Eduardo Baptista revela sentimento especial em enfrentar o pai: "É meu ídolo"

Família vai estar dividida no próximo sábado, quando Ponte Preta e Novorizontino se enfrentam pela Série B

nelsinho eduardo credito divulgacao novorizontino
Nelsinho Baptista e Eduardo Baptista se enfrentam no sábado (Foto: Divulgação/Novorizontino)

Novo Horizonte, SP, 13 (AFI) – O jogo entre Ponte Preta e Novorizontino no próximo sábado, em Campinas, pela Série B do Brasileiro, será especial para a família Baptista. É a primeira vez que pai e filho se enfrentam.

Treinador do Novorizontino, Eduardo Baptista não escondeu a felicidade em poder medir forças com Nelsinho, que assumiu o comando da Ponte Preta há duas semanas.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

“Para mim é bastante especial. Você estar lado a lado em um campo de jogo, onde eu cresci e admirando meu pai sempre, como jogador e treinador. Para mim vai além do jogo, é algo que vai ficar para sempre. É meu ídolo e é saber aproveitar esse momento. O Nelsinho não é qualquer treinador, é um cara que tem uma leitura de jogo fantástica, muda o jogo muito rápido dentro da partida, então a preparação tem que ser maior que o normal. Será um dia muito especial para mim, de dever cumprido, de estar ao lado do seu ídolo e no mesmo patamar”, destacou.

Em uma das quatro passagens anteriores de Nelsinho Baptista pela Ponte Preta, Eduardo Baptista recebeu a oportunidade de ingressar a comissão técnica como preparador físico. Foram 10 anos de parceria, passando por São Paulo, Goiás, Flamengo, São Caetano, Nagoya Grampus-JAP, Santos, Corinthians, Sport e Kashiwa Reysol-JAP. Até que, em 2011, Eduardo Baptista resolveu “deixar” o pai no Japão e retornar ao Brasil para trilhar seu próprio caminho.

“Trabalhamos juntos por 10 anos, estamos há um tempo separados, mas sempre conversando. Cada um tem a sua ideia, mas uma coisa em comum no trabalho dos dois, e eu procurei me espelhar nisso, é a organização de como você trabalha, organização do dia a dia. Esse é o grande ensinamento que herdei do meu pai”, comentou Eduardo Baptista.

CADA UM NA SUA

Acostumados a trocarem ideias quase que diariamente, pai e filho tiveram uma semana diferente e de pouco contato, como revelou Eduardo Baptista.

“A gente se conversou pouco essa semana. É o Eduardo, é o Nelsinho, mas envolve Ponte Preta e Novorizontino. Cada um vai procurar fazer o melhor possível para seu lado. Para mim é muito especial, mas cada um vai defender o seu dentro de campo. Depois do jogo infelizmente temos que seguir para Novo Horizonte, mas com certeza uma ligação entre a gente vai acontecer e vamos conversar sobre tudo o que aconteceu”, disse.

Embora tenha o trabalho mais consolidado – está no Novorizontino desde novembro de 2022, enquanto Nelsinho assumiu a Ponte há duas semanas -, Eduardo Baptista acredita que o pai “sai na frente” da disputa.

“Acho que o mestre sai sempre na frente. Eu procuro respeitar bastante isso. O Nelsinho para mim é um dos grandes treinadores do futebol brasileiro. Por decisão dele, construiu boa parte da sua carreira no Japão, onde foi muito vitorioso, mas é um grande nome. É um treinador muito competente, são poucos treinadores que conseguem alterar a equipe dentro do jogo de uma maneira simples. Admiro isso nele e procuro me espelhar. Vai ser um jogo que para nossa família vai ficar para a história e esperamos fazer o melhor jogo possível”, completou.

Ponte Preta e Novorizontino se enfrentam a partir das 17 horas deste sábado, no Estádio Moisés Lucarelli, pela 10ª rodada da Série B do Brasileiro.

Confira também: