Cristiano Ronaldo: estatísticas, jogos e gols na seleção em Copas do Mundo

Confira as estatísticas de Cristiano Ronaldo em Copas do Mundo pela seleção portuguesa

Na Copa do Mundo do Catar, em 2022, Cristiano Ronaldo igualará o recorde de craques do futebol mundial que disputaram 5 vezes o torneio

Cristiano Ronaldo
Estatísticas de Cristiano Ronaldo pela seleção de Portugal (Foto: Facebook/ Cristiano Ronaldo)

Campinas, SP, 23 (AFI) – O português Cristiano Ronaldo, o CR7, disputará o quinto Mundial de sua carreira no Qatar 2022, unindo-se à seleta lista de jogadores com mais participações em uma Copa do Mundo. A estrela de 37 anos garantiu sua ida com Portugal para o Mundial do Qatar graças à vitória sobre a Turquia, por 3-1, e a Macedônia do Norte, por 2-0, na repescagem da UEFA em março passado.

O camisa 7 vai igualar o recorde que pertence aos mexicanos Antonio “Tota” Carbajal (1950 a 1966) e Rafael Márquez (2002 a 2018), ao alemão Lothar Matthäus (1982 a 1998), e ao italiano Gianluigi Buffon (1998 a 2014), que disputaram cinco Copas do Mundo na carreira. Até hoje ninguém foi à seis.

Ronaldo se juntará a esse seleto grupo no Qatar, ao lado do seu eterno rival Lionel Messi, que também participa de todas as Copas do Mundo desde 2006, defendendo a Seleção da Argentina.

Cristiano Ronaldo
Estatísticas de Cristiano Ronaldo pela seleção de Portugal (Foto: Facebook/ Cristiano Ronaldo)

O craque português disputou a Copa do Mundo da Alemanha em 2006, África do Sul 2010, Brasil 2014 e Rússia 2018, das quais jogou 17 partidas e marcou sete gols, com média de 0,41. Ser campeão do mundo com sua seleção é o único título que “El Bicho”, assim como é conhecido na Espanha, e sua lendária carreira precisam; o mais perto que chegou foi na Alemanha 2006, quando tinha 21 anos e onde Portugal – que contou com nomes como Luis Figo, Deco e Ricardo Carvalho – conquistou o quarto lugar.

Ronaldo marcou um pênalti contra o Irã naquele torneio e marcou um gol em cada edição subsequente da Copa do Mundo, tornando-se o único jogador – junto com Pelé (Seleção Brasileira), Uwe Seeler e Miroslav Klose (ambos da Seleção da Alemanha) – a marcar um gol em quatro Copas do Mundo diferentes.

Doze anos é o maior intervalo de tempo entre o primeiro e o último gol de um jogador em Copa do Mundo, então CR7 estabeleceria outra marca histórica – 16 anos – no caso de marcar com Portugal no Qatar.

Ronaldo também precisa de mais três gols na Copa do Qatar 2022 para superar o lendário Eusébio, que tem nove gols e é o artilheiro de Portugal em Copas do Mundo da FIFA.

ESTATÍSTICAS DE CRISTIANO RONALDO EM COPAS DO MUNDO

Alemanha 2006 (4º lugar)

21 anos: 6 partidas; 1 gol

O primeiro gol de Cristiano Ronaldo em Copas do Mundo aconteceu na partida contra o Irã. Ele converteu um pênalti aos 80 minutos para dar a Portugal uma vitória por 2-0. Isso fez de Ronaldo o jogador português mais jovem a marcar em uma partida da Copa, aos 21 anos.

África do Sul 2010 (Oitavas de Final)

25 anos: 4 partidas; 1 gol

Na sequência da sua carreira, herdou a camisola nº 7 e o título de capitão de Portugal de Luís Figo. No entanto, em seus quatro jogos na Copa da África do Sul, Portugal marcou em apenas um – na goleada de 7-0 sobre a Coreia do Norte, onde Cristiano Ronaldo marcou um dos gols.

Brasil 2014 (Fase de Grupos)

29 anos: 3 partidas; 1 gol

Cristiano Ronaldo garantiu a classificação de Portugal no Mundial de 2014 com um brilhante “hat-trick” na vitória por 3-2 sobre a Suécia nas eliminatórias. No entanto, o craque português sofreu uma lesão antes do Mundial e não chegou ao torneio na melhor forma. Ronaldo marcou um gol tardio para Portugal na vitória por 2-1 sobre o Gana, no último jogo da fase de grupos, mas não foi suficiente para a equipe passar para a próxima fase.

Rússia 2018 (Oitavas de Final)

33 anos: 4 partidas; 4 gols

No primeiro jogo de Portugal no Mundial de 2018 contra a Espanha, Ronaldo teve uma de suas partidas mais memoráveis ​​por Portugal. O craque marcou um pênalti aos quatro minutos para dar vantagem à sua equipe e marcou novamente antes do intervalo, dando-lhe uma vantagem de 2-1.

No entanto, gols rápidos deram à Espanha uma vantagem de 3-2. Já no final da partida, Ronaldo completou um brilhante “hat-trick”, resgatando um ponto para Portugal, que terminou 3-3. Isso fez de Cristiano Ronaldo o jogador mais velho a marcar um hat-trick na história das Copas da FIFA. Ainda nesta Copa, Ronaldo marcou o gol da vitória de Portugal por 1 a 0 sobre o Marrocos, classificando seu time para as Oitavas de Final, onde perdeu de 2-1 para o Uruguai.

No geral, Cristiano Ronaldo tem sete gols e duas assistências em Copas do Mundo da FIFA, todas na fase de grupos, e ele tentará aumentar esses números no Qatar 2022. Cinco vezes vencedor da Bola de Ouro, o brilhante jogador marcou mais gols no futebol internacional masculino e é o único homem a marcar mais de 800 gols pelos seus clubes e pela Seleção. Ronaldo também levou a Seleção de Portugal à glória na Eurocopa de 2016 e ao título da UEFA Nations League em 2018-19, sobre a Holanda.

Confira também: