Panini: Curiosidades sobre a fabricante do álbum da Copa do Mundo

Confira curiosidades da empresa Panini e de sua história com o futebol

A Panini, empresa italiana, produziu seu primeiro álbum de futebol no ano de 1961, quando lançou um álbum do Campeonato Italiano

Panini
Capa do Álbum da Copa do Mundo que é fabricado pela Panini

Campinas, SP, 23 (AFI) – Os melhores jogadores, os melhores times, a paixão dos torcedores ao redor do mundo, a tradição e a inovação são apenas alguns dos ingredientes que fazem da Copa do Mundo o maior e mais emocionante evento do futebol do planeta, ansiosamente aguardado a cada quatro anos.

Com o Mundial do Qatar em pleno andamento, milhões de crianças e adultos com um gosto pela nostalgia estão participando do que se tornou quase um rito de passagem para qualquer fã de futebol que se preze – ter o álbum da Copa e colecionar as figurinhas dos ídolos do futebol mundial.

São essas mesmas qualidades que a Panini, líder mundial no mercado de cartões colecionáveis, com sede em Modena, na Itália, traz para sua coleção oficial de adesivos, produzida para todas as edições da Copa do Mundo desde 1970.

Para a sensação dos torcedores, o novo álbum da Copa Qatar 2022 já está disponível no mercado, desde 25 de agosto último. Mas, apesar de sua popularidade, nem tudo sobre estes icônicos álbuns é amplamente conhecido.

Panini
Capa do Álbum da Copa do Mundo que é fabricado pela Panini

HISTÓRIA DA PANINI COM O FUTEBOL

Giuseppe Panini, que fundou a Companhia em 1961 tendo anteriormente dirigido a Agência de Distribuição de Jornais Panini Brothers (1955), inventou a Coleção Panini. Seu irmão Benito começou com ele no negócio, enquanto seus outros irmãos, Umberto e Franco, ingressaram na empresa em 1963.

A primeira coleção e o primeiro álbum (1961) – com o nome de ‘Grande Raccolta Figurine Calciatori’ – foram dedicados ao Campeonato Italiano de Futebol Série A.

A capa do primeiro álbum foi ilustrada com a imagem do jogador sueco Nils Ledholm vestindo a camisa do Milan. Ledholm ganhou a Medalha de Ouro nas Olimpíadas de Londres em 1948 e foi vice-campeão do mundo na Copa de 1958, quando a Suécia perdeu a final para o Brasil.

Uma foto de Bruno Bolchi, zagueiro e capitão da Inter de Milão, hoje com 82 anos, foi o primeiro adesivo da Panini a ser impresso.

Originalmente, os adesivos eram feitos de papel e os colecionadores precisavam colá-los ao álbum. No final dos anos 60, pequenos triângulos adesivos de dupla face foram fixados na parte de trás das figurinhas, para que pudessem ser coladas no álbum sem precisar usar cola. As figurinhas autocolantes foram introduzidas no álbum de 1971-72.

Bastante simbólica, a “Figurinha 00”, que ilustra a capa de todos os álbuns da Copa, mostra um jogador de futebol dando uma bicicleta. Trata-se do ex-zagueiro Carlo Parola (falecido em 2000), que defendeu a Juventus entre 1939 e 1954, e a Lazio entre 1954 e 1955. O futebolista também fez parte da Seleção Italiana que disputou a Copa de 1950 no Brasil. A bela jogada, registrada pelas lentes do fotógrafo Corrado Banchi na partida entre Juventus x Fiorentina, em 1950, foi amplamente difundida na Itália.

O logotipo da Panini é representado por um cavaleiro, pois Giuseppe Panini, que adorava enigmas e quebra-cabeças, inventava suas próprias palavras cruzadas sob o pseudônimo de “O Cavaleiro”.

“México 70” foi o primeiro álbum de figurinhas publicado para a Copa do Mundo de Futebol no México. O álbum coincidiu com a edição final do Campeonato Mundial, onde a equipe vencedora foi presenteada com o histórico Troféu Jules Rimet, que foi substituído pelo atual FIFA World Cup, em 1974.

A Panini chegou ao Brasil em 1989, como sócia da Editora Abril. O primeiro álbum da Copa do Mundo lançado oficialmente no país foi o da Copa da Itália, de 1990. Em 1995, a Panini comprou as ações que estavam em poder da Editora Abril, dominando o mercado de figurinhas.

Fora da Itália, a Panini possui uma fábrica de adesivos em Barueri, na Grande São Paulo, responsável pela distribuição de figurinhas da Copa do Mundo em 14 países da América Latina.

A coleção de adesivos da Copa do Mundo Panini é vendida em mais de 100 países em todo o mundo.

Em 2014, quando o Brasil sediou a Copa do Mundo, o faturamento da Panini com o álbum de foi de 758 milhões de Euros. Em 2018, para a Copa do Mundo da Rússia, a empresa teve um faturamento de 1,14 bilhões de Euros.

Foram, então, 13 coleções de figurinhas de mundiais da Panini até a atual Copa do Qatar 2022, que completa agora o seu 14º álbum de Copa do Mundo.

O ÁLBUM DA COPA DO MUNDO DO CATAR 2022

No álbum deste ano, todas as 32 equipes classificadas para a Copa do Qatar estão incluídas e são representadas por um grupo de 18 jogadores, uniformes oficiais e crachás. A coleção é composta por um total de 670 figurinhas, incluindo 50 cromos especiais. Pela primeira vez em uma coleção da Copa, os fãs podem encontrar Panini Extra Stickers – figurinhas raras inseridas aleatoriamente em pacotes padrão. Esses adesivos se destacam da coleção principal. Vinte jogadores foram selecionados, tanto ‘Legends’ quanto ‘Rookies’, e cada um é representado em diferentes variações de cores.

Chris Clover, diretor administrativo da Panini para o Reino Unido e Irlanda comentou: “O fenômeno editorial que é a coleção de figurinhas da Panini para a Copa do Mundo da FIFA chega à sua 14ª edição e a expectativa em todo o mundo é enorme. O lançamento sempre deu o pontapé inicial para os grandes torneios internacionais de futebol, e este não será diferente. Criamos um novo visual e uma coleção inovadora que promete reunir pessoas de todas as idades para trocar figurinhas e completar seus álbuns até a conclusão.”

Confira também: