Cruzeiro e Coritiba são punidos no STJD e jogarão reta final do Brasileirão sem torcida

Os clubes foram penalizados e serão obrigados a jogar sem a presença de seus torcedores até o fim do Brasileirão

o STJD puniu preventivamente Cruzeiro e Coritiba por causa de invasão de campo e briga generalizada na partida de sábado

Cruzeiro e Coritiba
Cruzeiro e Coritiba punidos por briga (Foto: Robson Mafra/ Agif/Gazeta Press)

Campinas, SP, 16 – Ainda terá o julgamento em primeira instância, mas o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu preventivamente Cruzeiro e Coritiba por causa de invasão de campo e briga generalizada na partida de sábado, no Durival Britto, em Curitiba, na vitória por 1 a 0 dos mandantes. Os clubes foram penalizados e serão obrigados a jogar sem a presença de seus torcedores até o fim do Brasileirão.

Logo após a confusão, a Procuradoria-Geral havia entrado com um pedido no STJD para que os clubes fossem punidos exemplarmente por causa da briga campal. Nesta quinta-feira, o presidente do órgão, José Perdiz, anunciou a proibição de mineiros e paranaenses acompanharem suas equipes nesta reta final.

Cruzeiro e Coritiba
Cruzeiro e Coritiba punidos por briga (Foto: Robson Mafra/ Agif/Gazeta Press)

O Coritiba, praticamente rebaixado, ainda tem quatro jogos a disputar, enquanto o Cruzeiro, que abre a zona de queda, jogará duas vezes a mais por causa das partidas adiadas contra Fortaleza (será no sábado) e Vasco (agendada para o dia 22).

O jogo em Curitiba ficou interrompido por 35 minutos após os mineiros invadirem o gramado primeiro e irem em direção à torcida do Coritiba, que também pulou os alambrados e partiram para a briga. O jogo ainda voltou para seis minutos de acréscimos.

Ambos foram enquadrados no artigo 34 do CBJD que dispõe que “o processo desportivo observará os procedimentos sumário ou especial, regendo-se ambos pelas disposições que lhes são próprias e aplicando-se-lhes, obrigatoriamente, os princípios gerais de direito”. O 1º item do artigo impõe que seja observado o procedimento sumário quando se tratar de processos disciplinares, iniciados por denúncia. Já o 2º, é avaliado quando invocado pela Procuradoria.

José Perdiz admitiu que o pedido da Procuradoria era bastante complicado de se avaliar. “Ao analisar a peça aviada, verifica-se que a Procuradoria propõe algo processualmente difícil que seria a cumulação de ritos incompatíveis entre si, tentando se valer de ambos os procedimentos acima destacados em um único instrumento, ou seja, uma única peça processual contendo pedidos cautelares urgentes e denúncia com instrução e julgamento de mérito”, afirmou o presidente do STJD.

CRUZEIRO E CORITIBA PUNIDOS

“Destaca-se, ainda, que a competência para processamento e julgamento de denúncias é de uma das Comissões Disciplinares, enquanto a competência originária para processar e julgar a Medida Inominada é do Pleno deste STJD”, seguiu. Reconheceu, contudo, que providências deviam ser tomadas de imediato e optou pela punição.

“Por todo o exposto, defiro, parcialmente, os pedidos liminares da Procuradoria, para determinar que os próximos jogos cujos mandos de campo sejam do Coritiba, bem como aqueles que sejam do Cruzeiro, válidos pelo Campeonato Brasileiro Série A 2023, ocorram com os portões fechados (artigo 175, §2º do CBJD c/c artigo 79 do RGC), suspendendo, outrossim, o direito de ambas as agremiações de adquirirem para suas respectivas torcidas, carga de ingressos de visitante, até o julgamento da futura denúncia a ser protocolada pela Procuradoria por uma das comissões disciplinares do STJD.”

O estádio do Paraná Clube, utilizado para a partida por causa de show no Couto Pereira, CSA do Coritiba, escapou de interdição. Mas tirar os torcedores dos clubes briguentos de todos os jogos foi uma maneira encontrada para servir de exemplo.

“As poucas vezes que o STJD puniu clubes infratores apenas com a interdição parcial dos estádios, vedando a ocupação dos espaços reservados para as torcidas organizadas, constatou-se a pouca efetividade e baixo poder pedagógico para inibir novas práticas de violência. Razão pela qual a medida mais eficaz demonstra ser a aplicação dos portões fechados, apesar de saber do enorme prejuízo causado aos clubes e a própria competição em si”, frisou José Perdiz.

Amorim sobre virada espetacular do United: 'É por isso que gostamos tanto desse esporte' Loading official content
Amorim sobre virada espetacular do United: 'É por isso que gostamos tanto desse esporte'
O técnico dos Red Devils comemorou a vitória histórica contra o Lyon e disse que não vai esquecer esse momento.
0 seconds of 41 secondsVolume 0%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
00:41
00:41
 
Continue assistindo
Assista ao próximo vídeo Bastidores da vitória do Santos sobre o Atlético-MG na Vila Belmiro James Freitas comanda treino do Grêmio antes de Gre-Nal Mauricio celebra retorno de lesão pelo Palmeiras Jhon Arias fala sobre chegada de Renato e 'momento confiante' do Flu Tottenham comemora vaga na semifinal da Europa League em Eintracht Van Dijk renova contrato com o Liverpool até 2027 Vasco inicia preparação para Clássico dos Milhões Flamengo goleia o Juventude no Maracanã; veja melhores momentos Savarino e Igor Jesus marcam para o Botafogo em empate com São Paulo Martinelli após vitória no Bernabéu: 'Nós merecemos' Filipe Luís fala sobre Bruno Henrique César Sampaio se emociona após assumir cargo de técnico em vitória do Santos Lautaro alcança 150 gols pela Inter de Milão na UEFA Champions League Abel no Beira-Rio: 'Vitória da equipe que foi mais sólida e que soube sofrer' Inzaghi elogia jogadores: 'Sabem o que é vestir essa camisa' Cuca diz que resultado do Atlético-MG em Santos foi justo Van Dijk exalta conexão com Liverpool após renovação Roger Machado vê derrota 'no detalhe' contra o Palmeiras Kompany mira em título da Bundesliga após eliminação Veja mais vídeos sobre Hayters - Pressbox no OneFootball

Confira também: