Segundona: União e Atlético fazem o 30º dérbi de Mogi das Cruzes
No primeiro turno da segundona, com gol de Peu, aos 11’ do segundo tempo, o União derrotou por 1 a 0 o Atlético por 1 a 0, no Nogueirão, partida válida pela segunda rodada.
Na noite desta sexta-feira, às 19h, em Mogi das Cruzes-SP, União FC e Atlético Mogi medem forças no Estádio Nogueirão
Sorocaba, SP, 2 (AFI) – Na noite desta sexta-feira(2), às 19h, em Mogi das Cruzes-SP, União FC e Atlético Mogi medem forças no Estádio Municipal Francisco Ribeiro Nogueira, o Nogueirão, em jogo válido pela sétima rodada da primeira fase do Campeonato Paulista Sub-23 Segunda Divisão, popular Segundona ou Bezinha, a quarta divisão do estadual.
Dentro do Z2 do Grupo 5 e sérias candidatas ao rebaixamento à quinta divisão de 2024, as duas equipes representantes de Mogi das Cruzes entram em campo numa partida onde só a vitória interessa.
Sem vencer há quatro jogos e vindo de duas derrotas seguidas fora de casa, respectivamente, Manthiqueira (1 a 0) e Flamengo-SP (2 a 0), a Serpente do Tietê aparece na quinta posição, com cinco pontos – uma vitória, dois empates e três derrotas em seis jogos.
Cruzeirão motivado
Já o time atleticano segura a lanterna da chave, com quatro pontos – uma vitória, um empate e quatro derrotas em seis jogos. O Guarulhos fecha o G4 do Grupo 5, com nove pontos ganhos
Porém, o Atlético não perde há duas partidas e vem de vitória sobre o Guarulhos, triunfo que colocou fim no jejum de 62 jogos sem vencer uma partida oficial e quebrou a invencibilidade do time de guarulhense.
A última vitória do Cruzeirão havia sido há quase seis anos, por 1 a 0 no Real Cubatense, no Nogueirão, partida realizada em 17 de junho de 2017, na primeira fase da competição daquele ano. Nesse período, o time azul amargou 58 derrotas e conquistou apenas quatro empates, sofreu 234 gols e marcou apenas 27.
Retrospecto do Dérbi
Rivais desde 2005, União e Atlético Mogi já se enfrentaram oficialmente 29 vezes, sempre em jogos da Segundona. O retrospecto é amplamente favorável ao time alvirrubro. Foram dezesseis vitórias da Serpente do Tietê, contra apenas seis triunfos dos atleticanos, além de sete dérbis que terminaram empatados. Os unionistas marcaram 48 gols e contra 27 do Cruzeirão.
Tabu
O União não perde para o arquirrival há mais de sete anos. A última vitória do Atlético foi por 1 a 0, gol marcado por Wanderson, de pênalti, aos 43’ do segundo tempo, partida realizada em 8 de maio de 2016, no Nogueirão, pela primeira fase da Segundona daquele ano.
De lá pra cá, foram três empates e onze vitórias da Serpente do Tietê, sendo nove seguidas e com direito a goleadas humilhantes – 9 a 0 em 2020 e, por 7 a 0 e 8 a 1 em 2022.
No 1º Turno deu Serpente
No primeiro turno da competição atual, com gol de Peu, aos 11’ do segundo tempo, o União derrotou por 1 a 0 o Atlético por 1 a 0, no Nogueirão, partida válida pela segunda rodada.
Texto: Luiz Carlos Éden