ESPECIAL ASPIRANTES: Cuiabá despacha favoritos e fatura título inédito
Veja com detalhes como foi o Campeonato Brasileiro Sub-23 deste ano
Relembre os clubes participantes, artilheiros, jogos, além do título inédito do Cuiabá na competição de aspirantes
Campinas, SP, 08 (AFI) – Com formato diferente dos últimos anos, quando o Campeonato Brasileiro de Aspirantes era dividido em dois grupos de oito clubes cada, neste, os mesmos 16 clubes participantes foram separados em quatro grupos com quatro clubes, e quem soube aproveitar foi o Cuiabá, que despachou a concorrência e se sagrou campeão em cima do Red Bull Bragantino.
Sem tradição alguma na competição, o Dourado, diferente da situação que viveu no Campeonato Brasileiro adulto, construiu uma campanha sólida durante a fase de grupos, na qual liderou o Grupo D do torneio de forma invicta. Este que contava também com Fortaleza, CSA e Paysandu.
MATA-MATA
Passada a primeira fase do torneio de Aspirantes, nos duelos mata-mata, passou pelo Sport e foi derrotado apenas uma vez, na semifinal, para o Fluminense. Na ocasião, perdeu por 2 a 1 fora de casa, mas venceu pelo mesmo placar no jogo de volta e avançou para a decisão nas cobranças de pênalti.
Em jogo único, o Cuiabá recebeu o Red Bull Bragantino na Arena Pantanal e, sob o comando de seu artilheiro Gustavo Henrique, que marcou duas vezes na partida, se sagrou campeão do Campeonato Brasileiro de Aspirantes de 2022.
CAMPANHA DE DESTAQUE
Apesar do título do clube mato-grossense, uma campanha merece destaque nesta última edição do Brasileirão Sub-23. Trata-se do Paraná Clube, que passou por jogos onde não era favorito, e caiu apenas nas quartas de final para o vice-campeão Red Bull Bragantino.
Durante o Brasileirão de Aspirantes passou na segunda posição em grupo com Grêmio, Vitória e Brasil de Pelotas, sendo que, na quarta rodada, inclusive bateu o tricolor gaúcho por 3 a 1, no Estádio Ticão, em Campo Largo-PR.
O clube paranaense vive talvez a situação mais dramática de sua história, onde foi rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Paranaense na temporada 2022, e não conquistou acesso para a Série C do Brasileirão. Assim, em 2023 a principal competição do Tricolor da Vila será a Série B do Estadual, além da Copa São Paulo nas categorias de base.
ARTILHEIROS
O título não veio para o Massa Bruta, mas, no entanto, teve, além do melhor ataque, o artilheiro da competição, e mais dois goleadores que pedem espaço no profissional. Veja o ranking:
1. Guilherme Santos Silva (Red Bull Bragantino) – 7 gols
2. Gustavo (Cuiabá) – 6 gols
3. Kevin Quejada (Grêmio) – 5 gols
4. Bruno Dentinho (Red Bull Bragantino) – 5 gols
5. João (Vila Nova) – 5 gols
6. Thiaguinho (Red Bull Bragantino) – 5 gols
7. Samuel (Fluminense) – 5 gols
Confira também:
- Paranaense: Londrina está perto de anunciar Clayton
- Sem chances no Internacional, Peglow é desejo do Sport
- Gaúcho: Marcão chega ao Caxias dizendo que será um ano de glórias
- Casemiro é único brasileiro da seleção do ano do L'Équipe, que tem Mbappé e Messi
- Atacantes renovam com XV de Piracicaba e falam em acesso