Paulista A2: Eduardo Baptista traça Novorizontino 'Vamos montar um time forte'
''Temos que montar um time visando a Série A2, mas também com um olhar para a Série B.'' - disse o treinador
Eduardo Baptista mantém pés no chão e diz que não pretende montar dois elencos diferentes para a Série A2 e para a Série B no Novorizontino
Novo Horizonte, SP, 18 (AFI) – Rebaixado para o Campeonato Paulista da Série A2 na última temporada, o Novorizontino sofreu, mas conseguiu se manter na Série B do Campeonato Brasileiro e terá mais tranquilidade em seu planejamento para 2023 que já foi iniciado com o anúncio de Eduardo Baptista para seu comando técnico.
O treinador esteve em contato na tarde desta sexta-feira (18) com o Portal Futebol Interior, onde concedeu entrevista exclusiva e traçou o planejamento do clube para a temporada.
FALA, EDUARDO BAPTISTA!
”A expectativa para a Série A2 é grande e o projeto em si é muito legal. O que o pessoal de Novo Horizonte me apresentou é muito interessante. Temos que montar um time visando a Série A2, mas também com um olhar para a Série B. Não vai ter uma transição entre um campeonato e outro pra poder contratar por questões de janela, mas minha expectativa é muito grande.
Eu sempre assisti a A2, gosto de assistir, mas nunca tive um olhar crítico, sempre como torcedor, agora baixei alguns vídeos e estou tentando entender a competição para podermos montar um time que consiga fazer uma casca na Série A2 e subir para entrar em uma Série B forte.” – disse o treinador.
GESTÃO DE ELENCO
Disputando a Série B do Campeonato Brasileiro, assim como a Ponte Preta, torcedores de ambos os clubes se perguntavam sobre a possibilidade da montagem de dois elencos na temporada, um para cada competição, mas Eduardo Baptista foi claro ao demonstrar que não compactua com este pensamento.
”Você não vai conseguir. Se você ficar pensando que tem que montar um elenco para a Série A2, e acabando a A2 você monta outro para a Série B, não vai dar certo. Há uma semana do início da Série B, se eu não me engano, se encerram as inscrições, a janela fecha, então se a gente conseguir montar um time bom já é excelente. A dificuldade de montar um time é grande, quanto mais dois times. O que eu vejo é que eu conheço bem a Série B e todos os dias tenho visto um pouco da Série A2. Vi a semifinal, vi Portuguesa, Rio Claro, São Bento e fiz um paralelo entre as duas competições.
A Série B tem um nível de qualidade um pouco melhor, mas a maneira de jogar e a filosofia implantada é a mesma da Série A2, então os modelos de jogo propostos são muito parecidos. O que eu quero dizer com isso é que a gente consegue montar um time forte para a A2, fazer uma casca forte com esse time, conseguir o acesso, até mesmo um possível título, e entrar com esse time para a Série B.” – declarou.
FAVORITISMO DO NOVORIZONTINO
Recém rebaixados para a Série A2 do Estadual, Novorizontino e Ponte Preta chegam ao torneio como favoritos tendo em vista seu ranking em campeonatos nacionais, mas para Eduardo Baptista, ser o melhor no papel não é tudo e listou clubes do interior que podem surpreender.
”No papel a expectativa de todos é que Ponte Preta e Novorizontino são os favoritos ao acesso, e não tem como o Novorizontino fugir dessa responsabilidade, mas é importante entender que é um campeonato extremamente difícil e que nós temos que trabalhar muito. Eu acompanho times muito fortes e que são acostumados a jogar a A2, como o XV de Piracicaba, que vem de título da Copa Paulista, o Oeste, o Comercial que subiu e fez uma A3 muito forte, além de outros times do interior muito interessantes.
Talvez as pessoas coloquem Ponte e Novorizontino como os favoritos, mas dentro do campo as coisas são complicadas, até porque não são pontos corridos na competição inteira, é só até certo ponto e depois disso é mata-mata e as coisas se igualam muito. Houve uma mudança no regulamento, e na próxima temporada o time da melhor campanha não avança com empate no mata-mata, será nos pênaltis, então você iguala ainda mais a competição. No geral é um campeonato muito difícil e cabe a nós e aos jogadores jogarmos da maneira que o campeonato pede.” – disse.
CAMPEÃO DA COPA SP
Na época em que ainda era jogador profissional de futebol, Eduardo Baptista foi jogador da Juventus da Mooca, clube este que também disputa a Série A2 do Campeonato Paulista, e comentou sua expectativa para enfrentar o ex-clube.
”O Juventus é um clube que tenho um carinho muito grande. Meu pai trabalhou lá por muito tempo, então será muito legal enfrenta-los na Série A2.” – finalizou o técnico do Novorizontino.
PAULISTA A2
O Campeonato Paulista da Série A2 tem previsão de início para o dia 15 de janeiro de 2023, e a tabela com as datas, horários e locais dos confrontos foram divulgados na última quinta-feira (16). O Novorizontino estreia fora de casa contra a Portuguesa Santista no dia 15 de janeiro.
Confira também:
- Ponte Preta recebe elogios da FPF para a estrutura da base
- Paulista A3: Fábio Toth, do Desportivo Brasil, espera estadual 'mais difícil dos últimos anos'
- Paulista A2: Oeste anuncia zagueiro Thiago Silva como quarto reforço
- Paulista A2: Sem técnico há 2 meses, Juventus anuncia Gerente de Futebol
- Paulista A2: Luciano Dias diz que antiga gestão do Taubaté "dificultou" o trabalho