guilherme Dantas, do São Caetano, e Lúcio Flávio, do XV de Piracicaba.

sao bernardo
Segundo título do Tigre. (Foto: Alexandre Battibugli/Paulistão)

TÉCNICO CAMPEÃO!
A campanha do São Bernardo foi conduzida pelo técnico Márcio Zanardi. Natural de São Paulo, ele teve sua primeira chance nos profissionais e não decepcionou. Aos 43 anos, Márcio Zanardi passou pelas categorias de base de Osasco Audax, Corinthians, Portuguesa, Guarani e Santos, até chegar no Bernô em 2020.

Confira também: