Dorival Jr surpreende e recoloca o São Paulo nos trilhos
Até agora, Dorival já disputou dez jogos e não perdeu nenhum. Tem 73 por cento de aproveitamento com seis vitórias e quatro empates, nenhuma derrota
O técnico sãopaulino une os jogadores ao seu redor e consegue tirar o máximo de cada um, que foi dispensado do Flamengo injustamente
Campinas, SP, 25 (AFI) – À princípio, poucos esperavam muita coisa de Dorival Júnior quando ele assumiu o comando técnico do São Paulo. O tricolor vinha mal nas mãos de Rogério Ceni, era criticado pela grande imprensa que considerava seu elenco frágil e sem qualidade, e parecia fadado a fazer péssimas campanhas em todos os torneios que disputasse neste ano, não só aqueles organizados pela CBF, mas também aqueles que são organizados pela Conmebol.
Dorival assumiu sem ter a chance de pelo menos comandar um treinamento com bola do elenco tricolor. O São Paulo vinha de uma derrota diante do Botafogo carioca, e a previsão da maioria era a de que além de não ganhar nenhum título neste ano, o clube do Morumbi era candidato sério ao rebaixamento no Brasileirão de 2023. Ledo engano.
DORIVAL SEGUE INVICTO
Até agora, Dorival já disputou dez jogos e não perdeu nenhum. Tem 73 por cento de aproveitamento com seis vitórias e quatro empates, nenhuma derrota, 16 gols marcados e apenas 4 sofridos. Nestes dez jogos, o São Paulo chegou a ficar sete sem tomar gols e teve média de 59 por cento de posse de bola (ou até mais) nos jogos que disputou.
Isso tudo vem provar que Dorival Júnior é hoje um dos mais competentes treinadores do futebol brasileiro, que une os jogadores ao seu redor e consegue tirar o máximo de cada um, que foi dispensado do Flamengo injustamente e que é muitas vezes melhor do que Rogério Ceni, que, com o mesmo elenco, não conseguiu fazer o que ele tem feito desde que substituiu o chamado Mito tricolor no comando técnico do São Paulo.
NÃO ERA PIOR ELENCO ?
E tem mais. A imprensa garantia que o São Paulo tinha o pior elenco do futebol brasileiro. Com Dorival, os mesmos jogadores estão mostrando sua competência e até já começam a preocupar seus adversários com sua forma objetiva e eficiente de atuar dentro e fora do Morumbi.
Neste momento, por sinal, o São Paulo é um dos oito melhores times do Brasileiro, está praticamente classificado para a próxima fase da Copa Sul-Americana e tem tudo para chegar às oitavas de final da Copa do Brasil se vencer o Sport Recife nesta semana no Morumbi (no jogo de ida já venceu o time pernambucano que estava invicto a dezessete jogos por 2 a 0, também sob o comando de Dorival).
Ou seja: bastou trocar de técnico e o São Paulo passou de um time fraco e ameaçado pelo rebaixamento, a sério candidato a ganhar ao menos um título importante na atual temporada.
DORIVAL NÃO GANHOU REFORÇO
Ainda sobre o trabalho de Dorival Júnior. Ele recuperou o São Paulo sem precisar de nenhum reforço. (algo que Rogério Ceni pedia todas as semanas). Como o calendário do futebol brasileiro é muito desgastante, Dorival tem mostrado que sabe utilizar seus atletas sem levá-los ao completo desgaste físico.
No jogo diante do Puerto Cabello, na Venezuela, por exemplo, escalou vários garotos do sub-20 e quase todos deram uma resposta positiva. Além disso, o São Paulo melhorou sobremaneira seu sistema defensivo, não só pelo posicionamento inteligente de seus zagueiros, mas também pela excelente forma do goleiro Rafael, que depois de Ceni, foi o único que conseguiu dar segurança ao gol tricolor.
Tanto que, quando a zaga falha, ele está sempre lá debaixo dos três paus para fazer um de seus milagres. Apesar de seu pouco tempo como titular do time, Rafael já é hoje um dos jogadores mais aplaudidos pela exigente torcida tricolor. E para terminar: a delegação tricolor chega nesta quinta- feira ao Brasil depois do jogo na Venezuela. Os jogadores descansam nesta quinta e voltam a trabalhar na sexta. Próximo jogo será sábado às 21 horas, no Morumbi, contra o Goiás. O jogo será válido pelo Campeonato Brasileiro de 2023.