Dia do Goleiro: relembre os brasileiros que já atuaram no Campeonato Espanhol
Nove arqueiros já se aventuraram na La Liga, entre eles Diego Alves, atualmente no Flamengo, e Neto, do Barcelona
Nove arqueiros já se aventuraram na La Liga, entre eles Diego Alves, atualmente no Flamengo, e Neto, do Barcelona
Campinas, SP, 26 – No Brasil, desde 1976, o dia 26 de abril é também conhecido como “Dia do Goleiro“, por ser a data que remete ao nascimento de Haílton Corrêa Arruda, popularmente conhecido como Manga, ex-goleiro da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1966. Embora já tenha vestido as cores de um Barcelona, nunca atuou em solo espanhol, fazendo história em clubes como Sport, Botafogo, Nacional (URU), Internacional, Operário-MS, Coritiba, Grêmio e Barcelona de Guayaquil (EQU).
Por conta disso, em comemoração à essa data, chegou a hora de relembrar os goleiros brasileiros que já atuaram na LaLiga.
O primeiro a romper as fronteiras foi José Vicente Fernández Biurrun, que nasceu no Brasil, mas foi morar cedo na Espanha. O goleiro iniciou sua carreira no início da década de 1980, permanecendo em atividade até a temporada 1994/1995, vestindo nesse meio tempo as cores de Real Sociedad, Osasuna, Athletic Club (sendo o único brasileiro a ter jogado pelo clube basco) e Espanyol.
Depois dele, o outro brasileiro que despontou na Espanha foi Diego Alves, já no início dos anos 2000. Diego, que surgiu no Atlético-MG em 2005, fez sua estreia na LaLiga pelo Almería duas temporadas depois, permanecendo no clube do sudeste da Espanha até 2011, quando acertou sua transferência ao Valencia, onde ficou conhecido por ser um exímio pegador de pênalti, defendendo cobranças de jogadores como Cristiano Ronaldo (três vezes), Lionel Messi e Antoine Griezmann.
Em 2017, após dez anos de Espanha, acertou seu retorno ao futebol brasileiro, para jogar no Flamengo – onde foi multicampeão na última temporada.
Logo após sua saída, o clube valencista apostou em outro brasileiro para atuar na posição: o goleiro Neto, que estava na Juventus (Itália). Pelo clube, o goleiro permaneceu por duas temporadas, foi campeão da Copa do Rei 2018/2019 e pouco depois acabou sendo contratado pelo Barcelona, onde permanece até hoje.
Antes disso, Renan Brito Soares – mais conhecido apenas por Renan -, formado nas bases do Internacional, por onde foi campeão da Libertadores e do Mundial em 2006, vestiu as cores do próprio Valencia entre 2008 e 2011. Durante sua passagem pela cidade portuária, chegou a ser emprestado ao Xerez na temporada 2009/2010, que havia acabado de subir à elite espanhola. Na sequência, em 2011 mesmo, acertou seu retorno ao Colorado, e permanece atuando no Brasil até hoje (passando por clubes como Goiás, Ceará, São Bento e Esportivo).
Outro goleiro que começou a carreira no Rio Grande do Sul, agora fazendo história com a camisa do Grêmio – principalmente no episódio que ficou conhecido como “Batalha dos Aflitos” – e atuou na LaLiga foi Rodrigo José Galatto. Herói gremista no famoso duelo contra o Náutico em 2005, Galatto ainda conquistou o Campeonato Gaúcho em 2006 e 2007 antes de acertar sua transferência ao Athletico Paranaense. De onde saiu para uma rápida passagem pelo Litex Lovech, da Bulgária, antes de vestir as cores do Málaga em 2010. Disputando poucas partidas e deixando o clube naquele mesmo ano.
Também no início da atual década, Júlio César Jacobi se tornou o quinto goleiro brasileiro a atuar pela LaLiga. Agora, na temporada 2011/2012, vestindo as cores do Granada, vindo por empréstimo do Benfica. Na sequência, em 2014, foi a vez de acertar uma rápida passagem pelo Getafe, antes de retornar ao Brasil. Mais recentemente, três jovens promessas brasileiras se aventuraram no futebol espanhol.
O primeiro deles foi Lucas Anacker, que estava no time Sub-20 do Internacional, quando acertou sua transferência ao Real Avilés, da terceira divisão, em 2015. Depois, ainda passou por Burgos CF, retornou ao Real Avilés, antes de acertar com o UD Ibiza – sempre na terceira divisão espanhola – em agosto de 2018. Tornando-se ídolo dos torcedores, na busca pelo acesso à LaLiga SmartBank.
Por fim, mas não menos importante, o ex-goleiro do Cruzeiro Gabriel Brazão acertou sua transferência para o Albacete, que está atualmente disputando a LaLiga SmartBank. Antes da Espanha, Gabriel estava na Itália, onde atuou por Parma e Internazionale de Milão – com quem tem contrato até 2024 -, vindo por empréstimo ao clube espanhol.