Eleições: Ex-jogadores e figuras do esporte se lançam para cargos públicos; veja quem ganhou

Nomes como Marcos Braz, Bebeto e Léo Medeiros tentaram carreira na política nestas eleições municipais

No último domingo (6), eleitores brasileiros foram às urnas para escolher prefeitos e vereadores em 5.569 municípios no país

Eleições: Ex-jogadores e figuras do esporte se lançam para cargos públicos; veja quem ganhou (Foto: Divulgação/Bebeto)
Eleições: Ex-jogadores e figuras do esporte se lançam para cargos públicos; veja quem ganhou (Foto: Divulgação/Bebeto)

Campinas, SP, 07 (AFI) – No último domingo (6) de eleições, brasileiros foram às urnas para escolher prefeitos e vereadores em 5.569 municípios no país. Disputando diferentes cargos públicos, figuras ligadas ao esporte marcaram presença nos pleitos, com maior destaque para o ex-jogador e campeão mundial Bebeto, assim como o vice-presidente do Flamengo, Marcos Braz.

Disputando pelo Rio de Janeiro, Marcos Braz (PL) recebeu 8.151 votos, mas não conseguiu ser reeleito como vereador. Ainda envolvendo Flamengo, o ex-diretor do clube, Cacau Cotta (MDB), teve 3.638 votos e também não conquistou a cadeira na câmara municipal. Bebeto e Ronaldo Faria, irmão do senador Romário, ficaram pelo caminho também.

Ex-jogadores e figuras do esporte se lançam para cargos públicos; veja quem ganhou (Foto: Divulgação/Bebeto)
Eleições: Ex-jogadores e figuras do esporte se lançam para cargos públicos; veja quem ganhou (Foto: Divulgação/Bebeto)

ELEIÇÕES MOVIMENTA EX-JOGADORES PELO BRASIL

No interior de Minas Gerais, o ex-Flamengo Léo Medeiros foi eleito como prefeito da cidade de Recreio, na Zona da Mata mineira. Ao longo da carreira, o profissional passou por clubes como Cruzeiro, Bahia e Athletico-PR. O ex-atleta de 43 anos é do PT e bateu Dilson Coimbra, do Republicanos, nas urnas.

As eleições também movimentaram cidades de São Paulo. O treinador Adriano Piemonte, que trabalhou no Paulistão A4 pelo Jabaquara neste ano, foi eleito vereador em Santos. O presidente da Liga Jundiaiense de Futebol, Joaci Ferreira, conquistou uma vaga como suplente.

Em Curitiba, o ex-jogador Renan Ceschin, que atuou por Coritiba e Paraná Clube, foi um dos 38 vereadores garantidos para a câmara em 2025. Pelo Podemos, ele alcançou 5.826 votos.

Em Belo Horizonte, Roberto Gaúcho também tentou candidatura para o cargo de vereador, mas não foi feliz. Assim como Claiton Capitão do Esporte e Uh Fabiano, em Porto Alegre. Beijoca do Bahia e João Marcelo não receberam votos suficientes em Salvador e ficaram pelo caminho.

OUTROS ESPORTES

Além do futebol, outros esportes estiveram presentes na festa da democracia brasileira. Nome conhecido no Jiu-Jitsu, Ralph Gracie (PRD) recebeu 1.422 votos e não conseguiu a eleição. A ex-jogadora de basquete Kelly e Tandara, do vôlei, também não conquistaram uma cadeira na Casa.

Para a prefeitura de São Paulo, o ex-cronista esportivo e narrador José Luiz Datena foi o candidato do PSDB para a disputa. Com poucos votos, Datena protagonizou a cena da ‘cadeirada’ em um dos debates, mas não conseguiu ser eleito na capital paulista.

Confira também: