Elenco o Brasil tem. Problema da Seleção é o nosso técnico !

Ele (Tite) é que não evolui. É exageradamente preocupado em utilizar um esquema defensivo que, na maioria das vezes, impede a Seleção de jogar o que pode diante da maioria de seus adversários

Dando uma olhada geral nesta relação, chegamos à clara conclusão de que o que não faltam são bons jogadores para Tite montar um grande time

Tite exalta versatilidade dos zagueiros Ibañez e Bremer, surpresas da convocação
Tite e sua filosofia de trabalho. Foto: Reprodução/Sportv

Campinas, SP, 10 (AFI) – Esperei um dia depois da última convocação da Seleção Brasileira, para poder analisar com calma a convocação feita pelo técnico Tite e fazer uma análise mais objetiva em cima dos nomes anunciados pelo treinador brasileiro. Dando uma olhada geral nesta relação, chegamos à clara conclusão de que o que não faltam são bons jogadores para Tite montar um grande time. O problema, na realidade, é o próprio treinador.

Ele é que não evolui. É exageradamente preocupado em utilizar um esquema defensivo que, na maioria das vezes, impede a Seleção de jogar o que pode diante da maioria de seus adversários. Lembro-me que na última Copa (da Rússia),Tite chegou a exigir que um centroavante (Gabriel Jesus) desse cobertura ao lateral quando o Brasil atacava.

Um erro crasso do treinador, porque, centro- avante deve ficar lá na frente, para aproveitar as chances que surgirem para fazer gols. Recuá-lo ao ponto de transformá-lo num verdadeiro zagueiro é o que não é admissível. Mas Tite tem essas coisas. Ele ainda insiste nesse erro faz tempo e, se não mudar de postura, o Brasil pode nem chegar à fase decisiva da Copa.

ANÁLISE DO LISTÃO

Mas vamos à análise do listão divulgado pelo treinador brasileiro na tarde da última quinta-feira.

Goleiros – Alisson, Ederson e Weverton. Nada a contestar. São grandes goleiros e têm capacidade para defender nossa seleção em qualquer momento.

Zagueiros de área – Bremer, Militão, Roger Ibanez, Marquinhos e Thiago Silva. Bremer e Ibanez são as novidades. Tite disse que pretende testá-los. Mas então que os escale, porque, normalmente, não tem coragem de colocá-los em campo.
De qualquer maneira, como sabemos que o miolo de zaga terá Thiago Silva e Marquinhos e que MIlitão será o reserva imediato da dupla, essa “experiência” de Tite não dá para preocupar. Acho até que nenhum dos dois será lembrado na convocação verdadeira para a Copa do Mundo.

Nas laterais foram chamados Alex Sandro, Alex Telles e Danilo. Já os conhecemos. Todos têm qualidade para jogar na Seleção. Fiquei feliz com a não convocação de Daniel Alves. O cara está velho e não tem mais condições de defender a seleção. Melhor mesmo é deixá-lo de fora. E lamento a séria contusão do lateral esquerdo Arana, do Atlético MG. Esse sim vai fazer falta.

Meio campistas – Bruno Guimarães, Casemiro, Everton Ribeiro, Fabinho, Fred e Lucas Paquetá. Gostei muito da convocação de Everton Ribeiro, do Flamengo. Ele é muito melhor que o Philippe Coutinho, que já foi testado e não vingou. Everton tem futebol para ir à Copa.

Ainda assim, se era pra fazer teste, acho que Danilo e Gustavo Scarpa deveriam ter sido chamados porque atravessam fase excepcional. Não convocá-los, mesmo que para testá-los, foi um erro grave  do treinador. E mais: Fred é reserva do Manchester United e está em péssima fase técnica. Não merecia ser chamado.

Atacantes – Antony, Pedro, Matheus Cunha, Neymar, Raphinha, Richarlyson, Rodrigo, Vinicius Júnior e Firmino. Destes, eu não convocaria Firmino, que já foi chamado uma porção de vezes e nunca mostrou que poderia ser titular.
Também tenho dúvidas quanto a qualidade de Matheus Cunha. Acho que Gabigol é melhor que os dois. Mas devo bater palmas para a convocação de Pedro, que está numa forma exuberante. Também gostei da chamada de Rodrigo, do Real Madrid. Esse garoto joga em qualquer posição do ataque e é um artilheiro nato. Vai ser muito útil na Copa.

SEM JESUS

Certamente vocês se surpreenderam com a não convocação de Gabriel Jesus que está “voando” na Europa. Mas Tite explicou que ele “já conhece as qualidades deste jogador” e deixou no ar a ideia de que, na relação final de convocados para a Copa, Gabriel Jesus estará presente.

De Daniel Alves eu já falei. Está em final de carreira e não merece ser chamado. Gabigol, ao contrário, está jogando demais no Flamengo. A dupla que faz com Pedro é imarcável. Juntos na seleção poderiam fazer misérias. Infelizmente parece que TIte não gosta do Gabigol. Vai fazer o que? 

Dudu do Palmeiras, também está jogando muito. Merecia uma chance. Mas Tite já provou que não gosta dele. Sobre Danilo e Scarpa eu já falei acima. Deviam ser chamados e mereciam ir à Copa. Mas certamente vão continuar esquecidos por Tite.

Os jogos amistosos da seleção na Europa serão disputados dias 23 de agosto, sexta-feira, contra Gana, às 15h30 e dia 27, às 15h30, contra a Tunísia. Os dois jogos serão disputados em território francês. Dia 7 de novembro Tite faz a convocação oficial para a Copa do Catar


Confira também: