Entre os paulistas, só o Verdão encanta na reta final do Brasileiro
Palmeiras está perto do título, São Paulo fora do G4; Santos longe da Libertadores e Corinthians lá pra baixo
Palmeiras está perto do título, São Paulo fora do G4; Santos longe da Libertadores e Corinthians lá pra baixo
No meio desta semana foi disputada mais uma rodada (a 36ª) do Campeonato Brasileiro 2018. Entre os quatro clubes paulistas que participam dessa competição só o Palmeiras venceu e convenceu. Fez 4 a 0 em cima do limitado América Mineiro, dentro da Allianz Arena, que recebeu 39.929 torcedores, que vibraram do primeiro ao último minuto diante da excelente exibição de seu time.
No primeiro tempo o chamado Coelho de Minas até conseguiu segurar o empate. Mas no segundo período, só deu Verdão. Foi um massacre. Aos 13 minutos Luan abriu a contagem. Aos 3 foi a vez de Willian marcar. Aos 32, Dudu fez o gol mais bonito do jogo e aos 37, o irriquieto Dayverson, concluiu a goleada.
Com essa vitória, o Palmeiras ganhou mais três pontos, manteve sua diferença para o segundo colocado que é o Flamengo em cinco pontos e deu um passo a mais rumo ao título brasileiro da temporada que, em minha opinião, já é seu faz muito tempo (só falta confirmar em números).
PEIXE ESQUECEU DE JOGAR
Paralelamente, o Santos, mesmo em casa, mostrou que esqueceu o bom futebol que vinha jogando sob o comando de Cuca. Dessa vez diante do Botafogo carioca, o time não foi tão envolvente, não criou tantas chances de gol e deixou o gramado ao final da partida amargando um triste empate dentro de seu estádio.
Os gols desse jogo foram marcados por Rodrygo, aos 35 minutos do primeiro tempo e Brenner para o Bota, aos 14 do segundo,. Resultado bastante justo que infelizmente tira o Peixe da luta pela Libertadores.
DERROTAS DO TIMÃO E TRICOLOR
O Corinthians foi outro que se deu mal na quarta-feira. Enfrentou o Atlético PR, em Curitiba, e foi derrotado por 1 a 0, gol de Leo Pereira, aos 17 minutos do primeiro tempo. Futebol exibido pelo time dirigido por Jair Ventura foi pobre, desconexo, sem objetividade. Mereceu perder. O Furacão paranaense merecia até venc er por maior diferença de gols.
Já o São Paulo, que viu o Grêmio perder na quarta feira para o Flamengo no Maracanã e que só precisava de um simples empate diante do Vasco em São Januário nesta quinta feira para ficar isolado na quarta colocação do campeonato, voltou a decepcionar.
Time sem iniciativa, sem inspiração, sem competência ofensiva. Disso se aproveitou o limitado time do Vasco que fez dois gols, um em cada tempo, e somou três pontos importantes ao seu ativo num passo decisivo para escapar da ameaça do rebaixamento.
FORMANDO O G4
Em resumo. O Palmeiras continua lÍder disparado,Flamengo, Inter e Grêmio completam o G4 que vai disputar a Copa Libertadores, enquanto o Tricolor paulistano vai entrar na pré-Liibertadores à partir de fevereiro de 2019.
A verdade é que Aguirre saiu, Jardine assumiu e o São Paulo só dá vexame. É lamentaável !!!
C *U * R * T * A * S
*NO PALMEIRAS que goleou o América-MG, maiores destaques foram Dudu (o melhor em campo), Willian e Deyverson. Em compensação, Borja foi muito mal e acabou substituído por Deyverson que jogou muito mais do que ele.
Outro que correu e se esforçou mas não brilhou foi Lucas Lima. É incrível o que ocorre com esse jogador. No Santos ele era o melhor do time. No Palmeiras não consegue nunca produzir um futebol de alto nível. Também contra o limitado América Mineiro ele foi uma das grandes decepções do time de Felipão.
GOLEIRÃO SALVA
* CASSIO foi o único jogador do Corinthians que realmente brilhou na partida que o Timão disputou em Curitiba contra o Atlético Paranaense. Não fosse ele e o Corinthians teria levado muito mais gols.
No resto do time, ninguém brilhou, nem Jadson, que geralmente é um dos que se salvam dentro da ruindade coletiva do alvinegro paulistano.
Jair Ventura, o técnico, também merece críticas. Seu elenco até é bem limitado mas passa jogo, entra jogo e a postura tática do time continua a mesma. Acho que Jair devia ser demitido no final deste campeonato.
JARDINE NÃO VAI…
* TAMBÉM digo o mesmo em relação a Jardine, que substituiu Diego Aguirre. Ele foi um grande treinador de garotos e ganhou muitos títulos nas fileiras inferiores do São Paulo.Até títulos internacionais.
Mas nas vezes em que dirigiu o São Paulo principal, teve vários equívocos e mostrou que ainda não está pronto para ser o dono do cargo. Dizem que o São Paulo pode contratar Abel Braga, o Abelão. Acho que seria a melhor opção, mesmo porque, é de um treinador com a bagagem e experiência de Abel que o São Paulo precisa. Esse é competente.
* CUCA fez um bom trabalho no Santos. o Peixe estava cambeta e ameaçado de ser rebaixado. Com Cuca, o Santos reagiu, fez bons jogos ganhou muitos pontos. Mas nas últimas partidas tem decepcionado.
Nesse meio de semana o Santos perdeu a chance de ainda disputar uma vaga na Libertadores.
Cuca, por sua vez, tem sério problema coronário e deve fazer uma cirurgia nas próximas semanas. Diretoria do Peixe diz que espera sua recuperação e quer mantê-lo no comando do time em 2019. Nesse caso, considero uma uma excelente opção.
RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO
* TODOS os resultados da antepenúltima rodada do Brasileirão 2018. Internacional 1 x Atlético MG 2, Santos 1 x Botafogo carioca 1, Cruzeiro 3 x Vitória 0, Atlético PR 1 x Corinthians 0, Flamengo 2 x Grêmio 0, Palmeiras 4 x América MG 0, Vasco da Gama 2 x São Paulo 0, Chapecoense 2 x Sport Recife 1, Bahia 2 x Fluminense 0, Ceará 1 x Paraná 0.
Palmeiras é o melhor em tudo. Tem mais vitórias (21), mais gols marcados (60), melhor defesa (24 gols contra), melhor saldo de gols (36). Já o artilheiro do campeonato é Gabigol com 17 gols.
* CONFIRA agora a classificação geral do Brasileirão 2018, série A. Palmeiras é líder com 74 pontos. Flamengo vice com 69. Internacional tem 65. Grêmio e Sâo Paulo, 62. Atlético MG, 56, Atlético PR, 53, Cruzeiro, 52, Botafogo, 48, Santos, 47. Bahia, 46.
Corinthians, 43, Fluminense, 42, Ceará e Vasco, 39, Sport Recife, 38. América MG e Chapecoense, 37, Vitória, 36 e Paraná, 22. Só o Paraná até agora está matematicamente rebaixado. Os demais, como faltam duas rodadas para o final (6 pontos), ainda há chance de uma recuperação.
PRÓXIMOS JOGOS
* COMO disse faltam apenas duas rodadas para o Campeonato Brasileiro de 2018 terminar. No próximo final de semana será disputada a trigésima sétima e, no outro final de semana, a trigésima oitava.
A partir daí vamos saber exatamente quem caiu e quem vai disputar a Copa Libertadores e a Copa Sul Americana no ano que vem. Vamos aos jogos da 37ª rodada. No sábado jogam Santos x Atlético MG, a partir das 20 horas. Será um jogo isolado que interessa aos dois clubes que ainda lutam por vaga na pré Libertadores da América de 2019.
* NESSE jogo vejo equilíbrio absoluto, pois nem Santos, nem Atlético atravessam um bom momento. No domingo jogam Cruzeiro x Flamengo, em BH. Jogo igual. Em Curitiba, o Atlético PR recebe o Ceará. Mesmo em fase ascendente, o Furacão deve passar muito apertado diante do Ceará.
O Vasco da Gama recebe o Palmeiras, em São Januário. Vejo o Verdão como favorito, mas o time cruzmaltino pode surpreender. Em BH o América local encara o Bahia. Jogo igual, mas me parece o Bahia está em melhor fase e pode deixar Belo Horizonte com a vitória.
TÍTULO NO ENGENHÃO ?
* NO RIO, estádio Nilton Santos, o Botafogo enfrenta o Paraná, que já caiu. Alvinegro carioca deve vencer. No Itaquerão, em São Paulo, o Corinthians encara a Chapecoense.. Mesmo em má fase técnica, o Timão tem boa chance de vencer.
Em Porto Alegre o Internacional recebe o Fluminense. Dá Colorado na cabeça. Na segunda feira, as 20 horas, no Morumbi, o São Paulo enfrenta o Sport Recife que tenta se segurar na Série A. É obrigação do Tricolor ganhar sua última partida em casa. Acredito que vai conseguir, porque tem mais time que o adversário.