Cruzeiro e Atlético-MG será disputado no Estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia

A partida vai acontecer no dia 9 de junho pelo Campeonato Brasileiro Série A, e todos os ajustes finais estão sendo realizados

O Estádio que já recebeu Palmeiras x Tombense neste ano, foi liberado pela Prefeitura de Uberlândia para cediar o clássico

IMG 20230519 WA0049

Belo Horizonte, MG, 19 (AFI) – Logo depois de ter reunido quase 23 mil torcedores na partida entre Tombense e Palmeiras, o Estádio Parque do Sabiá foi escolhido para receber o maior clássico do futebol mineiro: Cruzeiro x Atlético-MG, partida que acontece no dia 3 de junho, às 18h30, pela 9ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. A realização do jogo no estádio foi autorizada pelo prefeito Odelmo Leão e, nesta sexta-feira (19), o termo de cessão assinado pela direção geral da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) junto à empresa Metrópoles Marketing e Propaganda (realizadora do evento).

O prefeito Odelmo Leão ressaltou que o evento, além de um grande espetáculo para os amantes do futebol, traz movimentação econômica para a cadeia do turismo local, envolvendo setores como hotelaria, alimentação, transporte, entre outros. “Mais uma vez, Uberlândia foi escolhida para um grande evento por conta de sua estrutura e localização privilegiadas. E o Município está atuando, como sempre, como facilitador”, ressaltou o prefeito Odelmo Leão.

IMG 20230519 WA0049
Foto: Secom / PMU

O ACORDO

Pelo acordo assinado, a empresa contratante deve cumprir com algumas responsabilidades, como a logística e a segurança de todo o evento, a instalação de 36 refletores para reforçar a iluminação do estádio e a limpeza antes e depois da partida.

O ESTÁDIO

O Estádio Parque do Sabiá, 9º maior estádio do Brasil pelo ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), foi bastante elogiado pelo público, atletas e dirigentes durante o jogo entre Tombense e Palmeiras, realizado em abril. “É lindo, enorme e muito bem iluminado”, destacou a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, na ocasião.

ESTRUTURA

Administrado pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, o Estádio Parque do Sabiá completou 40 anos em maio do ano passado e se consolidou, ao longo dessas quatro décadas, como um dos principais espaços esportivos do país. O local tem 15 mil metros quadrados, é adaptado para cadeirantes (inclusive, conta com elevador) e está liberado pela Polícia Militar para receber até 39.990 pessoas nas cadeiras e arquibancadas durante os eventos esportivos. Já no caso de shows, com a utilização do gramado pelo público, esse número aumenta e pode chegar a 46.782 pessoas.

São 68 saídas de emergência, 21 banheiros, quatro vestiários, sala de imprensa, sala de arbitragem, sala da federação, sala de coletiva de imprensa, área financeira, cabines de transmissão de rádio e televisão, cabine do Corpo de Bombeiros, cabine de controle de iluminação, cabine de controle do placar eletrônico, sala de monitoramento e controle de acesso, departamento médico, bares, catracas, bilheteria e dois camarotes, com 40 cadeiras cada. A iluminação do campo é feita por 104 refletores.

A parte externa do Estádio Parque do Sabiá recebeu, no mês passado, 36 luminárias monocromáticas intercaladas com outras 36 em RGB (vermelho, verde e azul – em tradução). Dessa forma, é possível programar um espetáculo visual com rodízio de cores e intensidade ou em uma única tonalidade pré-definida. Também foram instaladas 33 luminárias monocromáticas de LED, dando destaque aos pilares que rodeiam o estádio. O serviço faz parte das ações da Parceria Público-Privada (PPP), firmada pela Prefeitura de Uberlândia com a empresa Engie.

Confira também: