Espanhol: Reforma do estádio El Sadar é o pilar da modernização do Osasuna

Vários clubes da LaLiga vêm trabalhando para reformar ou construir novos estádios nos últimos anos, criando locais modernos

Vários clubes da LaLiga vêm trabalhando para reformar ou construir novos estádios nos últimos anos, criando locais modernos

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Campinas, SP, 26 (AFI) – Vários clubes da LaLiga vêm trabalhando para reformar ou construir novos estádios nos últimos anos, criando locais modernos que oferecem o que há de mais inovador em hospitalidade, comércio e experiência em partidas.

O CA Osasuna é o mais recente clube a embarcar em um projeto de reforma, melhorando o terreno de El Sadar para alinhá-lo com os mais modernos padrões e seguindo as melhorias recentemente feitas em locais como o Estádio de Cerâmica do Villarreal, a Reale Arena da Real Sociedad, o Wanda Metropolitano do Atlético Madrid, o RCDE do Espanyol e o San Mamés do Athletic Club.

Como único clube que fornece aos fãs um papel ativo e fundamental na forma como é administrado, o CA Osasuna os convidou a votar em seu plano de reforma favorito: e dentre as cinco propostas disponíveis, os torcedores optaram pelo plano intitulado “a Parede Vermelha“. Seguindo com esse plano, o clube de Navarra fez um investimento de milhões de euros para aumentar sua capacidade e tornar o El Sadar ainda melhor para os aficionados do clube.

Melhorias nos planos originais

Durante essas obras de renovação no estádio, surgiram algumas oportunidades únicas. Embora não estivesse nas plantas originais, veio a chance de construir uma cobertura completa que cobrisse todos as arquibancadas. “A reforma de um estádio antigo é mais complicada do que a construção de um novo, portanto, à medida que os trabalhos avançam, é possível encontrar questões que precisam ser resolvidas”, explicou Santi Zuza, diretor de comunicações do CA Osasuna.

Explicando a modificação dos planos para a cobertura, Zuza disse: “O plano era mudar isso em três dos quatro lados do estádio, e deixar a cobertura como está atualmente do outro lado. Mas quando as obras começaram, descobrimos que o estado daquela área era pior do que pensávamos e que as obras que planejamos não seriam suficientes”.

“Várias opções foram consideradas ao longo do ano e, finalmente, foi decidido que, se não realizássemos uma mudança completa da cobertura, geraríamos mais problemas. Então, em vez de ter uma parte antiga dela e três novas, que não seriam conectadas, a diretoria aprovou planos de construir uma para todo o estádio”.

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Espaços comerciais para atividades esportivas e catering

Além do novo teto, o clube adicionará uma grande quantidade de espaço no térreo para oportunidades comerciais: “O projeto do estádio escolhido possui três níveis, um no nível da rua, outro a cinco metros e outro a 12 metros”, disse Zuza.

“Os fãs entram pelas escadas e vão passando pelos níveis superiores. Como tal, todo o piso inferior estará disponível para estabelecimentos comerciais, que antes só podiam ser localizados em dois cantos do andar térreo. Atualmente, existem dois restaurantes aqui, que também serão expandidos”.

O CA Osasuna tinha anteriormente 1.400 metros quadrados de espaço comercial, mas agora criou outros 2.000 metros quadrados. O plano é que esses estabelecimentos sejam utilizados durante toda a semana e não apenas nos dias de jogos. Para ajudar a atrair clientes, eles ficam de frente para a rua em três dos quatro lados do estádio.

Com relação às próprias lojas, o plano do CA Osasuna é focar em ofertas de catering e esportivas. Um ginásio também pode ser instalado, enquanto a loja oficial do clube será ampliada. Dado que o estádio está localizado perto da Arena Navarra, o principal local de shows na cidade de Pamplona, espera-se que isso traga vantagens ao clube. “Os espaços comerciais podem ser interessantes para os dias de shows ou outros eventos na arena”, ressaltou Zuza.

Assento novo com seção “em pé”

Dentro do estádio, novos assentos serão colocados em todos os setores, representando uma mudança nos planos originais – que era de instalar apenas novos assentos na parte em que a capacidade estava sendo ampliada. Mas, depois de subir à LaLiga Santander no final da temporada 2018/2019, o clube decidiu expandir isso.

“O Conselho de Administração considerou que todos os detentores de ingressos da temporada devem observar a melhoria das instalações, e não apenas os 6.000 espectadores que estarão sentados nas novas áreas”, disse Zuza. “Isso envolverá um gasto de aproximadamente um milhão de euros para substituir cerca de 17.000 assentos”.

Além disso, cerca de 1.300 assentos de ferro – aprovados pela UEFA – serão instalados em doze filas no estande sul, para criar uma seção “em pé” que será adicionada à atmosfera do estádio, criando a ‘Parede Vermelha’ a que os planos do estádio se referem. Zuza ainda acrescentou que “a inclinação dessa posição seria um pouco diferente das demais. Mas agora todos os lados serão os mesmos, com doze linhas ininterruptas do nível do campo”.

Quanto aos assentos antigos, o CA Osasuna os distribuirá pela região de Navarra para 120 clubes aos quais está vinculado. Esses clubes menores podem se beneficiar desses assentos do El Sadar, principalmente porque muitas de suas instalações não tinham assentos. Cerca de 1.800 deles também serão instalados na cidade esportiva do clube em Tajonar.

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As reformas mais econômicas da Europa

O primeiro trabalho de construção a ser realizado foi a reforma dos vestiários, a pedido da equipe técnica do clube. “Isso não foi planejado inicialmente, mas foi feito para iniciar o primeiro jogo da temporada com esses trabalhos já concluídos”, observou Zuza.

“Investimos nos vestiários, dobrando seus tamanhos e adicionando um segundo andar com uma sala de ativação. Também reformamos a sala de mídia, a de antidopagem, os vestiários dos árbitros e a suíte presidencial, enquanto adicionaremos novos escritórios de marketing e comunicação, além de uma sala de reuniões multiuso”.

Durante todo esse processo, os responsáveis pelo projeto prestaram muita atenção ao custo, que ficará entre 16 e 19 milhões de euros, dependendo da análise final da temporada atual. Isso custa cerca de 800 euros por assento, o que o clube alega ser menor do que qualquer projeto semelhante na Europa. Diz-se que o equivalente mais próximo está na Dacia Arena da Udinese Calcio, onde girou em torno de 900 euros por assento.

A capacidade em El Sadar está aumentando como parte deste trabalho, atingindo um total entre 23.500 e 23.600. Isso representa uma redução de 800 a 900 assentos com base nos planos originais, devido a modificações solicitadas pelo governo local de Navarra, a criação de uma área de impressão maior e a expansão de algumas caixas e seções para torcedores com mobilidade reduzida. Os fãs com deficiência acharão muito mais fácil apoiar seu time, já que o novo estádio terá um elevador em cada canto do terreno.

Em todas as áreas, o trabalho de reforma e expansão do El Sadar está progredindo em um bom ritmo e o clube continua planejando que todo o estádio esteja pronto até outubro. “Em junho, o estádio crescerá em altura até 29 metros, enquanto os novos estandes serão instalados”, acrescenta Zuza. “Pouco antes de meados de julho, as treliças que sustentam o teto começarão a chegar e a ideia é que sejam instaladas durante julho e agosto”.

“A cobertura em si será instalada entre agosto e setembro, seguida pela iluminação e pelo sistema de PA. Enquanto isso, todas as salas internas serão concluídas. Até o final de setembro ou início de outubro, a maior parte do trabalho estará concluída”.