Despedida anunciada

Agora é oficial. Depois de muito ameaçar, Oliveira Júnior (foto) está deixando o Ituano e amanhã, diante do Ceará, encerra-se um ciclo na história do clube. Um ciclo glorioso, diga-se de passagem.

Agora é oficial. Depois de muito ameaçar, Oliveira Júnior (foto) está deixando o Ituano e amanhã, diante do Ceará, encerra-se um ciclo na história do clube. Um ciclo glorioso, diga-se de passagem.

Sucesso nas “quatro linhas”
Não se pode negar e faze-lo seria ignorância de minha parte, que no campo esportivo o Galo obteve importantes resultados sob sua gestão. Listá-los aqui torna-se até desnecessário. O título Brasileiro da Série C (2003) e o Paulista (2002) são os mais importantes da história do Ituano e já bastariam.

Assim, do ponto de vista esportivo, sua saída é de se lamentar. Pena que quanto ao resto não se possa afirmar o mesmo…

Mundo desconhecido
Seu envolvimento na política, e reconheço que cheguei a acreditar que isso seria acertado, não lhe reservou o mesmo sucesso. Surgindo inicialmente como um fato novo na política local, acabou revelando-se “mais do mesmo”. Como político Oliveira revelou-se um ótimo dirigente de futebol…

Fora do futebol Oliveira não tem, ao contrário do que afirma, motivos para reclamar. A colheita foi equivalente ao plantio…

Torcida
O torcedor do Galo também não pode reclamar, afinal, pouco esteve presente para testemunhar os bons resultados obtidos em campo. É de se lamentar que não se tenha valorizado um clube que representa a cidade na mais importante competição do futebol em nível estadual e no Brasileiro B, o segundo em importância no país.

Cidades como Ribeirão Preto, Piracicaba, Limeira, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Araçatuba, São Bernardo, Osasco, para ficarmos em algumas, não têm esse privilégio.

O próprio futebol de Campinas vive momento horrível no futebol… O Guarani, já rebaixado no Paulista, caminha para a Série C do Brasileiro e a Ponte parece destinada a fazer companhia ao Galo na Série B…

Assim fica claro que a cidade não estabeleceu a empatia desejada com o clube nesse período. Os motivos são tantos que nem caberiam neste espaço. Resta torcer para que após a sua saída, o torcedor volte a prestigiar o clube. Se a razão principal era essa…

The End
Neste sábado então, assistiremos o fim de um ciclo. O Ituano encerrará sua participação no Brasileiro B diante do Ceará e colocará um ponto final na “Era Oliveira” no clube. Vamos torcer para que a exemplo da campanha realizada no campeonato o time se despeça de forma digna. E se possível, com torcida!

No mais, “é vida que segue”!

Zero!
Ao contrário de muita gente, nunca “morri de amores” pela Portuguesa de Desportos. Nunca gostei daquela história de se contentar em “tirar pontos dos grandes para entregá-los logo ali, para os pequenos”. Como amante do futebol porém, tenho a maior admiração por inúmeros jogadores revelados pela Lusinha. E são tantos que torna-se até difícil enumerá-los.

Ivair, Leivinha, Zé Maria (os dois), Zé Roberto, Jair da Costa, Nair, Ditão, Rodrigo Fabri, Félix, Orlando, Enéas, Djalma Santos, Servílio, Sílvio, Leandro, Ricardo Oliveira e claro, Dener, são apenas alguns deles. Times inesquecíveis são lembrados por torcedores fanáticos como se “deuses” fossem. Uma história gloriosa que não poderia ser manchada como foi neste ano.

Rebaixada para a segunda divisão do Paulista, corre sério risco no Brasileiro B. Para complicar, se vê envolvida no triste episódio noticiado nesta semana, em que pessoas ligadas ao clube teriam solicitado aos jogadores do Sport Recife que “facilitassem” no jogo que fecha a participação da Lusa no campeonato.

Ação tão estapafúrdia não poderá dar bons resultados. Temo pela sorte da Lusa e comprovado o fato, só restará ao clube reiniciar “do zero”.

Zero duas vezes!
Falando em “zero”, não há outra nota para a diretoria do Corinthians. Os escândalos noticiados nesta semana são tão lamentáveis que equiparam o clube ao sócio…

Pena que no Corinthians eleições não sirvam para nada.

Como no Palmeiras as coisas não andam muito diferente, fica claro que o São Paulo deverá continuar “nadando de braçadas” em 2007.

E o Santos, aqui e ali, vai ficando com as sobras…

“Todo mundo espera alguma coisa de um sábado à noite…”
Sábado de muita festa na cidade. Baile de aniversário no Clube de Campo de Itu e Noite do Havaí no Pesqueiro Maeda.
A noite promete! Que todos saibam aproveitá-la e se lembrem de que o mundo não acaba em apenas uma noite…