Em 1954, Rei Pelé foi campeão da Liga Bauruense de Futebol
Pelé fez história no Santos, mas também jogou na cidade de Bauru.
Pelé era chamado de Dico no início dos anos 40 na cidade de Três Corações.
Bauru, SP, 29 (AFI) – O Bauru Atlético Clube já foi extinto no futebol. O campo que consagrou os primeiros passos do Rei do Futebol, Edson Arantes do Nascimento, Pelé -falecido neste dia 29 de dezembro com 82 anos -, em meados da década de 50, virou um ponto comercial. Mas a cidade de Bauru se orgulha de ter recebido os primeiros passos do “Atleta do Século”. E nela Pelé ganhou seus primeiros títulos no futebol.
Voltando no tempo, o pequeno Edson, apelidado de “Dico” que nasceu em 1940 na cidade mineira de Três Corações, chegou a Bauru em 1944 junto com o pai, João Ramos do Nascimento, o centroavante artilheiro Dondinho, com sua mãe, dona Celeste, e o irmãos Mária Lucia, com oito meses, e Jair, que tinha dois anos. Recordando que o pai Dondinho, jogou no Vasco de São Lourenço e o apelido, Pelé, surgiu pela admiração do pai pelo jogador Bilé goleiro do Vasco de São Lourenço.
QUASE 150 GOLS NO BAC NUMA TEMPORADA
Mas fato é que Pelé jogou desde cedo em vários times de Bauru:Sete de Setembro, Vai-quem-quer, Canto do Rio, Ameriquinha, São Paulinho de Curuçá. Radiun, BAC. Nestes dois últimos foi campeão da Liga Bauruense de Futebol. Pelé estreou no BAC e no Campeonato da Liga Bauruense o entao! Menino prodígio”, filho de Dondinho, marcou absurdos 148 gols em 33 jogos, média de 4,5 por jogo, e com isso o BAC foi campeão da Liga com antecipação de nada menos que seis rodadas.
NO RADIUN DE BAURU: REGRA PARA PELÉ “NAO IR AO ATAQUE”
Mas Pelé não jogou somente no BAC em sua infância. Segundo o livro “Pelé de Bauru”, do jornalista Luiz Carlos Cordeiro, que buscou resgatar a infância e adolescência vividas por Pelé em Bauru (conforme reportagem da Folha de São Paulo de 23 de agosto de 1997), Pelé tinha aos 14 anos um futebol e era tão superior ao dos garotos de sua idade que a Liga de Futebol Amador de Bauru precisou “inventar” uma nova regra para que o jogador pudesse disputar um campeonato pelo Radiun, local em 1955 e “dar chance” aos outros times.
Segundo os relatos da reportagem, depois do primeiro jogo, em que o Radiun goleou por 10 a 0 o time dos Marianos (8 gols de Pelé), dirigentes da liga teriam determinado que poderia jogar no gol ou na defesa. E, se escolhesse a zaga, não poderia passar do meio-campo, caso contrário seria falta em favor do time adversário. Mesmo jogando na defesa. Mesmo assim, Pelé foi decisivo no título do Radiun.
CRAQUE NO SALAO, 47 GOLS NUM SÓ CAMPEONATO
Segundo a reportagem, o livro revelou que Pelé foi fora de série no futebol de salão (hoje futsal). Em 1954 ele marcou 47 gols no título do Radiun. O livro aponta que na época Pelé torcida para o Corinthians na infância e quase foi para o Bangu, no mesmo período que acertou com o Santos, levado pelo ex-jogador Waldemar de Brito, onde o craque explodiu de vez para o futebol brasileiro mundial, conquistando todo o planeta.
ADMIRAÇÃO POR BAURU
E Pelé tinha admiração pela terra que o trouxe ao futebol: “Em todos os momentos da minha vida esportiva, em várias partes do mundo, nunca me esqueci desta cidade, às vezes colocando-a acima de minha terra natal, Três Corações. Em todas as vezes que fui chamado a dar entrevista, contando os fatos do início da minha carreira, sempre citei Bauru com muito carinho. E dizia a mim mesmo que não poderia morrer sossegado, enquanto não viesse receber o título de cidadão – título concedido em 1962″, disse o Rei Pelé”.
RIVALIDADE, BAC X NORUSCA
Clube fundado em 1919, o Bauru Atlético Clube, jogou treze campeonatos profissionais em São Paulo. Na segunda divisão (atual A2) nos anos de 1948, 1949, 1950, 1951, 1952, 1953, 1954; e na terceira (atual A3): 1963, 1964, 1965, 1966, 1967 e 1968. Neste período o maior rival do BAC era justamente o Noroeste EC, hoje o grande representante de Bauru no futebol profissional, se despedindo do profissional em 1970.
O BAC completou 100 anos em 1º de maio 2019 e segundo o site JC Net, de Bauru, a associação que marcou história bauruense mantém apenas estrutura campestre. o Estádio Lusitana, onde o BAC era mandante, foi demolido e um supermercado foi construído em seu lugar um supermercado.
Confira também:
- Paulista A2: Ponte Preta presta homenagem: "obrigado, Pelé"
- FRANCÊS: Exaltação a Pelé toma conta de jogos na Europa e emociona jogador do Olympique
- Decreto de Bolsonaro declara luto oficial de 3 dias pela morte de Pelé
- Estevam e Oscar lembram as 'despedidas' de Pelé pelo Santos
- 'A quem ama o belo jogo, é o dia que nunca queríamos que viesse', diz Infantino
Noticias Relacionadas
-
Segundona: Rei do Acesso é o novo diretor executivo de futebol América-SAF
29/11/2024 -
Paulistão Série A4: Inter de Bebedouro inicia reforma do gramado do Stamatão
29/11/2024 -
Paulistão Série A2: XV de Piracicaba anunciou zagueiro vice-campeão da Série D
29/11/2024 -
Paulistão Série A2: Ituano não segue com Chico Elias para 2025
29/11/2024