Documentário “Brasil 2002: Os Bastidores do Penta”, estreia em outubro na Netflix
Documentário vai mostrar tudo sobre a conquista da Copa do Mundo de 2002
São Paulo, SP, 23 (AFI) – Com a torcida brasileira já entrando no clima de Copa do Mundo, evento que acontecerá em novembro deste ano, a Netflix aproveitou o momento da festa máxima do futebol para anunciar a estreia do documentário “Brasil 2002: Os Bastidores do Penta”, para o dia 4 de outubro.
A produção mostrará imagens inéditas, depoimentos de personalidades que fizeram história no futebol e de atletas que estiveram presentes na conquista do Mundial realizado na Coreia do Sul e no Japão, há 20 anos.
O trailer, divulgado no início de setembro pelo serviço de streaming, deu uma prévia do filme. Com uma hora e meia de duração, o conteúdo exclusivo foi captado pelo ex-lateral-direito Juliano Belletti. Os torcedores poderão conhecer revelações de craques inesquecíveis como Ronaldo, Roberto Carlos, Ronaldinho Gaúcho, Cafú, Denilson, Lúcio e o próprio Belletti.
Ronaldinho Gaúcho, inclusive, conta no documentário que houve uma motivação extra para a Seleção de Luiz Felipe Scolari “Felipão” conquistar o título – a amarga derrota para a França na final da Copa de 1998, quatro anos antes. A França derrotou o Brasil por 3-0 e sagrou-se campeã pela primeira vez em 1998. O jogo ficou engasgado para os torcedores e atletas, pelos acontecimentos antes da partida. O principal nome do time canarinho da época, Ronaldo, sofreu um problema de saúde e chegou no local do confronto, o Stade de France, às pressas.
“Todos os jogadores ficaram muito felizes em desistir depois do que aconteceu em 98”, diz Ronaldinho Gaúcho em uma de suas declarações. Apesar de não conseguir vencer o penta naquele ano, a Netflix usa a Copa do Mundo de 1998, na França, para ilustrar a vitória na decisão sobre a Alemanha por 2 a 0 no estádio de Yokohama, no Japão.
Além dos depoimentos dos atletas que participaram da conquista brasileira, o documentário traz revelações do ex-árbitro italiano Pierluigi Collina, que apitou a final da Copa de 2002, e também de atletas que disputaram a competição contra os pentacampeões. Entre eles, figuras icônicas do futebol mundial como David Beckham, capitão da Inglaterra na época, Marc Wilmots, capitão da Bélgica e Oliver Kahn, capitão e goleiro da Alemanha.
A jogadora Rosana dos Santos Augusto e os jornalistas esportivos Juca Kfouri e Arnaldo Ribeiro também contribuíram com o documentário. E mais, momentos inesquecíveis dos jogos narrados por Galvão Bueno que marcaram a comemoração do título: “É Penta! É Penta!!”, prometem emocionar e divertir o público novamente.
“Brasil 2002: Os Bastidores do Penta” tem direção e roteiro de Luis Ara; colaboração de Rebecca Knight, Claire McArdle, Paul Brighten, Mark Cowan, Juliano Belletti e Roberto Carlos. A produção é da Trailer Films, Collective Media Group e Entourage Sports & Entertainment.
Enquanto o filme não entra em cartaz, relembre a conquista do Penta em 2002
A data de 30 de junho de 2002 ficou marcada na memória dos torcedores pela conquista do título da Seleção Brasileira, na Copa do Mundo da Coreia do Sul e Japão. Com estrelas como Ronaldo “Fenômeno” – artilheiro da competição – Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho, Roberto Carlos e outros, a equipe liderada por Luiz Felipe Scolari venceu todos os sete jogos e sagrou-se Pentacampeã.
No caminho para levantar a taça, o Brasil enfrentou a Turquia (duas vezes), China, Costa Rica, Bélgica, Inglaterra e Alemanha. Na estreia contra a Turquia, no dia 3 de junho, o time venceu por 2 a 1, com gols marcados pela dupla Ronaldo e Rivaldo.
Na segunda rodada, no dia 8 de junho, o Brasil derrotou a China com quatro gols, de Roberto Carlos, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho de pênalti e Ronaldo. Novamente Ronaldo e Rivaldo mostraram o quanto o ataque brasileiro era eficiente.
Em 13 de junho, já classificada para a próxima fase do Mundial, a Seleção Brasileira goleou a Costa Rica por 5 a 2. Pelas oitavas de final, em 17 de junho, o Brasil superou a Bélgica por 2 a 0, novamente com Rivaldo e Ronaldo marcando gols.
Em 21 de junho, o Brasil enfrentou a Inglaterra, vencendo por 2 a 1. No dia 26 de junho, foi a vez da Seleção Canarinho confrontar a Turquia mais uma vez – novamente Ronaldo marcou o gol da vitória. O placar final foi de 1 a 0.
Finalmente, na madrugada de 30 de junho, a torcida brasileira vibrou com os dois gols de Ronaldo “Fenômeno”, que deram o título de Pentacampeã à Seleção Brasileira.
Confira também:
Noticias Relacionadas
-
Instituto CPFL oferece vagas de iniciação no futebol para adolescentes de Campinas
19/11/2024 -
Títulos do Atlético-MG: as taças levantadas em seus 116 anos de história
19/11/2024 -
Títulos do Botafogo: as conquistas do Glorioso em sua história
19/11/2024 -
Títulos do Flamengo: as taças de um dos principais clubes do Brasil
19/11/2024