Espanhol: Há 19 anos, Rivaldo marcava hat-trick espetacular pelo Barcelona

Não seria exagero dizer que nenhum outro hat-trick na história da LaLiga foi tão dramático ou significativo

Não seria exagero dizer que nenhum outro hat-trick na história da LaLiga foi tão dramático ou significativo

Campinas, SP, 18 (AFI) – Poucos gols foram tão espetaculares e oportunos, como os de Rivaldo em 2001 que, contra todas as probabilidades, viu o Barcelona se infiltrar nas vagas da Liga dos Campeões no último dia da temporada. 2000/2001 não foi uma temporada vintage para os blaugrana, chegando à última rodada justamente três pontos atrás do Valencia, que curiosamente seria seu adversário naquele dia.

E não demorou muito para o craque brasileiro abrir o placar, fazendo isso com apenas quatro minutos, em uma linda cobrança de falta, bem distante da área . Depois, Ruben Baraja até empatou para os visitantes, mas viu Rivaldo fazer mais um, agora passando por dois zagueiros e chutando forte, também de longe da área adversária, sem chances para o goleiro rival.

hqdefault

Foi quando Baraja apareceu de novo, mais uma vez de cabeça, para deixar tudo igual. Mas Rivaldo não desistiu, e a poucos minutos do fim do duelo, ele recebeu um passe de Frank De Boer, ajeitou de peito e emendou uma linda bicicleta de fora da área.

Dando a vitória e a classificação à Champions da temporada seguinte ao Barcelona. Não seria exagero dizer que nenhum outro hat-trick na história da LaLiga foi tão dramático ou significativo.

Nesta semana, no entanto, outros acontecimentos marcantes do futebol espanhol também comemoraram “aniversário” – como o título de Reyes com o Real Madrid, em uma das disputas mais acirradas da LaLiga nos últimos anos; a apresentação de Ferland Mendy no clube da capital, no estádio Santiago Bernabéu; e o anúncio da aposentadoria de Fernando Torres. Relembre:

0002050472497 img

17/06/2007 – Reyes vence a mais apertada corrida pelo título com o Real Madrid

A disputa pelo título da temporada 2006/2007 foi uma das mais emocionantes da história da LaLiga – especialmente neste século -, com o Real Madrid de Fabio Capello e o Barcelona de Frank Rijkaard brigando ponto a ponto.

O empate em 3-3 do El Clasico no Camp Nou em março contou com um hat-trick de Lionel Messi, mas não separou as equipes na tabela de classificação. Os Blancos também tiveram seus altos e baixos, com David Beckham famoso dentro e fora de campo estando de volta ao time, enquanto os meio-campistas do Barça, Xavi Hernandez e Andres Iniesta, ainda estavam se estabelecendo como regulares.

E tudo aconteceu até o último dia daquela temporada, 17 de junho, quando o Real Madrid precisou apenas igualar o resultado do Barça para conquistar o título. Mas, se engana quem pensa que foi fácil. Afinal, foi o RCD Mallorca quem abriu o placar no Santiago Bernabéu, enquanto o Barça estava vencendo por 5-1 o já rebaixado Gimnastic, com Messi e Ronaldinho entre os marcadores.

Foi quando, com todas as atenções voltadas ao estádio do Real Madrid, José Antonio Reyes empatou, viu Mahamadou Diarra virar, e depois ainda fechou o marcador em 3-1, dando o título ao clube da capital .

player

19/06/2019 – Ferland Mendy é apresentado no Bernabéu

Ferland Mendy pode não ter sido um nome familiar quando foi apresentado no Bernabéu como novo jogador do Real Madrid – em 19 de junho de 2019 -, mas o ex-lateral-esquerdo do Lyon provou ser uma excelente adição à equipe dos Blancos.

Após algumas lesões frustrantes no início da temporada, o francês Mendy se estabeleceu entre os 11 titulares de Zinedine Zidane durante o outono europeu, sendo veloz e agressivo no ataque, parte essencial de uma nova solidez geral da equipe.

E foi ganhando espaço, chegando a começar o El Clasico em dezembro no Camp Nou, o duelo contra o Atlético de Madrid na final da Supertaça da Espanha em janeiro, e até no derby da LaLiga, com o time não sofrendo gol em nenhum dos três jogos.

É fato que Marcelo continua sendo uma opção importante no pensamento de Zidane, mas aos 32 anos o brasileiro está chegando aos últimos anos de sua carreira. Com 25, Mendy ainda pode contribuir para o lado esquerdo da defesa de Madri por muitas temporadas.

21/06/2019 – Fernando Torres anuncia sua aposentadoria

A lenda da LaLiga, Fernando Torres, anunciou o fim de sua carreira de quase duas décadas no dia 21 de junho de 2019, dizendo que estaria pendurando as chuteiras no final daquele verão europeu, quando seu contrato com o clube japonês Sagan Tosu terminava.

Torres sempre estará mais associado ao Atlético de Madrid, seu clube de infância para quem marcou 103 gols em 281 jogos da LaLiga em duas passagens – enquanto formava uma conexão emocional inquebrável com os torcedores rojiblancos em casa e no exterior.

Uma carreira de sucesso que também incluiu 38 gols em 110 jogos pela Seleção da Espanha, com quem ganhou a Copa do Mundo de 2010 e os troféus da Euro de 2008 e 2012. Torres ainda não terminou de escrever sua história no futebol, estando atualmente completando suas qualificações de treinador. Um retorno ao Atleti, em algum momento num futuro não muito distante, não está fora de questão.