Documentário sobre Neymar. Vale a pena assistí-lo

Sérgio Carvalho analisa documentário de 'menino Neymar'

neymar psg 1 scaled
Neymar, jogador do PSG - Foto: Divulgação

Tudo que é texto, com ou sem imagem, sobre futebol, eu procuro ver. Nas últimas horas fiz questão de assistir o documentário sobre NEYMAR JR, polêmico craque brasileiro que, quando está em forma, é hoje o jogador mais qualificado da Seleção de Futebol do Brasil. O documentário é longo, mas acho que vale à pena assisti-lo. Ele é realista. Mostra em todos os ângulos, o que é Neymar, como é a cabeça dele, do pai, da família e das pessoas que o cercam. Através deste documento visual dá para perceber o quanto Neymar é bom no que faz, mas também mostrar seu caráter dúbio e sua conhecida arrogância. Há até uma entrevista dele ainda muito jovem, quando jogava nas ruas ou nas areias da Praia Grande, cidade próxima a Santos e São Vicente. Ele era bem franzino e bastante introvertido. Quando lhe perguntaram qual era seu nome, ele balbuciou: “Neymar” (quase impercepitível). O entrevistador insistiu: “tá muito baixo. Qual é mesmo seu nome?” Aí sim, ele soltou um pouco mais a voz, e disse: “Neymar Junior”.

neymar psg
Documentário sobre Neymar. Vale a pena assistí-lo 4

Na primeira parte do documentário mostram exatamente o início de carreira de Neymar. Ele já demonstrava uma incrível intimidade com a bola. Era muito melhor do que qualquer dos garotos que o acompanhavam nos treinos e jogos. Depois foi convidado para treinar na escolinha do Santos. Lima, ex- jogador daquele timaço que o Santos teve no passado, foi quem o recebeu. Gostou dele no primeiro contato e ficou ainda mais entusiasmado quando o viu jogar bola. “Vai ser craque”, previu Lima. E foi. Na escolinha já mostrou boa parte do seu talento..E, logo, muito cedo, foi integrar o elenco de profissionais do Peixe. Dava show e mostrava uma desinibição que não tinha fora dos gramados. Até que o lançaram no time principal quando encantou também o torcedor santista. Todo mundo queria vê-lo treinar e jogar. Nascia ali mais um monstro sagrado do futebol brasileiro. Nesta fase, mostraram até quando ele foi campeão da Libertadores ao lado de Ganso e outras feras daquele time. Neymar era o melhor que todos e foi fundamental para o Santos ganhar aquele título.

NO REAL

Chegou a ser convidado para treinar no Real Madrid. Foi mas ficou pouco., Logo voltou a Santos, e, depois de algum tempo representante do Barcelona conseguiu convencer a ele e seu pai a morar na Espanha. Neymar ficava encantado com tudo o que via. E mais ainda quando se encontrou pela primeira vez com Messi, contra quem já havia jogado numa final do Mundial Interclubes. Ficaram muito amigos. Sem nenhum ciúme um do outro. Ganharam jogos, títulos. Mas chegou um momento em que Neymar começou a pensar seriamente em ganhar um troféu de mellhor do mundo como acontecia todo ano com Messi e Cristiano Reinaldo. Numa disputa da Champions League, contra o Atalanta, da Itália, o Barça chegou a ficar em desvantagem no placar. Mas, graças a uma atuação fantástica de Neymar, o time de Barcelona conseguiu se classificar para as finais do torneio. No dia seguinte, no entanto, todas as manchetes dos jornais espanhois eram em cima de Messi. Ninguém destacou a excepcional atuação de Neymar. Isso o fez pensar em trocar de clube, porque ele percebeu que ali, ele jamais ganharia um troféu de melhor do mundo.

Neymar Mbappe PSG 2021
Apesar dos números em campo, o atacante quer deixar o PSG

Foi quando surgiu uma proposta do PSG, da França. Na hora, Neymar aceitou. E foi recebido com enorme alarido pela torcida do clube de Paris. Ali ele voltou a jogar bem, a empolgar. Chegou a entrar na lista dos melhores do mundo, mas, ainda assim, não ganhou o cobiçado troféu, que era seu maior sonho. Pensou em voltar para o Barcelona, mas diante de uma proposta fantástica feita pelo principe árabe que preside o PSG, resolveu ficar e assinou contrato até 2025. Um pouco antes, no entanto, Neymar passou a sofrer contusões seguidas. A torcida já não o adorava como antes e chegou a pedir sua cabeça. Seu pai era favorável a sua volta ao Barça, mas Neymar não quis. Hoje, está fora do futebol e só curte a vida. Isso irrita os dirigentes de seu clube e parte dos torcedores.

Sua condição física caiu muito e ele não joga mais o que sabe faz tempo. Só que ele insiste em administrar sua vida. Disse que quer “aproveitar ao máximo sua vida enquanto for jovem e não quer saber da opinião dos outros”. Ou seja: sem bom preparo físico, jamais vai produzir o que poderia se estivesse bem. Como consequência, a expectativa é a de que Neymar termine sua carreira muito antes do esperado, sem ganhar nenhum troféu importante e sem perder sua postura arrogante e pernóstica. Sua última chance de ganhar um título mundial pelo Brasil será neste ano, na Copa do Catar. Acho difícil ele atingir este objetivo. Primeiro porque vai jogar numa seleção que não encanta e, segundo, porque não tem mais condições de produzir todo o futebol que desequilibrava os jogos dos quais participava. Assim, vai deixar o futebol sem ganhar mais nada importante. Mas vai poder continuar na sua vida externa onde só há espaço para bebidas, mulheres e noitadas. Pelo menos foi a esta a conclusão que cheguei. Mas insisto com você. Procure a Netflix e veja esse documentário. Depois me diga se concorda ou não com o que escrevi. Fico na espera!.

Confira também: