Eliminatórias: Brasil vence, mas não convence
É paradoxal, mas Seleção ganha todos seus jogos e não convence
Tite, cada vez mais, insiste em privilegiar a defesa e ignorar o ataque
Campinas, SP, 9 (AFI) – Pode parecer um contra-senso dizer que a Seleção Brasileira de Futebol ganha todos os jogos que disputa, mas não convence. Mas a verdade é que seu futebol é feio, retrancado, e tecnicamente de má qualidade.
Tudo por culpa do técnico Tite, que, cada vez mais, insiste em privilegiar a defesa e ignorar o ataque. Como os adversários são na maioria bem inferiores ao Brasil, as vitórias acontecem e o ataque brasileiro até faz mais de um gol em seus jogos.
Mas quem gosta de futebol bem jogado, com procura incessante ao gol e com jogadas trabalhadas para vencer a linha defensiva do inimigo, a Seleção Brasileira é um fiasco.
TITE COM POUCOS GOLS
Tite realiza na seleção o mesmo trabalho que fez no Corinthians ,quando ganhava a maioria dos jogos pela contagem mínima e tinha quase todos os seus jogadores mais preocupados em defender do que em atacar.
Na última Copa, por sinal, foi exatamente isso que vimos nossa seleção fazer e o resultado final todo mundo conhece. A seleção foi desclassificada antes das semifinais e seu futebol foi muito criticado por toda a imprensa esportiva mundial.
FRUSTRAÇÃO TOTAL
Diante do que aconteceu naquele Mundial, a expectativa era a de que o técnico de nossa seleção evoluísse e procurasse um esquema menos defensivo para jogar. A esperança é que ela voltasse a jogar como no passado, muito mais em função de um futebol técnico e bem jogado do que retrancado e com poucas chances de gol.
Pior é que nestas Eliminatórias Tite aumentou ainda mais sua preocupação defensiva. Por isso, no último jogo a maioria da crônica esportiva internacional destacou em manchete “Brasil vence, mas não convence”.
De fato. Na última quinta-feira, o Brasil esteve tão mal que deixou a Venezuela fazer o primeiro gol da partida e só no final do segundo tempo conseguiu empatar e vencer a partida. Foi um autêntico vexame em termos técnicos e táticos.
A Seleção até correu muito, mas pouco criou durante os pouco mais de noventa minutos do jogo em Caracas. Jogo que terminou 3 a 1 para o time verde e amarelo, mas não empolgou.
POUCA INSPIRAÇÃO
Em razão de tudo isso é que prevejo para este domingo, outra exibição pouco inspirada da equipe brasileira. O jogo será contra a Colômbia, às 18 horas, em Bogotá, capital daquele país. Neste momento o Brasil lidera fácil as Eliminatórias Sul Americanas com 27 pontos ganhos em 9 jogos disputados.
A Colômbia, ao contrário, não faz campanha tão boa e é a quinta colocada no torneio com 14 pontos ganhos. Como o jogo será na casa do adversário, o Brasil certamente terá um pouco mais de dificuldade para vencer mas, se prevalecer a lógica, a equipe de Tite chegará ao final da partida com os três pontos na bagagem.
MELHORES NÚMEROS
Neste caso chegará a 30 pontos em dez jogos. Invicto, com a defesa menos vazada (sofreu apenas 3 gols) e o melhor ataque (marcou 22 gols). O melhor saldo de gols também é brasileiro (19 gols).
Lembro ainda que o Brasil tem a seleção com maior número de vitórias (9) e já pode comemorar mais uma classificação para a Copa do Mundo, que em 2022 será no Catar em novembro de 2022.
OUTROS JOGOS
Além de Colômbia e Brasil, ainda jogarão neste domingo pelas Eliminatórias Bolívia x Peru, em La Paz, às 17 horas. Venezuela x Equador, às 17h30 em Caracas. Argentina x Uruguai (um dos maiores clássicos do futebol mundial) às 20h30 em Buenos Aires.
E Chile x Paraguai, em Santiago, às 21 horas. Nos jogos acima, Peru, Equador, Argentina e Chile são favoritos.
Encerrada esta rodada, haverá mais uma na próxima quinta feira, dia 14 de outubro, com cinco jogos. Às 17 horas, Bolívia x Paraguai, em La Paz. Às 18 horas, Colômbia x Equador, em Bogotá. Em Buenos Aires, às 20h30, Argentina x Peru. Às 21 horas, em Santiago, Chile x Venezuela.
BRASIL EM MANAUS
Já Brasil e Uruguai vão jogar em Manaus, Amazônia, a partir das 21h30 (outro clássico do futebol sul-americano). Brasil favorito. A atual classificação das Eliminatórias é a seguinte.
Brasil é líder isolado e invicto com 27 pontos ganhos. Argentina é vice com 19. Equador e Uruguai estão com 16 pontos no seu ativo. Colômbia é a quinta colocada com 14. Paraguai tem 12. Peru, 11. Chile, 7. Bolívia, 6 e Venezuela, 4.
Encerrada essa rodada vão faltar apenas mais seis para que essas Eliminatórias terminem.
Confira também:
- Neymar diz que Copa do Mundo de 2022 pode ser a última da sua carreira
- Tite não divulga a escalação contra a Colômbia, mas garante Neymar em campo
- Douglas Luiz chega a Barranquilla e seleção fica completa para encarar a Colômbia
- ELIMINATÓRIAS: Clássico entre Argentina e Uruguai, Brasil tentando manter o 100% e Chile em situação delicada
Noticias Relacionadas
-
Blog do Ari - Ponte Preta, agora, precisa um ponto por jogo
23/10/2024 -
Sérgio Carvalho: São Paulo pega Vasco para colar no Flamengo
16/10/2024 -
Blog do Ari - Vice-líder em 2023, Guarani derrapa na lanterna
29/09/2024 -
Sérgio Carvalho - Clássico paulista no Mané Garrincha
27/09/2024