ELIMINATÓRIAS: Colômbia leva virada do Paraguai e vê classificação se complicar
Os Cafeteros saíram na frente com gol de Falcao García, mas Cardozo e Sanabria deram a vitória aos paraguaios
Os Cafeteros saíram na frente com gol de Falcao García, mas Cardozo e Sanabria deram a vitória aos paraguaios
Campinas, SP, 05 (AFI) – A Colômbia estava classificada à Copa do Mundo de 2018, na Rússia, até aos 43 minutos do segundo tempo desta quinta-feira. A partir de então, contudo, a equipe sofreu uma pane, levou dois gols e viu o Paraguai vencer por 2 a 1, no estádio Roberto Meléndez, em Barranquilla, pelas Eliminatórias Sul-Americanas. Se estavam garantidos no Mundial, os colombianos viram a sua classificação se complicar. E os paraguaios, que estavam praticamente eliminados, se mantiveram com chances.
O decepcionante resultado desta quinta-feira deixou a Colômbia com 26 pontos, na quarta colocação, enquanto que o Paraguai está em sétimo com 24. Na próxima terça-feira, porém, os colombianos têm um difícil desafio contra o quinto Peru, fora de casa. Já os paraguaios recebem a lanterna Venezuela.
Depois de empatar as duas últimas partidas, contra Venezuela e Brasil, a Colômbia buscava vencer novamente nesta quinta-feira para se garantir – ou ao menos se aproximar – na Copa do Mundo. E, para isso, contava com suas principais estrelas, James Rodríguez e Falcao García, confirmados como titulares.
Mas a seleção colombiana não teve um bom início. Seus principais jogadores pouco se movimentavam e o ataque era facilmente marcado. A equipe errava especialmente nos passes, perdia muitas bolas e facilitava o trabalho da defesa adversária.
O Paraguai, assim, que tinha em campo o zagueiro Balbuena e o atacante Ángel Romero, do Corinthians, aos poucos acelerou o ritmo e saiu em busca do gol que poderia mantê-lo na briga por uma vaga na Copa. E ele quase saiu aos 19 minutos: Samudio recebeu na esquerda, driblou Cuadrado e cruzou para Derlis González finalizar na trave.
Era o susto que faltava para acordar a seleção colombiana. E, aos 30 e aos 31 minutos, a equipe desperdiçou grandes oportunidades. Primeiro, dentro da área, Cardona driblou o marcador e bateu no canto – o goleiro Antony Silva salvou. E, no lance seguinte, o próprio Cardona cruzou e Zapata desviou com perigo, mas a bola saiu rente à trave.
Foi, contudo, apenas um lampejo de bom futebol no primeiro tempo. A Colômbia até tocava a bola com mais precisão e rondava a área paraguaia, mas os meias erravam o último passe – em um deles, James Rodríguez quase deixou Cuadrado na cara do gol – e o time pouco ameaçou nos minutos finais.
Tudo mudou no segundo tempo. A equipe do técnico José Pekerman, enfim, fez o que dela se esperava e encurralou a seleção paraguaia. Logo aos dois minutos, Cuadrado fez boa jogada pela direita, invadiu a área e chutou firme, no ângulo, para grande defesa de Antony Silva. Na cobrança de escanteio, o então apagado Falcao García cabeceou com perigo – e o goleiro novamente salvou.
A pressão seguia. O técnico Francisco Arce até mudou o time, mas o Paraguai seguia encurralado. Desperto, enfim, Falcao García fez outra boa jogada aos 15 minutos e rolou para Aguilar na meia-lua. O chute foi rasteiro e no canto. E, novamente, Antony Silva salvou.
Se o nervosismo avançava com o passar dos minutos, o ritmo diminuía e o jogo se tornava mais difícil, a Colômbia viu seu principal atacante brilhar aos 33 minutos: Falcao García recebeu belo passe de Yimmi Chará e, sozinho, frente a Antony Silva, deu um leve toque por cobertura e colocou a equipe em vantagem.
Mas, já aos 43 minutos, quando os torcedores colombianos celebravam a classificação à Copa do Mundo, Ospina saiu mal após cobrança de falta e a bola caiu nos pés de Sanabria. O chute resvalou na zaga e sobrou novamente, agora para Oscar Cardozo bater no canto e empatar.
O jogo, então, se tornou alucinante. A Colômbia teve grande oportunidade aos 46 minutos, quando Antony Silva saiu mal e a bola sobrou para Santiago Arias. Com dois colombianos ao lado e sem goleiro, ele chutou no zagueiro e desperdiçou chance inacreditável. E o castigo foi imediato. No lance seguinte, novamente Ospina rebateu cruzamento nos pés de Sanabria, que desviou para o gol, garantiu o triunfo e manteve o Paraguai com chances de chegar à Copa.