Dois super clássicos agitam as semifinais do Paulistão
Domingo o Palmeiras recebe o São Paulo no Allianz Arena e na segunda-feira o Santos pega o Corinthians no Pacaembu
Domingo o Palmeiras recebe o São Paulo no Allianz Arena e na segunda-feira o Santos pega o Corinthians no Pacaembu
Palmeiras ou São Paulo, Santos ou Corinthians?
Os quatro grandes clubes do futebol paulista disputam nas próximas horas dois clássicos de tirar o fôlego. Já no domingo, a partir das 16 horas, o Palmeiras recebe o São Paulo na Allianz Arena.
Na segunda feira, às 20 horas, será a vez do Corinthians encarar o Santos no Pacaembu. Os dois clássicos vão definir quais serão os dois clubes que decidirão o título do Paulistão 2019 nos próximos finais de semana.
Nos jogos de ida só o Corinthians foi capaz de vencer. Fez 2 a 1 no Santos e passou a depender de um simples empate no jogo desta segunda feira para garantir sua vaga em mais uma final do mais importante campeonato estadual de futebol do País.
BEM IGUAIS
Palmeiras e São Paulo empataram sem gols no Morumbi. Como consequência, para chegar as
finais do Paulistão um deles vai precisar vencer o jogo deste domingo, na moderna Arena palmeirense para ter o privilégio de disputar mais um título estadual.
Pelo que pudemos ver no clássico do Morumbi, São Paulo e Palmeiras estão nesse momento num patamar tático e técnico de igualdade.
Isso ficou patente no jogo do Morumbi onde os garotos lançados por Vagner Mancini deram imenso trabalho ao time dirigido por Luiz Felipe Scolari, o Felipão.
NEM TABU CONTA
Nem o fato do Palmeiras ter um tabu de dez anos sem perder para o São Paulo no Campeonato Paulista influiu sobre o lado psicológico dos dois times naquela partida. A tendência, por isso mesmo, é que as duas equipes entrem em campo neste domingo com a mesma confiança do último confronto.
Em razão disso, as chances de vitória nessa decisão me parecem iguais. Tanto o Verdão pode vencer como o São Paulo pode chegar a vitória.
TIMÃO EM VANTAGEM
No clássico de segunda feira, no entanto, me parece que o Corinthians conseguiu o que queria. Ao vencer por 2 a 1 a partida de ida, o time de Fabio Carille atingiu seu maior objetivo: chegar ao jogo de volta com a vantagem de até poder empatar.
Como o esquema de Carille privilegia a defesa, vai ser fácil para os jogadores corintianos cumprirem o que seu treinador pede. Vão marcar duro a partir da intermediaria do campo e deixar o mínimo de espaços para o rápido ataque santista trabalhar.
PEIXE DESARRUMADO
No jogo de ida entre Santos e Corinthians vi o time do argentino Sampaoli totalmente desarrumado. Cometeu falhas incríveis na defesa e não teve tranquilidade para criar situações de gol em seu ataque.
Já o Corinthians jogou como gosta e sabe. Fechou-se atrás e utilizou os contra ataques para tentar fazer gols. Deu certo. Em razão disso, aposto na classificação corintiana nesse jogo. E deixou em aberto o favoritismo no jogo entre Palmeiras e São Paulo, na arena verde.
ESTREIA DE CUCA
Como detalhe, cabe citar que, pela primeira vez nesse ano o São Paulo será dirigido por Cuca, que já orientou o elenco durante essa semana.
Uma motivação a mais para os jogadores são paulinos que poderão usar disso para chegar as finais do Paulista (algo que não acontece desde 2005).
C * U * R * T * A * S
* PALMEIRAS não só perdeu a invencibilidade na Copa Libertadores de América como perdeu a liderança isolada de seu grupo. Jogo foi contra o San Lorenzo, em Buenos Aires, Argentina e placar foi favorável ao time da casa por 1 a 0.
Justo, porque o Verdão não jogou um futebol de bom nÍvel e mostrou que sem Scarpa e Goulart perde muito de sua eficiência no ataque e no meio campo. O San Lorenzo que faz péssima campanha no campeonato argentino, vai bem na Libertadores. Com os três pontos conquistados assumiu a liderança de seu grupo.
MEIA FOI MAL DEMAIS
* PIOR jogador da partida foi Lucas Lima. Ele entrou no meio campo para dar mais criatividade ao setor e nada fez de positivo. Ao contrário. Foi um jogador sem vibração, que andou em campo e não ajudou em nada a evolução técnica do time verde.
O gol da partida foi marcado por Herrera, lateral direito, que merece ser considerado o melhor da partida. Entre os demais atletas, nenhum destaque no lado do Palmeiras. Time foi discreto e não mereceu nem o empate. Essa derrota pode influenciar na produção do time neste domingo contra o São Paulo.
BOAS E RUINS PELA LIBERTADORES
* OUTROS resultados da rodada de meio de semana da Libertadores. Internacional 2 x River Plate 2. Colorado gaúcho é lider mas tropeçou em casa. Era importante vencer o River. Atlético PR 3 x Boca Juniors 0. Um show do Furacão em Curitiba. Está muito bem na Libertadores.
Emelec 0 x Cruzeiro 1. Bela vitória do time mineiro fora de casa. É uma das forças da Copa. Flamengo 0 x Penarol 1. Derrota inaceitável do Mengão que mesmo cheio de estrelas não consegue fazer boa campanha nos torneios que disputa. E olha que Abelão é um bom técnico.
* ATLÉTICO MG 3 x Zamora 2. Foi um sufoco. Galo levou dois gols e só depois reagiu. Uma reação heroica. Ainda assim, vai mal na Libertadores. Universidad Católica 1 x Grêmio 0. Outra pisada na bola do time de Renato Gaúcho.
Se bobear, cai fora da Libertadores bem antes da fase mais importante. Parece que Renato perdeu o rumo. Numa análise geral do que fazem os brasileiros na Copa, destacamos o Atlético do Paraná como maior surpresa. Seu time tem jogado muito bem nesse início de ano. Tem tudo para chegar bem longe nesta Libertadores.
DECEPÇÃO NA COPA DO BRASIL
* CORINTHIANS jogou pela Copa do Brasil contra o Ceará. No jogo de ida deu Timão 3 a 1. Na última quarta feira um vexame do time dirigido por Fabio Carille. Ceará venceu por 1 a 0 e decepcionou a Fiel que foi ao Itaquerão.
Prova de que o treinador ainda não acertou totalmente sua equipe. Ela tem oscilado demais. Mesmo assim, como havia marcado três gols no jogo de ida, o Timão se classificou para a quarta fase desta Copa. Menos mal. O Santos também jogou pela Copa do Brasil. Enfrentou o Atlético Goianiense, em Goiânia, e perdeu por 1 a 0.
PEIXE TAMBÉM DECEPCIONOU
* O ÚNICO gol do jogo foi marcado por Jorginho, aos 36 minutos do segundo tempo. O Santos teve Gustavo Henrique expulso e deixou de aproveitar cinco de seus titulares. Em razão disso não teve forças para ao menos arrancar um empate diante do time goiano.
O jogo de volta será na Vila Belmiro e, na oportunidade, se Sampaoli escalar seu melhor time, o Santos tem tudo para conseguir a vitória. Sampaoli poupou jogadores em razão do jogo de segunda-feira próxima, contra o Corinthians. pelo Paulistão. Se não vencer, o Peixe cai fora do campeonato.
TABELA DO BRASILEIRÃO
* CBF divulgou com detalhes os jogos do Brasileirão 2019. O campeonato começa no dia 27 de abril, um sábado, com os seguintes jogos. São Paulo x Botafogo do Rio, 16 horas, no Morumbi. Atlético MG x Avaí, no Independência, em BH, as 19 horas. Chapecoense x Internacional, as 19 horas, na Arena Condá.
E Flamengo x Cruzeiro, as 21 horas, no Maracanã, No domingo, as 11 horas, jogam Grêmio x Santos, em Porto Alegre. As 16 horas, em Fortaleza jogam Ceará x CSA, Bahia x Corinthians, na Fonte Nova, Atlético PR x Vasco da Gama, em Curitiba.
As 19 horas, o Palmeiras encara o Fortaleza, de Rogério Ceni, na Allianz Arena enquanto o Fluminense pega o Goiás, no Maracanã. Entre os grandes clubes paulistas, como se percebe, dois estreiam fora (Santos e Corinthians) e dois em casa (São Paulo e Palmeiras).