Espanhol: Barcelona e Atlético de Madrid fazem clássico cheio de história
O histórico é favorável ao Barça, que venceu 80 das 174 partidas contra o Atleti
Clubes se enfrentam neste sábado (21), às 17h, em partida que vale a liderança do Espanhol
Campinas, SP, 19 (AFI) – Desde o início da Laliga, em 1929, Atlético de Madrid e FC Barcelona já se enfrentaram 174 vezes, com esse clássico reunindo anualmente duas das equipes mais bem-sucedidas da competição.
Uma das principais curiosidades sobre o confronto entre FC Barcelona e Atlético de Madrid é a data do primeiro jogo na Laliga. Ele aconteceu na temporada 1928/29, no dia 10 de março de 1929, com a vitória do Atleti por 4 a 1. Jogando em casa, os Colchoneros venceram o Barça na estreia entre essas duas equipes históricas da LALIGA, com dois gols de Cosme e Yllera. Parera fez o gol de honra do Barcelona, enquanto Cosme, que abriu o placar aos cinco minutos, marcou o primeiro gol da história dos confrontos entre Atlético de Madrid e FC Barcelona na Laliga.
BARCELONA TEM VANTAGEM
O histórico é favorável ao Barça, que venceu 80 das 174 partidas contra o Atleti. Por outro lado, os Rojiblancos triunfaram sobre o FC Barcelona em 52 ocasiões, com as duas equipes empatando por 42 jogos.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora
Ao longo de quase um século de futebol na Laliga, diversos dos maiores jogadores da história da liga defenderam essas equipes. No entanto, desde o início do século, Lionel Messi é o jogador que mais vezes disputou esse clássico, com 30 partidas contra o Atlético de Madrid. Ele é seguido por Andrés Iniesta e Sergio Busquets, ambos com 26 jogos, e Gerard Piqué, que esteve em campo 25 vezes contra os Colchoneros. Pelo Atleti, o atual capitão Koke é o líder, com 25 aparições nesse clássico.
MESSI MAIOR ARTILHEIRO
O maior artilheiro da história dos confrontos entre Barça e Atleti é, sem surpresa, Lionel Messi, com 26 gols em 30 jogos. Esses números só são alcançados pelos melhores. César Rodríguez, o segundo maior artilheiro, com 14 gols, também jogou pelo Barça, enquanto Paco Campos (12) e Fernando Torres (8) foram os principais goleadores contra os catalães pelo Atleti.