Crônica Esportiva: Impasse resolvido. Cronistas não terão restrição em Pernambuco
Presidente da ABRACE (Associação Brasileira de Cronistas Esportivos) tranquiliza profissionais do rádio
Evandro Carvalho (FPF) explica que a restrição acontecerá apenas em jogos transmitidos em TV aberta, por questões contratuais
Recife, PE, 25 (AFI) – A crônica esportiva de Pernambuco ficou preocupada no início da semana com a informação de que a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) iria restringir o trabalho de profissionais da imprensa em jogos do certame estadual, decisão tomada na 3ª rodada do Campeonato Pernambucano 2024. Entre as proibições estava o veto à presença do repórter dentro do gramado.
Após reuniões com representantes da ASSERPE (Associação de Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco), SEJOPE (Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco) e ABRACE (Associação Brasileira de Cronistas Esportivos) com o presidente da Federação Pernambucana, Evandro Carvalho, tudo foi solucionado, não havendo qualquer restrição.
“Eu respeito e admiro o cronista esportivo e o rádio, que é uma ferramenta de divulgação do futebol. Não faremos qualquer restrição, apenas em jogos que terão transmissão “ao vivo” e em televisão aberta, por conta de contrato, que não poderão ter repórter no gramado. Apenas isso”, explica o presidente da FPF, Evandro Carvalho, que inclusive assinou uma nota em conjunto.
ABRACE ATIVA EM NOME DA IMPRENSA PERNAMBUCANA
A ABRACE atuou diretamente para que não houvesse qualquer restrição ao cronista esportivo pernambucano, garantindo as atividades do profissional da imprensa.
“Tive a melhor impressão do presidente da FPF, Evandro Carvalho. Creio que houve apenas um mal entendido. O trabalho do cronista está preservado, apenas temos que entender que, dentro de um quadro de livre iniciativa em uma sociedade capitalista, quem faz investimentos, adquirindo direito de transmissão, tem que ter a contrapartida”, comenta Artur Eugênio Mathias, presidente da ABRACE, que agradeceu, em nome da crônica esportiva brasileira, a Nill Junior, representante da ASSERPE e que teve papel decisivo na interação com a Federação Pernambucana de Futebol.
ACDP SE OMITIU
A Associação dos Cronistas Desportivos de Pernambuco (ACDP) não realizou qualquer movimentação, omitindo-se até ao problema que poderia ter se estabelecido, inclusive recusando a dar qualquer informação à imprensa:
“Existe uma orientação do Jurídico para não falar nada e apenas agir”, disse André Luiz Cabral, que sequer soube dizer o nome do advogado que representa a ACDP.
O Portal Futebol Interior obteve informações de que a Associação dos Cronistas Desportivos de Pernambuco (ACDP) está irregular há alguns anos, inclusive com dificuldades de fazer qualquer movimentação em demandas judiciais.
ESTAMOS ABERTOS
O espaço fica aberto caso a ACDP queira se manifestar e apresentar documentação de estar com atividades regulares.
Noticias Relacionadas
-
Paulistão renova direitos de transmissão e terá narração em Israel
19/12/2024 -
Galvão Bueno na Band? Veja detalhes sobre o possível retorno
18/12/2024 -
Aceisp faz bela festa e homenageia os quarentões da crônica
14/12/2024 -
Aceisp homenageia cronistas em festa dos 10 anos da entidade
13/12/2024