Entenda como Klopp, Xavi, Mourinho e Thiago Motta podem protagonizar 'rodízio' na Europa
Mourinho afirmou que pretende permanecer na Europa, mas apenas se for oferecido um projeto que lhe agrade
Xavi Hernández, pressionado no Barcelona, pode dar lugar a um brasileiro: o ex-volante Thiago Motta, do Bologna
![Entenda como Klopp, Xavi, Mourinho e Thiago Motta podem protagonizar 'rodízio' na Europa 1 Klopp Xavi Mourinho e Thiago Motta podem fazer rodizio na Europa](https://images.futebolinterior.com.br/2024/01/Klopp-Xavi-Mourinho-e-Thiago-Motta-podem-fazer-rodizio-na-Europa.jpeg)
Campinas, SP, 26 – O Liverpool, que perderá Jurgen Klopp ao término da temporada, não será o único clube europeu que terá mudança em seu comando técnico. Xavi Hernández, pressionado no Barcelona, pode dar lugar a um brasileiro: o ex-volante Thiago Motta, elogiado por seu trabalho no Bologna, da Itália.
Criticado depois de derrotas na Supercopa da Espanha e na Copa do Rei, Xavi vive um ambiente de pressão no Barcelona. Segundo a rádio espanhola Cadena Ser, o presidente Joan Laporta vê Thiago Motta como substituto ideal do treinador espanhol.
NOVO ROSTO?
Ex-jogador de Barcelona, PSG e Inter de Milão, Thiago Motta dirige o Bologna desde setembro de 2022. Sob seu comando, o centenário time da Itália cresceu e chegou a ocupar o quarto lugar na tabela do Campeonato Italiano. Hoje, é o sétimo, com 32 pontos.
Com o brasileiro naturalizado italiano no comando, a equipe da Emília-Romagna conseguiu embalar uma sequência de dez partidas sem perder na liga local.
MOURINHO
Se Klopp ficará sem clube assim que terminar a temporada na Europa, e deseja tirar um ano sabático, isto é, sem trabalhar, José Mourinho está livre no mercado. O português foi demitido pela Roma há dez dias e está desempregado desde então. O time da capital italiana resolveu apostar no ídolo Daniele De Rossi.
Guardiola, sobre Klopp: "Parte de nós também se vai, porque foi nosso maior rival aqui. Admito que vou dormir um pouco melhor. Ele ainda não admite, mas voltará".pic.twitter.com/M3MYP4ECMr
— Leonardo Bertozzi (@lbertozzi) January 26, 2024
Dispensado dos últimos seis clubes em que trabalhou – Chelsea, Real Madrid, Manchester United, Tottenham e Roma -, Mourinho afirmou que pretende permanecer na Europa, mas apenas se for oferecido um projeto que lhe agrade. Ele recebeu proposta do Al Shabab, da Arábia Saudita, e recusou.
Surgiram, na Itália, rumores de que o Napoli estaria interessado no “Special One”. O presidente da equipe napolitana, Aurelio De Laurentiis, porém, descartou prontamente essa possibilidade. “É um grande treinador e é muito simpático, impetuoso, muito importante na história do futebol. No entanto, acredito que o seu futuro será fora de Itália, no Napoli não será certamente”, disse.
Caso queira continuar na Itália, Mourinho terá de esperar até a próxima temporada, já que o regulamento do Campeonato Italiano proíbe que um técnico trabalhe em dois times na mesma edição.