ELIMINATÓRIAS: Arrascaeta marca 2, estreante brilha e Uruguai reage com vitória sobre Bolívia

Com uma vitória por 4 a 2, seleção Celeste faz grande jogo e convence após sequência ruim

Gols da Bolívia foram marcados pelo atacante do Cruzeiro Marcelo Moreno

Arrascaeta Uruguai x Bolivia e1643765703626
Arrascaeta fez um gol para o Uruguai. Foto: Conmebol

Campinas, SP, 05 – Em noite de Arrascaeta e do estreante Álvarez Martínez, a seleção do Uruguai enfim reagiu nas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2022. O time uruguaio derrotou a Bolívia por 4 a 2, em Montevidéu, neste domingo, e se manteve dos primeiros colocados da tabela. Os gols bolivianos foram marcados por Marcelo Moreno.

A vitória empolgou os torcedores presentes no estádio Campeón del Siglo porque veio com grande atuação, apesar dos desfalques de peso – Cavani e Suárez estão machucados – e com apostas certeiras do técnico Óscar Tabárez. A melhor delas foi o jovem Agustín Álvarez Martínez. O estreante, de apenas 20 anos, fez bela apresentação, com direito a gol e belos lances no ataque. Arrascaeta, do Flamengo, também foi decisivo. Marcou dois gols, um deles de pênalti.

Com a vitória, na partida atrasada da sexta rodada, a seleção uruguaia chegou aos 12 pontos, na quarta colocação, dentro da zona de classificação para o Mundial do Catar. A Bolívia, por sua vez, soma apenas seis e pode terminar a rodada na penúltima colocação da tabela.

Na sequência desta rodada tripla das Eliminatórias, já pela 10ª rodada, o Uruguai vai receber o Equador, enquanto a Bolívia vai visitar a Argentina, ambos os jogos na quinta-feira.

O JOGO

Longe de empolgar a sua torcida nestas Eliminatórias, o Uruguai entrou em campo neste domingo preocupado com o seu histórico recente. Vinha de quatro jogos sem vitória na competição. Para piorar, não tinha seus dois principais atacantes.

Mas, com o apoio da torcida, fez uma bela exibição no primeiro tempo, o seu melhor nestas Eliminatórias até agora. Foram dois gols, nove finalizações (contra apenas uma da Bolívia) e um belo ritmo de jogo, que não deixou os bolivianos respirarem.

Arrascaeta, Valverde e Álvarez Martínez eram os motores da equipe, que abriu o placar aos 14 minutos. Em rápido contra-ataque, Brian Rodríguez disparou pela esquerda, entrou na área e cruzou rasteiro. A zaga boliviana passou batida e bola parou nos pés de Arrascaeta, que não perdoou.

Estreante do dia, Martínez quase ampliou aos 20. Dez minutos depois, Valverde bateu falta direto, enganando a defesa boliviana, e venceu o goleiro Lampe: 2 a 0. Antes do intervalo, Martínez esteve perto de anotar o terceiro dos anfitriões ao acertar a trave. No segundo tempo, ele só precisou de poucos segundos para deixar a sua marca. Após cruzamento de Piquerez, jogador do Palmeiras, Martínez completou para as redes.

Quase abatido em campo, o time boliviano ganhou certa esperança de reagir quando Marcelo Moreno, do Cruzeiro, descontou aos 13 minutos. Porém, Arrascaeta voltou à carga ao converter penalidade aos 21. A Bolívia, novamente com Moreno, chegou ao segundo gol aos 38, em penalidade lentamente revisada pelo VAR. Mas já era tarde demais para esboçar reação diante do domínio uruguaio.

CONFIRA OS JOGOS DA RODADA NAS ELIMINATÓRIAS DA AMÉRICA DO SUL:

FINALIZADO
unnamed file 1651
Paraguai
1 1
unnamed file 1684
Colômbia
FINALIZADO
unnamed file 1645
Uruguai
4 2
unnamed file 1685
Bolívia
FINALIZADO
unnamed file 1683
Equador
0 0
unnamed file 1647
Chile
PARALISADO
unnamed file 1648
Brasil
0 0
unnamed file 1649
Argentina

Confira também: