Espanholização? Nos últimos 5 anos, Flamengo e Palmeiras levaram 10 de 15 títulos disputados
Com o título do Mengão na Libertadores e com a iminência do título Brasileiro do Verdão, os dois sozinhos, levantaram 10 troféus, de 15 disputados
Levando em consideração somente a Libertadores, foram quatro nos últimos 5 anos.
Campinas, SP, 30 (AFI) – Palmeiras e Flamengo estão dominando o cenário do futebol brasileiro e da Sul-Americana. Com o título do Mengão na Libertadores e com a iminência do título Brasileiro do Verdão, os dois sozinhos, nos últimos cinco anos, levantaram 10 troféus, de 15 disputados.
Levando em consideração somente a Libertadores, foram quatro, que fizeram o clube a entrarem no grupo de Tri–Campeões, junto com Grêmio, Santos e São Paulo.
Ambos tem dividido o atual cenário do futebol brasileiro, criando uma rivalidade interestadual entre Rio-São Paulo. Ambos, quando conquistaram a América, acabaram vice do Mundial de Clubes.
Em duas participações, o Palmeiras ficou em quarto lugar, em 2020. Já no ano passado, o Palestra ficou com o vice perdendo o título para o Chelsea, da Inglaterra. Enquanto em 2019, o Flamengo perdeu para o também inglês, Liverpool.
Com o título da Libertadores conquistado no último sábado, contra o Athletico-PR, o Flamengo terá outra chance de tentar o título do Mundial. O clube ainda não sabe quem serão os rivais, mas a expectativa é de um confronto com o Real Madrid, campeão da Liga dos Campeões.
Enquanto isso, o Palmeiras caminha a passos largos de mais um título Brasileiro. O Verdão pode ser campeão nesta quarta-feira, se vencer o Fortaleza, no Allianz Parque.
SOBERANOS?
O Palmeiras começou seu processo de modernização em 2015, logo após a chegada da patrocinadora Crefisa, cuja a dona da empresa é a Leila Pereira, atual presidente. Enquanto o Flamengo, começou a mudar seu rumo em 2017, na gestão Bandeira de Mello, mas o projeto de austeridade financeira começo por meados de 2013.
Com um grande aporte financeiro da Crefisa e com a ajuda do então Presidente Paulo Nobre, o Palmeiras quitou várias dívidas e investiu pesado no futebol. Palmeiras lutou por uma soberania brasileira, com um elenco forte que só foi de fato deslanchar em 2020, com a chegada do técnico português Abel Ferreira. Se começarmos a conta desde 2018, o Verdão conquistou:
- 1 Brasileiro (2018)
- 1 Libertadores (2020)
- 1 Copa do Brasil (2020)
- 1 Libertadores (2021)
Já o Flamengo, teve seu tempo de ouro em 2019, com a saída do então presidente que capitaneou o projeto de austeridade do Mengão, Eduardo Bandeira de Mello. O elenco multimilionário iria encantar o Brasil em 2019, sob o comando do português Jorge Jesus, que abriu mercado no país para técnico estrangeiros, servindo de modelo para o rival Palmeiras ir atrás de Abel Ferreira.
- 1 Brasileiro (2019)
- 1 Libertadores (2019)
- 1 Brasileiro (2020)
- 1 Copa do Brasil (2022)
- 1 Libertadores (2022)
INTRUSOS
Nos anos em que o título não ficou entre Flamengo ou Palmeiras, os “intrusos” foram: Cruzeiro, Athletico-PR, Atlético-MG e River Plate-ARG.
- Cruzeiro (Copa do Brasil 2018)
- Atlético-PR (Copa do Brasil 2019)
- Atlético-MG (Copa do Brasil e Brasileiro 2021)
- River Plater-ARG (Libertadores 2018)
Confira também:
- Libertadores: Deyverson responde torcedores do Flamengo com provocações
- Gabigol antecipa férias e vislumbra a dez do Flamengo: "Quero ver se o Zico autoriza"
- Flamengo se garante para o Mundial de Clubes, mas não há data nem local definidos
- Presidente da CBF vê títulos de Flamengo e Palmeiras como demonstração de força
- Flamengo 1 x 0 Athletico-PR - Mengão é tricampeão da América!