Dérbi 208: Inédito, Ponte Preta e Guarani disputam o clássico pela 1ª vez no Z4

Que o Dérbi 208 será dramático isso ninguém duvidava, mas um fato nesta sexta-feira, aumentou ainda mais o teor de final para Ponte Preta e Guarani.

O Dérbi 208 será realizado no domingo, às 18h30, no Moisés Lucarelli, em Campinas (SP) e terá ampla cobertura do Portal Futebol Interior.

Ponte Preta e Guarani escrevem capítulo 208 da história do Dérbi (Foto: Marcos Ribolli/PontePress)
Ponte Preta e Guarani escrevem capítulo 208 da história do Dérbi (Foto: Marcos Ribolli/PontePress)

Campinas, SP, 18 (AFI) – Que o Dérbi 208 será dramático isso ninguém duvidava, mas um fato nesta sexta-feira, aumentou ainda mais o teor de final para Ponte Preta e Guarani. Isso porque o CRB venceu o Brusque, por 2 a 1, e empurrou a Macaca para a zona de rebaixamento da Série B do Campeonato Brasileiro, na 32ª rodada.

O Dérbi 208 será realizado no domingo, às 18h30, no Moisés Lucarelli, em Campinas (SP) e terá ampla cobertura do Portal Futebol Interior.

O Dérbi 208 será transmitido AO VIVO pela Rádio Futebol Interior, em parceria com a Valinhos 87,9 FM. A abertura da jornada esportiva está marcado para às 17h e encerramento às 22h.
O clássico terá narração de Carlos Corsato, reportagens de Wendel Coral, em cima da Ponte Preta e Albert Cavalcante, cobrindo tudo do Guarani, Pedro Lino, direto do estádio, e placar ao vivo de Marcelo Corsato. Já a mesa de som e áudio será responsabilidade de Felipe Marques.

E esse fato é inédito no futebol campineiro. Nunca antes, na era dos pontos corridos, o dérbi foi disputado com as duas equipes dentro do Z4.

A Ponte inicia o clássico na 17ª colocação, com 35 pontos, o CRB, com a vitória, saltou para 14º lugar, com 36. Entre eles, ainda tem o Botafogo-SP, em 16º, e o Paysandu, em 15º, ambos com 36 e que também jogam na rodada.

Já o Guarani a situação é ainda mais perigosa. Uma derrota no dérbi significaria um virtual rebaixamento do clube para Série C, uma vez que é o lanterna – 24ª rodadas seguidas – com 28 pontos. Nem mesmo a vitória tiraria o time da última colocação.

RIO-SÃO PAULO 2002

Por outro lado, os times já vivenciaram uma situação parecida, durante o Rio-São Paulo de 2002. No dérbi que ocorreu na penúltima rodada, Ponte Preta e Guarani lutavam contra o rebaixamento. O clássico acabou empatado por 1 a 1, no estádio Brinco de Ouro.

Na última rodada, a Ponte Preta venceu o Palmeiras por 2 a 1 e se salvou do descenso, enquanto o Guarani chegou a derrotar o Botafogo, por 2 a 1, no Rio de Janeiro, mas acabou rebaixado. Porém, o rebaixamento não foi consumado, uma vez que o torneio foi extinto em 2003.