Escritor lança coletânea com artilheiros de São Paulo, Fortaleza e Ceará
O trabalho traz fichas informativas e levantamento estatístico, com a indicação de todos os gols em partidas oficiais marcados pelos 11 maiores goleadores
José Renato lembrou a importância de se contar com historiadores preocupados em perpetuar a história do clube em sua coletânea

Por Rivail Oliveira
Fortaleza, CE, 27 (AFI) – Está previsto para esta semana, no dia 27 de março, em Fortaleza-CE, no Shopping Benfica, o lançamento das três novas publicações do escritor cearense José Renato Sátiro Santiago: os livros da coleção “Os Maiores Goleadores”. O trabalho traz fichas informativas e levantamento estatístico, com a indicação de todos os gols em partidas oficiais marcados pelos 11 maiores goleadores.
Destes, dez são os que mais marcaram gols, além do de melhor média de gols marcados por partida, por três grandes equipes da Série A do Campeonato Brasileiro:
Pelo São Paulo Futebol Clube: França, Gino, Leônidas da Silva, Luís Fabiano, Luizinho, Maurinho, Muller, Rogério Ceni, Serginho, Teixeirinha e Waldemar de Brito.

Pelo Ceará Sporting Club: Antonino, Da Costa, França, Gildo, Ivanir, Magno Alves, Mitotônio, Mota, Pipiu, Sérgio Alves e Zé Eduardo.
E pelo Fortaleza: Amilton Melo, Bila, Clodoaldo, Croinha, França, Geraldino, Juracy, Moésio, Mozart, Nagibe e Rinaldo.
PERPETUAR A HISTÓRIA COM A COLETÂNEA
Em entrevista à imprensa alencarina (Jornal O Povo), José Renato lembrou a importância de se contar com historiadores preocupados em perpetuar a história do clube, não do ponto de vista do clubismo, mas sim de levantar a realidade dos fatos, o que aconteceu ao longo da história do clube. O futebol tem uma grande relevância no crescimento social e no desenvolvimento da sociedade, não só no estado do Ceará, mas no Brasil como um todo, comentou.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
OBRAS IMPORTANTES
José Renato tem outras obras importantes relacionadas ao futebol brasileiro e cearense: São Paulo, 1994, O Expressinho (1994); Os Arquivos do Campeonato Brasileiro (2006); Copas do Mundo: Das Eliminatórias ao Título (2006); São Paulo: 50 Anos do Título Paulista (2020); Almanaque Fernando Sátiro: A Epopeia de um Craque Alencarino (2021); São Paulo, 1992: O Conquistador da América; Almanaque Clássico-Rei (2023); e Floresta: O Colosso da Vila Manoel Sátiro.
Confira também:
Noticias Relacionadas
-
Ronaldo prega colaboração com Ednaldo na CBF: 'Ele não é meu inimigo e eu não sou inimigo dele'
31/03/2025 -
Paulistas decepcionam na abertura do Brasileirão 2025
31/03/2025 -
Abel se desculpa após bronca na torcida do Palmeiras: 'Nunca esquecerei o que fizeram por mim'
31/03/2025 -
Times que estrearam com o pé direito dominam Seleção FI da 1ª rodada do Brasileirão
31/03/2025