De artilheiro a pressionado: Guilherme perde espaço no Santos
Sem balançar a rede nos últimos quatro jogos, Guilherme virou alvo de críticas da torcida.
A queda de rendimento de Guilherme coincide com a chegada de reforços.

Santos, SP, 07, (AFI) – Guilherme Amado começou 2025 como destaque do Santos, mas a maré virou. Artilheiro do Paulistão e único a atuar nos 15 jogos do Peixe no ano, ele vive sua maior seca de gols da temporada e pode perder a vaga de titular.
Sem balançar a rede nos últimos quatro jogos, Guilherme virou alvo de críticas da torcida, principalmente após a eliminação para o Corinthians no Paulistão e a derrota para o Vasco na estreia do Brasileirão — ambas por 2 a 1.
Neste domingo, no empate contra o Bahia, ele iniciou no time titular e só foi substituído nos acréscimos. Além de Amado, Pedro Caixinha testou Álvaro Barreal na função, e o argentino agradou no jogo contra o Vasco.CONCORRÊNCIA PESADA
A queda de rendimento de Guilherme coincide com a chegada de reforços. Dos 11 contratados pelo Santos na janela, sete são atacantes: Neymar, Barreal, Thaciano, Rollheiser, Tiquinho Soares, Gabriel Veron e Deivid Washington.
Durante a ausência de Neymar e o período de adaptação de outros reforços, Guilherme segurou a titularidade. No entanto, com o elenco encorpado e a volta de Soteldo, a concorrência aumentou e a margem para erros diminuiu.
No jogo contra o Vasco, mesmo com três trocas no ataque, Caixinha manteve Guilherme em campo os 90 minutos — sinal de confiança que agora pode estar se esgotando.NÚMEROS E FUTURO
Anunciado em dezembro de 2023, Guilherme soma 61 jogos, 23 gols e 12 assistências com a camisa do Santos. Seu contrato vai até o fim de 2026.
Apesar do bom histórico recente — foi artilheiro na Série B em 2024 e começou o ano em alta —, a seca atual e a pressão por resultados deixam seu status entre os titulares cada vez mais ameaçado.