Diretor de Capacitação se destaca com grandes revelações a nível de Seleção Brasileira

Com 57 anos, Kokan Gonçalves é o Diretor de Capacitação de Atletas pelo Nação Araquari, em Santa Catarina

Conhecido por revelar e dar oportunidades a jovens jogadores, o profissional foi responsável por observar e apostar em atletas que se destacam

Kokan Gonçalves é o Diretor de Capacitação de Atletas pelo Nação Araquari
Kokan Gonçalves é o Diretor de Capacitação de Atletas pelo Nação Araquari

Florianópolis, SC , 24 (AFI) – O Nação Araquari-SC completou, no último dia 1º de setembro, 6 anos de fundação e vem se tornando uma grande potência quando se fala em revelar atletas de futebol. Hoje, no Brasil, Kokan Gonçalves, diretor de capacitação do clube, é uma grande referência quando se trata de formar grandes atletas.

Com 57 anos, Kokan Gonçalves é o Diretor de Capacitação de Atletas pelo Nação Araquari, em Santa Catarina. Ex-atleta de futebol, jogou pelo América-SP, Imperatriz-MA, Ubiratã-MS, Nacional-SP, São Caetano-SP, Novorizontino-SP, Ituano, Seleção Carioca, entre outros. Como técnico, comandou o Atlético Paranavaí-PR, Cianorte-PR, Prudentópolis, Verê-PR, Manauara-AM, o Projeto Naves, do Santos FC, e o Nação-SC, onde permaneceu, mas em outra função.

Conhecido por revelar e dar oportunidades a jovens jogadores, o profissional foi responsável por observar e apostar em atletas que se destacam e se destacaram no futebol brasileiro e mundial, como o defensor Danilo Avelar, que teve passagens pelo Corinthians e pelo América Mineiro, onde atuou até 2024, quando se aposentou.

Sua carreira ganhou destaque jogando fora do Brasil, onde atuou na Itália durante 6 temporadas, jogando no Torino e no Cagliari, além de passar pela Ucrânia, pelo Karpaty, pela França, pelo Amiens SC, e pela Alemanha, pelo Schalke 04.

Outros grandes atletas passaram pelas mãos de Kokan Gonçalves, como o zagueiro Miranda, que se aposentou em 2023 e é tricampeão com o São Paulo e a Seleção Brasileira. Ele também jogou no futebol chinês pelo Jiangsu Sunning, no Coritiba-PR, na Inter de Milão, na Itália, e no Atlético de Madrid, onde conquistou 5 títulos, incluindo o da Liga Europa.

A lista de atletas é enorme, e os mais recentes incluem o meia Alisson, de 18 anos, joia do Atlético Mineiro, que tem multa de 60 milhões de euros, e Matheus Dias, de 21 anos, meia do Internacional-RS, convocado recentemente para a Seleção Brasileira que disputou os Jogos Pan-Americanos de 2023 no Chile.

O trabalho do profissional vem chamando a atenção de grandes clubes do futebol brasileiro, pois gigantes no Brasil têm investido pesado nas categorias de base, até com a contratação de atletas já formados.

Contudo, o trabalho de Kokan Gonçalves é detectar atletas com potencial para melhor servir ao clube e ao mercado nas categorias de base, onde grandes atletas foram lançados por ele, tanto nacionalmente quanto internacionalmente, incluindo jogadores que já passaram pela Seleção Brasileira.