Série B: Cruzeiro deve garantir acesso apenas na 33ª rodada

Mesmo que já esteja virtualmente classificado, ainda falta vencer na matemática

Segundo estudo da UFMG, Cruzeiro deve carimbar sua vaga na Série A, matematicamente, apenas na 33ª rodada

Cruzeiro Série B Acesso
Cruzeiro pode subir matematicamente na 33ª rodada (Foto: Divulgação/ Cruzeiro)

Belo Horizonte, MG, 09 (AFI) – O Cruzeiro já bateu os 62 pontos na liderança do Campeonato Brasileiro da Série B e ninguém duvida de que já está classificado. Mas não se pode afirmar isso de forma matemática, ou seja, continua sendo apenas virtualmente ou praticamente já com acesso assegurado para a elite nacional em 2023.

Edu Artilheiro Cruzeiro Série B
Edu é o artilheiro do Cruzeiro na Série B, com 8 gols (Foto: Divulgação/ Cruzeiro)

A explicação é do matemático Gilcione Costa, da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), é provável que o Cruzeiro confirme o acesso somente no duelo contra o Ituano, no Mineirão, pela 33.ª rodada. 

MATEMÁTICA CRUZEIRENSE

“Até a rodada 30, é impossível o Cruzeiro garantir o acesso matematicamente (…). Na rodada 31, ele tem 10,8% de chance de garantir o acesso. É uma coisa até plausível. Na rodada 32 (jogo contra a Ponte Preta, em Campinas), esse número chega a 43% – é próximo de 50%, fica no cara ou coroa”, disse o professor em entrevista ao Superesportes.

HISTÓRIA DOS PONTOS

Após a vitória sobre o Operário, por 1 a 0, no Mineirão, com mais de 52 mil torcedores, na quinta-feira à noite, a Raposa chegou aos 62 pontos. Com esta pontuação, o acesso foi garantido em oito das 16 edições dos pontos-corridos da competição em 2006.

Desde então, a menor marca de um quarto colocado foi do Vitória, em 2007, que voltou à Série A com 59 pontos. De outro lado, por coincidência, o quarto colocado com mais pontos foi o Vitória, na temporada de 2012, quanto somou 71 pontos. Naquele ano, o São Caetano terminou em quinto com os mesmos 71, mas não subiu por ter menor número de vitórias.

A média geral para garantir o acesso é 62,75, tanto que as pontuações que mais apareceram – três vezes cada, foram 61 e 63 pontos. 

Confira também: